Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
ha uma praia no litoral alentejano que nunca tem a temperatura das boias..

tem a agua com uma temperatura elevada..ainda mais quentinha que as praias do Algarve..qual é qual é :rolleyes:

é a praia de S.torpes claro..para quem quiser banhar na água quentinha da central termoelétrica de Sines tá a vontade..parece que estamos nas caraibas :lmao:

so uma nota que deixo aqui..a temperatura da agua em algumas praias de portugal nem sempre são as que estão nas boias..por exemplo as praias como a Troia ou mesmo Vila Nova de Mil Fontes devido ao estuario dos rios..onde ha entrada de agua mais quente no mar...mas também penso que nao ultrapasse 1ºC ou 2ºC a mais...:p
 


Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Tá quentinha sim senhor, mas não exageremos.
No synop das 12 UTC de hoje de P.Rubras 17,6º ( temperatura medida no interior do Porto de Leixões à saída da marina ) e na bóia do Instituto Hidrográfico ( não sei aonde está colocada) 19,4º ...
Seja como for e como as nortadas vão continuar ausentes pelo menos para mais uns quantos dias coloco sérias hipóteses de tomar banho no Atlântico
( que aqui é sempre gélido) com temperaturas a rondar os 20 º no fim de semana e no início da próxima semana.Bem bom.
Há anos que ao longo de todo o Verão nunca se atingem tais temperaturas.
E esta anomalia serve para todo o litoral oeste...
Toca a aproveitar...

Eu estou a ler do gráfico que postei, que mostrava 21-22ºC... sei lá
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Acabadinho de chegar de Angeiras com uma tarde que engana tudo e todos.
Desde logo o 1º factor agradável: Com o tempo encoberto que se mantém
aqui pelo litoral norte a praia estava deserta.
Depois , não havia ponta de vento sentindo-se até uma sensação de
algum desconforto pelo ar de certa forma abafado que era suprido logo a seguir pelo 3º factor surpreendente : a temperatura do Oceano está
desconcertantemente supreendente.
Resumindo: num dia que ninguém daria nada por ele ,lá fui eu à beira-mar
encontrar o que em tantos, todos vão procurar e dão meia volta e avançam...
2 belos banhos reconfortantes , sem frio, sem calores, sem nortada e sem
a confusão dos domingos de praia...
Há dias assim...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O problema é que para 90% das pessoas, a praia é para apanhar sol. Hoje não deu, como é óbvio.

Hoje também não houve muito sol, é certo.
Mas ao final da tarde lá estava ele a espreitar e eu
lá estava a banhos ,com sol, sem vento e a água, deuses meus,
a temperatura da água ,um sonho.
Não é todos os dias que por estas bandas abraça-se o oceano na casa dos 20º. (19.6º na bóia , 19,2º na medição em Leixões).
Quem como eu acha um banho no mar uma imprescindível prática de
restabelecimento energético mas tem o azar de ter normalmente o vasto Oceano defronte, nuns gélidos 15º ou quanto muito 16º,
o melhor é aproveitar esta benesse divina.
Se me é permitido dar aqui um conselho ,pois então aqui vai:
-Aos do litoral Oeste : Ide , se puderdes...Ide até à praia.
e entrem mar adentro.Vão ver que não custa nada.
Esta benesse tem já fim anunciado.
Depois de quinta-feira voltará tudo ao normal.
Com as nortadas que entretanto regressarão ,bastarão 2 dias
para a temperatura regressar aos normais 15º, 16º...
Quanto ao litoral sul ( a bóia de Faro, hoje registava menos 0.4º que a de Leixões) melhores dias virão.Quer na temperatura da água , quer do ar...
Para todos , bons mergulhos e boa natação fora das confrangedoras piscinas...
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Hoje também não houve muito sol, é certo.
Mas ao final da tarde lá estava ele a espreitar e eu
lá estava a banhos ,com sol, sem vento e a água, deuses meus,
a temperatura da água ,um sonho.
Não é todos os dias que por estas bandas abraça-se o oceano na casa dos 20º. (19.6º na bóia , 19,2º na medição em Leixões).
Quem como eu acha um banho no mar uma imprescindível prática de
restabelecimento energético mas tem o azar de ter normalmente o vasto Oceano defronte, nuns gélidos 15º ou quanto muito 16º,
o melhor é aproveitar esta benesse divina.
Se me é permitido dar aqui um conselho ,pois então aqui vai:
-Aos do litoral Oeste : Ide , se puderdes...Ide até à praia.
e entrem mar adentro.Vão ver que não custa nada.
Esta benesse tem já fim anunciado.
Depois de quinta-feira voltará tudo ao normal.
Com as nortadas que entretanto regressarão ,bastarão 2 dias
para a temperatura regressar aos normais 15º, 16º...
Quanto ao litoral sul ( a bóia de Faro, hoje registava menos 0.4º que a de Leixões) melhores dias virão.Quer na temperatura da água , quer do ar...
Para todos , bons mergulhos e boa natação fora das confrangedoras piscinas...

Eu adoro dias abafados e sem sol.

Os melhores dias de praia..... desde que não esteja muito vento, claro.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Se me é permitido dar aqui um conselho ,pois então aqui vai:
-Aos do litoral Oeste : Ide , se puderdes...Ide até à praia.
e entrem mar adentro.Vão ver que não custa nada.
Esta benesse tem já fim anunciado.
Depois de quinta-feira voltará tudo ao normal.
Com as nortadas que entretanto regressarão ,bastarão 2 dias
para a temperatura regressar aos normais 15º, 16º...
Quanto ao litoral sul ( a bóia de Faro, hoje registava menos 0.4º que a de Leixões) melhores dias virão.Quer na temperatura da água , quer do ar...
Para todos , bons mergulhos e boa natação fora das confrangedoras piscinas...

No Sábado de manhã assisti a um acontecimento caricato. Apesar do dia estar nublado, também eu fui de manhã até à linha dar uma volta e mergulhar no mar que não dispenso nunca.
E quando estava a entrar na água, deparo-me com duas senhoras já de uma certa idade, a entrar pela água a dentro, totalmente vestidas, com uma espécie de aventais. Parecia que tinham saído da cozinha e tinham ido mergulhar literalmente vestidas. E dizia uma para a outra: "Olha como a água está boa. Olha! Olha!" E lá iam entrando por ali a dentro.

De facto, a água estava óptima, e até estava invulgarmente limpa. Sem algas nem o ar baço característico daquela zona. Mar tranquilo e com uma brisa de SE que nem por isso trazia frio.

Como disse o nimboestrato, há que aproveitar estes dias, pois tudo indica que o fim-de-semana trará a nortada de volta ao litoral oeste. E lá se vai o caldinho. :(
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
De facto, a água estava óptima, e até estava invulgarmente limpa...
tudo indica que o fim-de-semana trará a nortada de volta ao litoral oeste. E lá se vai o caldinho. :(

E que caldinho.Absolutamente divinal a associação por estas bandas :
-O Caldinho da água e o caldinho que é uma beira-mar sem ponta de vento.
Às 20 horas ,depois de estar liberto dos afazeres profissionais, precipitei-me na praia mais próxima:
Às 21 h , ainda nadava ,mergulhava, chapinava,
com água mais perto dos 21º que dos 20º. E o sol já bem baixo, quase no horizonte,mas ainda
omnipresente.
Por momentos pensei que estava noutro litoral.
Água e Atmosfera Ideal.
Se um turista , estrangeiro , pouco ligado a esta coisa da meteo
tivesse decidido passar aqui estes 3 / 4 dias ,
e agora fosse para outro litoral , diria que ,
oh pá : aquilo , nas praias do Porto é que é.
Boa água, boa temperatura, ventos inexistentes e o sol
até nem é muito forte. Grande Litoral .

Os 20º de costa a costa ( de Caminha a V.Real ) têm os dias contados.
Para os do litoral norte ( eu diria todo o litoral oeste), mete dó, ver o regresso da nortada.
Podia vir aí qualquer coisa como uma transição rápida para uma Lestada Geral.
Agora viria o sol sem arrefecer a água a Oeste e aquecendo-a no litoral sul.
Assim é por vezes. e é Verão...
Mas não .Eram já muitos dias sem nortadas.Era muita fruta.
Ao menos que viesse chuva, mas nem isso...
( quem por aqui ao por-so sol, à beira-mar , hoje escolheu visitar,
sabe da mágoa. São tão pouquinhos os dias numa década como o fim de tarde /princípio da noite de hoje...)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu passei de "raspão" nos últimos dias pela Praia da Apúlia, e chamei-lhe um figo quando fui à água! Na 2ª quinzena de Agosto quando for para a minha habitual quinzena em Lagos, só espero que esteja ao mesmo nível :D
Pelo Minho tem estado tudo tão entusiasmado, que eu fiquei encarregado de fazer previsões para daqui a uma semana para uma série de instituições (de apoio social) de Braga que vão levar de autocarro os miúdos e miúdas para a praia na semana que vem, mas parece-me que a malta do norte se deixou envolver muito por esta "ilusão" da água a 20ºC, esperemos que não passageira. A nortada vem finalmente aí ? Ou nem por isso ?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de oeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 20/21ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 20ºC

Fonte: IM

Estranho mesmo muito estranho, nunca lembro-me de a costa ocidental ter a água mais quente do que a costa algarvia:lol:, não é que a diferença seja assim muita mas é um facto a realçar, agora vem a nortada, que vai gelar a água na costa ocidental e na costa algarvia também, enquanto o sueste não vier e se mantiver as nortada lá vai descer para os 18ºC/19ºC como tem acontecido nos últimos verões à beira-mar algarvia.:D Só espero que em Agosto esteja um caldinho aí com 25ºC.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Não é todos os dias que vemos Leixões a ganhar a Faro, no Verão ! :w00t:

boias010709.png


Instituto Hidrográfico

PS: A Bóia de Sagres está desactualizada desde ontem as 15h40.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Segundo o modelo de previsão da temperatura de água do mar do MeteoGalicia, é de esperar que pelo menos até amanhã a temperatura da água suba aí no litoral norte.

Previsões do modelo para o dia de ontem, em comparação com a previsão para o dia de hoje e amanhã (para as 18h).

sea_water_temperature018.png


sea_water_temperature042.png


sea_water_temperature066.png
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Sem qualquer duvida que com céu nublado se pode ter grandes dias de praia!
Ainda hoje no Guincho com céu nublado uma boa parte do dia,estava muitissimo agradável... Os 90% ou a percentagem que for que gosta da praia quase só pelo Sol perde estes grandes dias e fica com os dias da nortada,porque muitas vezes termos sol indicia muita nortada..E eu sinceramente prefiro vento inexistente,céu nublado e calor!

Mais uma vez a temperatura da água esteve impecável :eek: Mas como já esteve dias a mais com grande temperatura,ai vem ela,a senhora Nortada para acabar com as águas quentes :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Por acaso estive em Labruge - Vila do Conde no dia 30 de Junho, durante a tarde, e a água estava um mimo. Para além disso o tempo esteve fantástico com um sol agradavelmente quente, uma brisa de sul que eliminava o excesso de calor.
Poucos são e serão os dias assim neste litoral norte, mas os que há são verdadeiramente inesquecíveis.

Acho que faz parte da cultura nortenha suportar com brio as nortadas, os nevoeiros, os chuviscos, a água fresca (no limiar de água saída do frigorífico:lol:) durante o relativamente curto verão que temos. Mas também por isso sabe bem ter condições diferentes durante uns dias.


Gosto de ter férias de praia com calor e águas agradáveis, seja no Algarve, na costa alentejana\Vicentina, ou na costa oeste (aqui apenas na 2ª quinzena de Julho e 1ª decena de Agosto - por causa das nortadas que a partir daí são marcadas). Mas tirarem-me dias de praia nesta costa fresca do norte não!!! Mesmo que a nortada esteja presente, o nevoeiro, a água "gelada" (tenho sempre de dar o meu mergulho...) eu tenho de lá ir.
Em pequeno passava aqui 1 mês seguido de praia e nunca me queixei. Se um dia o tempo era esquisito para a prática balnear, o dia seguinte podia ser uma agradável surpresa - isto é verdadeiramente uma caixinha de surpresas...:w00t:
Estóicamente cheguei a resistir com recurso a 2 tapa-ventos e 1 guarda-sol a autênticos vendavais - nortadas com 40-50 km\h e rajadas superiores - porque me estava a saber bem levar com o sol no corpo e o vento para me refrescar: a solução seria bem, pior com mais de 30\35ºC na minha zona.

Percebo que para quem não se habituou a isto torça o nariz a fazer praia por cá, mas isto é bom, garanto! "100% money back guaranteed":D
Se não para as férias chamadas de "grandes", para uns dias bem passados (um fim de semana ou, melhor, a meio da semana - menos gente...)

Estou aberto a receber críticas de quem acha que assim não vale a pena fazer praia - mas eu sou assim! E como eu muitos há por cá...;)