Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Primeiras imagens chocantes:

Antes:

5v5C8xl.png




Depois:

ZCVB4Vv.png

como é possivel um modelo como o GFS fazer destas...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
ahahah :D


Já se sabe como isto funciona. Porém, como dizem, na próxima pode voltar a colocar o frio novamente.


Ainda assim não deixa de ser uma run interessante. Reparem como as altas pressões sobem até à Gronelândia. O vórtice polar poderá se desmembrar por completo. Óbvio que pode tudo voltar ao sítio em pouco tempo e não termos nada de relevante mas também podemos ter algo idêntico a 09/10. Era bom era. Uma coisa é certa, este inverno já está a valer a pena, já tinha saudades de ver outra coisa que não um vórtice polar forte e definido e no devido lugar. Vamos ver se os astros se alinham.


Basta comparar com o ano passado:

2015

gfs-0-6.png


2016

gfs-0-162.png



2009 :lol:

gfs-2009121812-0-138.png
Ahh
 

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
boas :thumbsup:
eu tambem penso que o tira e metem sao apenas previsoes nada mais
agora que vai ser curioso vai ainda mais estes vortices polares cada vez descem mais para
latitudes mais a sul o exemplo da europa de leste :huh:
o resultado é simples faz mais frio a sul do polo norte
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
boas :thumbsup:
eu tambem penso que o tira e metem sao apenas previsoes nada mais
agora que vai ser curioso vai ainda mais estes vortices polares cada vez descem mais para
latitudes mais a sul o exemplo da europa de leste :huh:
o resultado é simples faz mais frio a sul do polo norte
é mais complicado o vórtice tem um efeito de bloquear sistemas climatéricos o bom tempo desde de Outubro a Dezembro ele bloqueou os sistemas frontais que vinham a portugal e usa mas depende da sua posição pois tambem pode trazer carradas de chuva
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu também gostava de ter uma bela entrada fria e generalizada para os próximos meses, mas preocupa - me ter ouvido ontem a meteorologista Ilda Novo dizer que , até maio, há 90 % de probabilidades da temperatura estar acima da média.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
GFS de novo melhor que o ECM mas desta vez pelos piores motivos, pois preveu melhor a subida da dorsal sobre a PI e a Europa.
Frio desapareceu todo, a unica consolação é que desaparece praticamente em toda a Europa ocidental e central.

WmHvDt.gif


Os Invernos mais frios na Europa Ocidental e Central estão condenados! Que desilusão
 
  • Gosto
Reactions: Topê

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
Temos de confiar mais nas previsões do IPMA a longo prazo..eles são bem claros do que se vai passar a nível de temperatura média e precipitações
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Temos de confiar mais nas previsões do IPMA a longo prazo..eles são bem claros do que se vai passar a nível de temperatura média e precipitações


As previsões a longo prazo, seja onde for e feito por quem for, são praticamente um chamado tiro no escuro.Nós bebemos das mesmas fontes que os organismos oficiais que são as previsões sazonais dos modelos e todos nós sabemos como elas falham muitas das vezes.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Eu também gostava de ter uma bela entrada fria e generalizada para os próximos meses, mas preocupa - me ter ouvido ontem a meteorologista Ilda Novo dizer que , até maio, há 90 % de probabilidades da temperatura estar acima da média.


Isso chama-se jogar pelo seguro. mas não deixa de ser arriscado, pois facilmente poderemos ter uma Primavera fria e abaixo da média como acontece muitas das vezes.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.