Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Um tópico com conversa de café sobre meteorologia parece-me bastante positivo.
(...)

Portanto temos aqui um espaço porreiro para trocar umas opiniões sem o stress de podermos estar a dizer asneiras, meteorológicamente falando.
Penso apenas que chamando-se "Seguimento Meteorológico Livre", faz parte do tema deste Fórum e não deveria estar na secção "off-topic".

(...)

Também concordo, este tópico não é off-topic, pois enquadra-se no tema central do nosso fórum que é a meteorologia, penso que devia estar na secção "Meteorologia Geral" e devia ser mensal e não continuo, para haver alguma organização e ser mais fácil uma eventual consulta posterior.

Moderadores o que acham? ;)
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Um tópico com conversa de café sobre meteorologia parece-me bastante positivo.
Estou registado há bastante tempo e nos últimos dois anos deixei de comentar frequentemente por este fórum ter entrado em modo quase profissional. Tem muita gente entendida que evoluiu muito ao longo do tempo e que já não liga muito bem com os mais amadores.
Portanto temos aqui um espaço porreiro para trocar umas opiniões sem o stress de podermos estar a dizer asneiras, meteorológicamente falando.
Penso apenas que chamando-se "Seguimento Meteorológico Livre", faz parte do tema deste Fórum e não deveria estar na secção "off-topic".

Sendo assim, posso dizer que estou farto deste tempo, que esta depressão já enjoa e parece que nunca mais se vai embora. Dias mais ou menos quentes e húmidos não são para mim. Casas com humidade elevada em que uma simples toalha de banho não seca e a sensação de que estou sempre com tendência para suar, tiram-me do sério.

Já li no tópico mais profissiona





Eu , por mim , quero que este tempo se mantenha o maximo de tempo possivel ( gostos sao gostos e nao se discutem ) .

Mas no resto , concordo em absoluto contigo . E falaste num ponto importante , o topico de previsoes esta cada vez mais tecnico , tenho a sensacao que quem percebe mais nao quer que os mais amadores participem , que se limitem a ler . Eu , quando escrevo algo , penso muito bem no que vou dizer , senao ja sei que me vao mandar bocas .

E , ja agora , lanco um desafio : Por que nao criar um terceiro topico ?

Ficavamos com um profissional , um de conversas de cafe e outro para amadores ( onde quem fizesse uma previsao de forma empirica ou basesda apenas em pormenores nao cientificos ou mesmo quem se baseasse nas fases da Lua nao fosse enxovalhado publicamente ).
 
  • Gosto
Reactions: André Marquês

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E , ja agora , lanco um desafio : Por que nao criar um terceiro topico ?

Ficavamos com um profissional , um de conversas de cafe e outro para amadores ( onde quem fizesse uma previsao de forma empirica ou basesda apenas em pormenores nao cientificos ou mesmo quem se baseasse nas fases da Lua nao fosse enxovalhado publicamente ).

Para quem fala em segregação a nível de posts no tópico das previsões quer mais segregação. Não me lembro de alguém ter sido censurado por ter feito uma previsão com base nas fases da Lua, apenas uma discussão do quão cientifico/fiável pode ser isso. Simplesmente o tópico das previsões é como o nome indica para previsões, não para lamentos ou sonhos. Foi para isso que foi criado este tópico e está fora da "Meteorologia geral".
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Entao os moderadores que aceitem opinioes alternativas sem os chamar de ignorantes .

Foi algo que pelos vistos ficou entalado...

Quem se der ao trabalho de ler esse tópico na íntegra percebe muito bem o que foi dito na altura. Não vou voltar a esse assunto mais uma vez.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não falei em segregação e devia ter escrito "profissional" entre aspas. Também não sugeri a criação de mais nenhum tópico.
Não pretendo nenhuma guerra, longe disso, e, como disse, acho muito positiva a existência deste tópico.
Apenas isso.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para quem fala em segregação a nível de posts no tópico das previsões quer mais segregação. Não me lembro de alguém ter sido censurado por ter feito uma previsão com base nas fases da Lua, apenas uma discussão do quão cientifico/fiável pode ser isso. Simplesmente o tópico das previsões é como o nome indica para previsões, não para lamentos ou sonhos. Foi para isso que foi criado este tópico e está fora da "Meteorologia geral".




Caro Mario Barros ,

Eu sou sem duvida totalmente a favor da ciencia , nao concordo e com o endeusamento dos modelos ( Muito importantes mas com um longo caminho para percorrer ) . Isto e como a teoria oficial do aquecimento global , quem questionar determinados parametros e um imbecil .

Nao gosto de dogmas , mas ja percebi que toquei num ninho de vespas , fico - me por aqui .
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Tenho de reforçar a ideia já tentada deixar aqui, que o intuito do Tópico da Previsão e Modelos é tudo menos ser profissional, técnico, ou "elitista". Por favor, nunca foi essa a mentalidade da casa! Pelo contrário, até a ideia é ser o mais acessível possível para todos participarem de forma conjunta, sejam mais ou menos leigos, e tentar o mais possível usar uma linguagem acessível para todos nos entendermos!

Por vezes, nesse tópico, e como acontece em qualquer outro fórum específico de algum tema, pode haver períodos com tendências para algum show-off técnico de alguns membros, na sua fase de aprendizagem ou simplesmente pelos seus feitios. É como tudo... Há que saber lidar com isso, e ser moderado...

E discussões que tenham ao longo do tempo havido sobre isso, regra geral até foram sempre no sentido de tentar ser o menos técnico possível, de traduzir textos em inglês para português, etc.

Os motivos recentes de discussões, e de abrir tópicos como este fora desse seguimento, sabem muito bem que são outros, como discussões parvas, páginas e páginas de informação fútil e que se tornam desinteressantes não por ser técnicas, mas sim por representarem lutas de egos, ou choradinhos sobre desejos pessoais.

E isso sim tem minado bastante o tópico em questão, pois penso que a generalidade das pessoas querem simplesmente ter um Tópico de Previsões com algumas cartas, mapas, previsões, de fácil acesso e interpretação, para serem realmente úteis, não só aos membros regulares do fórum, como a visitantes, e possíveis novos membros.

Acham que um novo utilizador que tenha ouvido falar no fórum, ou pesquisado online, e precise de alguma informação ou previsão, ao chegar, se deparar com essas absurdas discussões e páginas perdidas, vai ficar com boa imagem da comunidade? Que vai querer voltar? Ou que vai querer juntar-se e alargar esta comunidade??? Não me parece...

Daí a crucial importância desse tópico ser mantido com um pouco de ordem, e com uma mensagem clara de ser útil ao público!!!

E por fim, esta temática nada tem nada a ver com imperialismos ou egos pessoais da Moderação. E a comprovar isso mesmo estão as muitas mensagens "off the record" que temos recebido por parte de membros regulares, com a mesma queixa comum: fuga ao tópico, discussões, choradinhos, por vezes a pedir-nos até para darmos avisos à navegação e sermos menos flexíveis do que tentamos ser.
E acreditem que acho que fazemos os possíveis para manter alguma ordem sem ter de entrar em eliminação de mensagens, castigos, etc., que é algo que queremos sempre até à última instância evitar, e que discutimos sempre entre nós até à última de não dar mais para o fazer...

Mas para isso precisamos da ajuda de todos, e custa-nos que alguns membros insistam em cair nesse tipo de comportamentos...
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e CptRena

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
1. Como referido no 1º post deste tópico,

(...)foi aberto este tópico onde se poderá discutir livremente, como num café, assuntos ligados à meteorologia, às condições meteorológicas actuais e previstas, aos erros dos modelos, e libertar alguma tensão quando as coisas não correm como cada um quer.

O objectivo deste tópico não é, nunca foi e nunca será, a segregação entre entendidos e leigos.

Para exemplificar se alguém escrevesse no tópico de seguimento "oficial" algo do tipo:

"grande azar, se o shear rotacional fosse mais elevado teríamos muitas supercélulas tornádicas"

Este post seria movido para aqui.

2. Os referidos aqui como "amadores" (que na prática somos todos com uma ou outra excepção que se contam com os dedos de uma mão) são livres de postar no seguimento "oficial", desde que contribuam positivamente para a discussão. O mesmo se aplica aos profissionais.

3. Este tópico não é uma alternativa exclusiva do seguimento de modelos. Já vários posts dos seguimentos regionais foram movidos para aqui por se limitarem a ser um queixume por o tempo não estar do agrado de alguém, não aportando nada de relevante.

4. Este tópico foi inspirado num tópico semelhante criado no antigo Meteored (http://foro.tiempo.com/seguimiento-localista-libre-de-modelos-t97830.31704.html) que correu bem e é dos tópicos mais engraçados e participado. Um espaço de discussão aberta, bom humor e algumas picardias saudáveis. Não queremos que se transforme num caixote do lixo ou num Gueto e isso depende da participação de todos.

mvBTlND.jpg
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Boas...

Para a noite de amanhã e dia de Sabado teremos actividade por vezes severa em especial no norte e centro, e com maior incidencia em partes do interior norte.

Analise/Sinóptica

Em altura uma perturbação intensa associada a uma bolsa de vorticidade establecida entre os 300 e os 500hpa avança de SW para NE entrando por Lisboa durante o inicio da noite de 6a e saindo pelo interior norte na madrugada de Sabado.
Associada a esta, um maximo de fluxo em altura e uma bolsa de forçamento dinamico actuam sobre o centro e norte de PT continental, com arrefecimento expressivo nos niveis medios e altos ( T500<-15ºC).
Algum ar seco migra na circulação de SW desde o sector subsidente da perturbação e cria uma capping layer difusa entre os 700 e os 500hpa.

Durante o dia de Sabado, após a passagem da 1a perturbação,o fluxo torna-se mais zonal, e outra short-wave avança rapidamente sobre o norte durante a tarde.

Á superficie o fluxo de SW no vasto sector quente de uma depressão centrada nos Açores advecta ar tropical sobre PT continental...um eixo de maior humidade torna-se estacionário entre o litoral SW e o interior N.

Durante a noite de 6a e madrugada de Sabado a advecção tropical em conjunto com o forte arrefecimento em altura gerado pelo vort.max. criam perfis de CAPE bastante significativos, com 1000-2000J/Kg ao largo da costa e cerca de 1000J/Kg junto ao litoral norte e centro.

Esta energia estará retida sob a capping layer...no entanto o forçamento dinamico previsto deverá causar alguma convecção elevada por cima da capping layer...a queda de precipitação ( virga) sobre a camada de ar seco poderá levar ao arrefecimento evaporativo de porções extensas da capping layer, suficiente para a romper...se tal acontecer as trovoadas poderão tomar raiz no ar instavel abaixo e evoluir explosivamente.
Por outro lado, as serras litorais e a convergencia sobre terra poderão forçar o ar instavel a romper a capping.

Tendo em conta estas possibilidades, e os sinais de precipitação dados pelos modelos, pode-se concluir que teremos pelo menos alguns focos dispersos...qualquer célula que consiga aproveitar bem o CAPE beneficiará de forçamento dinamico e shear ( 0-6km~10-20m/s, 1-8km~30-40kts) assim como de fortes gradientes acima da capping layer, podendo-se facilmente organizar em clusters multicelulares com capacidade de produzir precipitação excessiva, granizo por vezes grande e downbursts com rajadas severas.

Durante o dia de Sabado, manteem-se as condições termodinamicas, com CAPE 500-1000J/Kg em terra e até 1500J/Kg na costa, tapados por uma capping layer que se vai lentamente erodido pela 2a perturbação em altura.

De tarde, o aquecimento diurno em conjunto com a erosão da capping deverão estimular a genese convectiva...dado que haverá menos ar seco nos niveis médios,os modelos colocam uma maior cobertura de convecção.

Porque que os mecanismos dinamicos se manteem favoraveis, com a aproximação da short wave, é provavel que varios clusters multicelulares se originem em especial por efeito da topografia...o shear marginal, forçamento e a continua advecção de S/SW nos niveis baixos e médios fornecerão condições mais que suficientes para que se possam formar sistemas de ciclo de vida longo ( talvez mesmo um MCS) capazes de produzir precipitação excessiva, granizo por vezes grande e rajadas severas por down/microbursts.

Dada a maior cobertura da convecção, arrisco um nivel laranja para o interior norte.

o6SCeAN.png

De certeza colega Stormy, nos modelos nao se vê nada de especial de chuva pelo menos até 2ª feira ...................:D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

De certeza colega Stormy, nos modelos nao se vê nada de especial de chuva pelo menos até 2ª feira ...................:D

Por acaso notei isso e achei muito estranho o GFS ter cortado a precipitação assim do pé para a mão aqui no interior norte centro para amanhã e para meu azar:( Sem precipitação de facto é um pouco complicado de se realizar a previsão do Stormy de amanhã a menos que sejam células pulsantes que surjam em terra:huh::intrigante:. O ECMWF sempre está mais simpático aqui para a zona embora não muito.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

De certeza colega Stormy, nos modelos nao se vê nada de especial de chuva pelo menos até 2ª feira ...................:D

Para amanhã não modelam nada de especial é verdade.


Mas para Sábado e Domingo pelo menos o GFS prevê bastante chuva para o interior Norte.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Isso não é verdade, são situações complicadas, mas o estofex também mete nível 1. Um nível 1 é "nada de especial" ?

myQIBuB.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.