Seguimento - Novembro de 2007

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Mais um mês à porta, ainda estamos no outono mas a duração dos dias e o própio tempo já começa a ser de inverno. Esperemos que este mês nos traga mais emoções que outubro :rolleyes:
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Incrível como tem descido a temperatura esta noite, mesmo com o vento (fraco de NE). Depois de uma máxima de 14,5ºC, vou neste momento em 4,4ºC, por pouco que não atingi a mínima do dia, que foi de 3,4ºC! Esta noite pode ser a 1º mínima abaixo de 0ºC na estação, e com um pouco de sorte, em minha casa também.

Na passada noite, Chaves desceu abaixo de zero com -0,2ºC ás 07h. Outras temperaturas dignas de nota à mesma hora foram 0,6ºC em Mirandela, 0,7ºC em Bragança, 0,8ºC em Alcobaça e 1,7ºC em Miranda do Douro.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Novembro à porta, geada na horta

Novembro é quente no começo e frio no fim

Novembro ou bem chover ou bem nevar

Novembro põe tudo a secar, pode o sol não tornar

Braga, 13.9ºC
Melgaço 9.8ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Tenho agora 4,5ºC mesmo com algum vento. Se o vento parar a mínima da próxima manhã poderá ser já muito próxima de 0ºC.
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Novembro à porta, geada na horta

Novembro é quente no começo e frio no fim

Novembro ou bem chover ou bem nevar

Novembro põe tudo a secar, pode o sol não tornar

Dos Santos ao Advento, nem muita chuva nem muito vento.

O Verão de S. Martinho, a vareja de S. Simão e a cheia de Santos, são três coisas que nunca faltam nem faltarão.

Se em Novembro ouvires trovão, o ano que vem será bom.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Em Setúbal o dia nasceu com algum fresquinho (8ºC às 7 horas) e céu limpo. Agora sigo com 11ºC e muita alegria :thumbsup:

Bom feríado este! ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Incrível como tem descido a temperatura esta noite, mesmo com o vento (fraco de NE). Depois de uma máxima de 14,5ºC, vou neste momento em 4,4ºC, por pouco que não atingi a mínima do dia, que foi de 3,4ºC! Esta noite pode ser a 1º mínima abaixo de 0ºC na estação, e com um pouco de sorte, em minha casa também.

Na passada noite, Chaves desceu abaixo de zero com -0,2ºC ás 07h. Outras temperaturas dignas de nota à mesma hora foram 0,6ºC em Mirandela, 0,7ºC em Bragança, 0,8ºC em Alcobaça e 1,7ºC em Miranda do Douro.

Essa estação de Alcobaça deixa muito a desejar...a uns 10 km do mar e numa zona que até nem é assim tão fria e regista sempre mínimas 10 ºC abaixo das de Lisboa.
Já confirmei isso quando passei lá de carro, por várias vezes.
Os valores dela nem sequer vão de encontro com as previsões dos mapas do meteoblue, que é muito fiável.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por aqui noite de céu limpo e assim se mantêm...Tive mínima de 11.2ºC (7:16) a pressão está nos 1022hpa o vento está fraco.

beira.jpg


coruche.jpg


tras.jpg


porto.jpg


alentejo-1.jpg


minho.jpg


lisboa.jpg


algarve.jpg


O cenário do país era este ás 7h.

Lamas de Mouro mais uma vez a reinar com -1.6ºC.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bom dia a todos !
Ontem, por aqui, foi um dia praticamente sem vento.
A temperatura máxima foi de 19,6 ºC.
Parece que tivemos de chegar a Novembro para ter uma temperatura mínima abaixo dos 10 ºC !
A temperatura mínima registada hoje foi de 8,8 ºC, já há frescura pela manhã !
O que deve ter ajudado bastante para este arrefecimento foi a ausência de vento, porque esta zona é um pouco abrigada, junto ao Vale do Tejo, onde o vento praticamente não se sente.

Abraços ! :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bons dias. Passei os olhos pelo ECMWF e acho que alguma coisa está a mudar. Pelo menos para mim. A bolsa de ar frio que se mantinha à semanas a sudoeste do açores parece cair lentamente para sul de modo que a jet stream já não a pode realimentar. Se AA fosse bem mandado deslocava-se um bocadinho para ONO empurrando ainda mais para norte a jet stream para "matar" de vez este ar frio que é o que eu acho que está a dificultar o posicionamento normal do AA em latitudes mais baixas. Ar frio a contornar o AA pelo lado sul é dificil. Deve levar ainda algum tempo mas acho que é o que está para acontecer nos próximos 10 dias.

msl_uv850_z500!Geopotential%20500%20hPa!240!Europe!pop!od!oper!public_plots!2007110100!!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
O vento voltou a impedir uma maior descida da temperatura durante a noite. Aqui em casa, a mínima ficou em 2,4ºC.

Por agora o céu está limpo, registo 12,9ºC e continua o vento.