Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
nos últimos 50 anos só esteve mau tempo na noite de natal, no algarve em 2009, 2000,1996 e 1973.

não será estatisticamente fácil termos mau tempo no natal mas é uma possibilidade.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Boa tarde desculpem a ignorancia mas o que e um cut off?

Escrito atraves do meu telemovel.

a circulação geral de frentes polares na atmosfera faz-se de oeste para este a latitudes que no inverno andam pelos 40º-50º norte.

uma cut off é um nucleo depressionário de gradiente não muito marcado que toma caminho diferente dessa circulação geral e deriva para sul ficando isolada. Normalmente produz chuvas abundantes em zonas onde a precipitação frontal tem mais dificuldades em chegar. Não dura porém muito tempo.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
:malandro:

dGiQoos.png


rp9Y2de.png


Será que depois deste marasmo, iremos ter um fim de dezembro tempestuoso, ou seja virá "tudo" de uma vez só? :unsure:

Depois de umas runs a retirar, o GFS insiste novamente num fim do mês bem activo :unsure:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
:malandro:

dGiQoos.png


rp9Y2de.png


Será que depois deste marasmo, iremos ter um fim de dezembro tempestuoso, ou seja virá "tudo" de uma vez só? :unsure:

Depois de umas runs a retirar, o GFS insiste novamente num fim do mês bem activo :unsure:


Em 2013 tivemos um espetacular regresso da chuva e frio no Natal após quase 2 meses de marasmo. Em 2009 idem aspas ( ainda me recordo do Natal à luz das velas na Região Oeste) . Esses 2 invernos tiveram eventos fantásticos, com queda de neve e / ou água - neve à cota zero praticamente. E o padrão desses 2 anos no Outono foi muito semelhante a este ano.
Vamos acreditar que a história se poderá repetir...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Bom dia de facto a uma tendencia de mudanca de padrao chuva e temperaturas mais baixas a partir de dia 14 como nao falta muito tempo pode ser que essa mudanca se realize mas e melhor nao ter muita esperanca antes que se tenha uma desagradavel supresa. Aguardemos com calma e serenidade por essa mudanca tao desejada.

Escrito pelo meu telemovel
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O problema é que, vendo as últimas saídas do GFS e do ECM ,o AA continua a pairar. E os modelos lá continuam a prever a sua posição bem nas nossas latitudes.
Temo que as próximas frentes tenham o mesmo destino que a frente que esteve bastante tempo prevista ( até pouco mais de 24 H) para este fim de semana.
Pessoalmente, não acredito numa mudança de padrão antes do ano novo.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
O meu lado emocional diz que vais apanhar uma tempestade daquelas...:D

Mas o meu lado racional diz que vais apanhar um Natal seco. :D

Costumo passar o Natal na Figueira e todos os anos penso: 'É desta que o Natal em Viseu vai ser branco e eu não vou cá estar'. :D Sinceramente, como tenho que viajar dava mais jeito que fosse seco...
 
  • Gosto
Reactions: james
Estado
Fechado para novas mensagens.