Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Vai ser uma autentica lotaria.

Off-Topic: temos de desviar um pouco a Cordilheira Cantábrica e as montanhas da barreira de condensação do Norte para ver se o Sul tem neve também "a metro" :D

Vamos não perder a esperança e esperar pelos modelos de curto prazo, pois sempre poderá haver alguma surpresa. Por exemplo, aquela mancha de precipitação de 5 mm por hora entre Évora e Beja, podia desviar um pouco mais para norte :thumbsup:
Kjt3n6M.png
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e Thomar


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Esta saída do GFS das 12h para a zona da Serra de Aire está um pouco melhor. Diria quase que está praticamente garantida a queda de uns flocos em Fátima entre a noite de Sexta e a manhã de Sábado...a partir de agora tudo dependerá da sorte, porque não me parece que o cenário previsto mude muito, só se for para meter mais frio e/ou precipitação, nem espero o contrário :p
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
esta saida para mim melhorou :p, nesta saida só se podem queixar os que estão mesmo no interior a fazer fronteira com espanha que não mostra precipitação na hora de maior frio (Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real um pouco também), para o resto do país melhorou um pouco, por exemplo na minha zona comparado com a ultima actualização desceu de 300 para 200 metros e aumentou a precipitação
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
esta saida para mim melhorou :p, nesta saida só se podem queixar os que estão mesmo no interior a fazer fronteira com espanha que não mostra precipitação na hora de maior frio (Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real um pouco também), para o resto do país melhorou um pouco, por exemplo na minha zona comparado com a ultima actualização desceu de 300 para 200 metros e aumentou a precipitação
E Viseu não?
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
E Viseu não?

Melhorou, também passou a haver das 3h às 6h de sábado precipitação a cota 0 segundo o meteograma. Embora que seja precipitação residual (0.3mm; 0.5mm)
Mas eu estou em crer que Viseu tem boas hipóteses de ver nevar.

Já aqui para o buraco de Tondela embora o GFS meta cota 0 com 0.8mm não sei se se vai ver neve, isto aqui é um forno... Mas gostei desta saída, não me importava de a manter até ao evento.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
E Viseu não?

para Viseu gfs tem logo durante a noite de Sexta 500metros e depois vai descendo ao longo da madrugada e metem mesmo cota 0 em Viseu com precipitação e a tarde de sábado tambem tem cota 300/500 com precipitação, não é muita precipitação mas mostra algo, ao contrario das que referi que mostra mesmo 0 de precipitação, vou te deixar o meteograma de Viseu:

8zid6u.png
 
  • Gosto
Reactions: invent e Mr. Neves

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Independentemente do que acontecer na serra de Sintra, deixo aqui uma informação adicional para quem tencione ir a serra e levar o carro aos pontos mais altos(possíveis) sem sair do mesmo.
  • Peninha ( Parque de estacionamento - cota 450 metros- cota máxima 489 metros no alto da Peninha) - 2,8 kms do mar
  • Santa Eufémia (estacionamento junto às mesas de pedra) - cota 460 metros - cota máxima 463 metros junto à cruz - 9 kms do mar
O ponto mais alto da serra é a Cruz Alta, cota máxima 529 metros, mas para lá chegar(a pé) é necessário entrar no parque da Pena, ou seja, significa pagar a entrada.
 
Última edição:

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
para Viseu gfs tem logo durante a noite de Sexta 500metros e depois vai descendo ao longo da madrugada e metem mesmo cota 0 em Viseu com precipitação e a tarde de sábado tambem tem cota 300/500 com precipitação, não é muita precipitação mas mostra algo, ao contrario das que referi que mostra mesmo 0 de precipitação, vou te deixar o meteograma de Viseu:

8zid6u.png
Obrigado
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Regionalismos à parte, se vai nevar muito aqui e ali nada. Não importa, pois uma coisa é certa, no Litoral é onde há mais pessoas e por isso melhores registos! Espero ver este forum inundado com fotos e filmes da neve nos locais menos comuns! E só por isso este FDS promete pessoal!

Eu aposto ali na zona de Fátima para haverem condições para um bom chocapic!
Por isso toca a limpar máquinas, carregar baterias e afinar pontarias! Venha ela! :w00t::thumbsup:
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.