Seguimento - Novembro 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A minima de hoje foi uma décima mais baixa que ontem 4,7ºC

Boa mínima, curiosamente a estação do fsl em Oeiras também foi uma décima mais baixa, 8.6 °C versus 8,7ºC. O Gil em Mira Sintra teve menos 2 décimas (7.0 °C), o Mário em Queluz aqueceu 0,6ºC (8.5 °C) em relação à véspera, terá sido coincidência ou será que o novo RS é um warmer ? Isso seria um golpe baixo no Mário :D
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa mínima, curiosamente a estação do fsl em Oeiras também foi uma décima mais baixa, 8.6 °C versus 8,7ºC. O Gil teve menos 2 décimas (7.0 °C), o Mário em Queluz aqueceu 0,6ºC (8.5 °C) em relação à véspera, terá sido coincidência ou será que o novo RS é um warmer ? Isso seria um golpe baixo no Mário :D

É discutível.
Estamos a comparar mínimas medidas em locais diferentes, em materiais diferentes, em instalações e exposição à circulação do ar diferentes.
O RS da Davis será, de certeza, mais eficiente que o meu durante o dia, mas durante a noite ambos permitem uma boa ventilação, portanto se houver uma influência resultante deste novo RS, não deverá conferir variações acima de 0,3 ºC, por aí, e que se irão dever apenas à consistência do abrigo e do material em si.
Estes RS são muito eficientes e cumprem muito bem o seu trabalho durante o período solar, anulando praticamente toda a radiação que possa interferir com os registos da temperatura, portanto eu não duvido da sua fiabilidade.
Quando o Mário colocar um sensor no RS caseiro, poderá então fazer essas comparações e desmistificar possíveis suspeitas. :p
Na minha opinião, penso que durante a noite eles andarão muito próximos, só durante o dia é que o novo RS da Davis irá, ainda mais em dias de muita radiação difusa, anular ao máximo os efeitos da radiação e conferir máximas um pouco mais baixas do que aquelas que o meu registar, o que só revela uma maior eficiência.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É discutível.
Estamos a comparar mínimas medidas em locais diferentes, em materiais diferentes, em instalações e exposição à circulação do ar diferentes.
O RS da Davis será, de certeza, mais eficiente que o meu durante o dia, mas durante a noite ambos permitem uma boa ventilação, portanto se houver uma influência resultante deste novo RS, não deverá conferir variações acima de 0,3 ºC, por aí.
Estes RS são muito eficientes e cumprem muito bem o seu trabalho durante o período solar, anulando praticamente toda a radiação que possa interferir com os registos da temperatura.

Calma, estava só a brincar, provavelmente não que Barcarena mais próximo de Queluz também subiu 0,9ºC entre ontem e hoje.
Mas já agora, um bom RS pelo facto de estarem mais protegidos não podem suavizar ligeiramente a mínima ?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Calma, estava só a brincar, provavelmente não que Barcarena mais próximo de Queluz também subiu 0,9ºC entre ontem e hoje.
Mas já agora, um bom RS pelo facto de estarem mais protegidos não podem suavizar ligeiramente a mínima ?

Eu sei, eu levei na brincadeira, apenas a minha explicação é que foi séria. :p
Sim, Vince, foi o que eu expliquei no post anterior.
Um bom RS, devido à sua protecção contra a radiação solar, constituirá um abrigo mais bem elaborado contra as inflações nas máximas, e por isso, quanto maior abrigo um RS constituir ao sensor que abrigar, melhores serão as leituras das máximas, mas as mínimas também podem ser ligeiramente suavizadas devido a tal nível de protecção conferido pelo RS.
Tal como expliquei no post atrás, essa diferença não será superior a 0,3 ºC, digo isto de forma estimativa, até porque um RS da Davis terá de ser fiável 24h por dia e não apenas durante o período solar, mas isso pode efectivamente acontecer e será normalíssimo.
Mesmo assim, as diferenças a esse nível serão mínimas e ainda mais minimizadas serão em situações como a do Mário; grande exposição ao vento, arejamento do local resultante da circulação do ar, entre outras, por isso penso que ele está bem servido. De qualquer forma, vai ser mesmo colocado um sensor em cada RS para efeitos de comparação. :p
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Mínima desta noite 7,9ºC

Actualmente vou com 15,1ºC, 53%HR,1009hpa, 15,5km/h NE a rajada máxima até agora foi de 23,4km/h (1:33)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bom Dia:)

A Minima desta noite por cá foi de 4.5ºC:cold::cold::D.
Neste momento estão 15.6ºC e céu com algumas nuvens
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boa mínima, curiosamente a estação do fsl em Oeiras também foi uma décima mais baixa, 8.6 °C versus 8,7ºC. O Gil em Mira Sintra teve menos 2 décimas (7.0 °C), o Mário em Queluz aqueceu 0,6ºC (8.5 °C) em relação à véspera, terá sido coincidência ou será que o novo RS é um warmer ? Isso seria um golpe baixo no Mário :D

Pois, penso que o r.s suaviza as mínimas :D não é afectada por pequenaqs variações tal como de noite, como de dia :D durante a tarde vou colocá-lo ao sol a ver o seu efeito...mas calma que não estraga as temperaturas, apenas se resente a sério quando faz frio e quando faz calor.

Por agora 14.8ºC há sombra.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, céu com algumas nuvens, tive uma mínima de 9.2ºC e sigo com 16.6ºC.
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Boa Tarde,
Após uma manha de céu limpo, a tarde começa com algumas nuvens
Na foto uma grande nuvem negra(não sei o nome) tapa o sol.
my.php
[/URL][/IMG]
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Temperatura actual:9,8
Minima: 3,3º