Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
E para o final da próxima semana regressa o Verão???

Parece que os modelos continuam a insistir nisso e esta depressão a mover-se para as canárias vai ajudar nisso. A menos que haja aqui algum factor que esteja a baralhar os modelos.
Estas cut-off são sempre um quebra cabeças para os modelos.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Não quero agoirar de maneira nenhuma mas parece-me que o grosso da precipitação se ficará (mais uma vez) pelo mar, se estas previsões se mantiverem será esse o cenário,

21-574SP.GIF


hirlamsp-1-20-0.png


nmm_sp1-1-20-0.png




JwWrfxH%20-%20Imgur_zps3k7sy2xa.png
Adoro o trollanço desta depressão... Tudo a pedir chuva e cai tudo no mar:lol:
 
M

Membro excluído 274

Tenho pena por ti, mas o IPMA acabou de baixar isso para 28º C e 26ºC. Como as coisas estão, arriscas-te a chegar cá e teres temperaturas de 20º C/21ºC :lol: Ahhh e a chuva aparece no horizonte longínquo dos 10 dias :D

Previsões horribilis...:lmao:

Reguengos com minimas entre os 14 e 17 graus e máximas entre os 24 e 27 graus para a ponte de 1 de Novembro... :calor:
Definitivamente acertei nas férias!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A subida da temperatura prevista a partir de amanhã será em principio de curta duração, apesar de máximas acima da média para a época. Mas a partir do próximo fim de semana, os modelos apontam para uma descida gradual das temperaturas, embora pareca existir um reforço do anticiclone.

Vendo assim por alto, esta sequência do tempo desde o verão está a fazer - me lembrar ( eu diria mesmo que para já é uma fotocópia) o período verão / Outono /2013/inverno 2014.

Na altura, recorde - se também tivemos um Verão quente e seco, um início de Outono curto mas tempestuoso. Um anticiclone que se prolongou por Novembro e Dezembro, mas foi gélido( tivemos apenas o mês de Novembro mais frio das últimas décadas ; eu ainda me lembro das mínimas de 2 graus negativos e das máximas de 5 graus) .
E tivemos um inverno frio e tempestuoso ( onde caiu por exemplo água - neve à cota zero) .

Se for para termos um remake de 2013/2014, eu assino já por baixo. :)


P.S. como já tenho dito, sou adepto da previsão empírica do tempo baseado na observação do comportamento dos animais. E tenho observado uma grande azáfama dos animais este ano em recolher alimento ou procurar abrigo, principalmente as formigas ( que andam de um lado para o outro como loucas) . Este tipo de comportamentos, nas minhas observações passadas, indiciam a aproximação de um inverno rigoroso. Vamos vendo...
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
E tenho observado uma grande azáfama dos animais este ano em recolher alimento ou procurar abrigo, principalmente as formigas

É algo que tenho reparado nestes últimos tempos e é fácil de perceber até porque tenho um quintal, é que este ano já em pleno Outono e mesmo sabendo como são esses animais (formigas) tem sido impressionante que aproveitam todo o pequeno intervalo de sol para voltarem ao trabalho. Nunca me tinha acontecido isto aqui em casa mas lá que é verdade é.
 
  • Gosto
Reactions: james e TekClub

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Seja qual for o remake de um ano normal, em termos de outono/inverno, eu também assino por baixo. Infelizmente creio que, enquanto a atmosfera não arrefeça durante 15 dias, não iremos ter temperaturas normais para a época. :(
Curioso que para 5ª feira o ipma dá 27ºc/ 19ºc para Portalegre, queres ver que ainda vamos ter uma mínima tropical no fim de Outubro?:lmao:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Esperemos é que o AA não fique cá muito tempo...

Existem sempre duas perspectivas. Por um lado penso que ninguém quer grandes períodos anticiclónicos e sem precipitação. Por outro lado os dias de sol e o frio intenso também fazem parte do Outono / Inverno. Isto para dizer: Como sabemos por aqui é difícil termos a conjugação frio/chuva (aquilo que para a maioria dos entusiastas da meteorologia é a combinação perfeita e nos dá os eventos mais apetecíveis de Inverno). Assim o mais habitual é termos períodos mistos: depressões mais ou menos "frias" e períodos anticiclónicos que no pico do Inverno são geralmente frios, trazendo as fortes inversões, por vezes as sinceladas... Tudo tem a sua beleza, se não for em demasia.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
5ª feira o ipma dá 27ºc/ 19ºc para Portalegre
Sinceramente já chega de noites tropicais... Saudades tenho de, há vinte anos, as manhãs frias no final de Outubro/início de Novembro em que tudo ficava branquinho. Naquela altura detestava, mas agora vejo que era o normal e o que faz sentido para a transição do Outono para o Inverno. Infelizmente até essa transição têm desaparecido...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.