Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...E tudo a nortada levou...

Que tristeza despedirmo-nos dos banhos no Oceano, a Oeste.
Tudo vai regressando à normalidade.
Não é fácil ver partir dias destes:
- águas anormalmente tépidas com nortadas ausentes.
Ciclo de dias assim, aqui,
demoram muito a voltar.
Entretanto o Mediterrâneo Ocidental está quente.
Agora,
um Leste/Sueste Global Sul -Peninsular ,
aqueceria as actuais frescas águas algarvias em 5º graus ou mais em pouco mais de 2 dias .
Lá virá a oportunidade, a ocasião...Por agora,as águas quentes insistem em permanecer para lá do estreito...
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
André, essa profundidade não é a profundidade da água no sítio onde está a bóia?
Também tive essa dúvida realmente..
AnDré disse:
Ah, sim. É capaz de ser isso.
Num lugar onde a profundidade da água é de 100 metros, é normal que a água esteja mais fria do que junto à costa (nas praias).

No entanto é estranha aquela diferença tão grande na Madeira.
No Caniçal a água é assim tão fria, quando comparada com a do Funchal?
Se for isso, penso que no caso dessas 2 bóias a diferença de temperatura não será pela profundidade, mas sim pela localização, sabemos que a zona do Funchal é muito mais "agradável" e protegida, talvez também isso se note na água do mar..

Após estas dúvidas, resolvi contactar o instituto hidrográfico que respondeu o seguinte:


"Os valores de temperatura apresentados na nossa página de Internet correspondem à temperatura superficial da água do mar. O sensor de temperatura está localizado na base da bóia ondógrafo. O valor de profundidade apresentado é referente à batimétrica onde a bóia se encontra fundeada, correspondendo à altura da coluna de água no local.

Relativamente à diferença de temperatura registada entre as duas estações, esta poderá estar relacionada com a circulação costeira local, provocada pela geometria da ilha. Alguns estudos realizados junto à Ponta de S. Lourenço permitiram identificar mínimos de temperatura superficial, associados à ocorrência de “upwelling” costeiro (afloramento costeiro), indicando uma possível explicação para a diferença de temperatura entre locais relativamente próximos."



Obrigado ao instituto pelo esclarecimento. :thumbsup:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
a temperatura da agua já vai nos 15º no litoral norte, 16-17º no litoral SW e 18º no litoral sul:cold::cold:

090709leixoes.png


E a bóia não engana :p

:cold::cold:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Após estas dúvidas, resolvi contactar o instituto hidrográfico que respondeu o seguinte:


"Os valores de temperatura apresentados na nossa página de Internet correspondem à temperatura superficial da água do mar. O sensor de temperatura está localizado na base da bóia ondógrafo. O valor de profundidade apresentado é referente à batimétrica onde a bóia se encontra fundeada, correspondendo à altura da coluna de água no local.

Relativamente à diferença de temperatura registada entre as duas estações, esta poderá estar relacionada com a circulação costeira local, provocada pela geometria da ilha. Alguns estudos realizados junto à Ponta de S. Lourenço permitiram identificar mínimos de temperatura superficial, associados à ocorrência de “upwelling” costeiro (afloramento costeiro), indicando uma possível explicação para a diferença de temperatura entre locais relativamente próximos."



Obrigado ao instituto pelo esclarecimento. :thumbsup:


Interessante e é um exemplo vivo de que a temperatura dada numa bóia não pode representar uma região inteira.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
27 ? Viste bem o mapa ?

s88g1800.gif

Claro que vi bem, obrigado.
Referia-me há última vez que o vi que foi há 2 dias atrás e não estava de facto muito diferente.
27ºc é um valor extremo atingido na zona sul do território marítimo dos Açores, para estes últimos dias. Numa área mais vasta vai de 25 a 26ºc.
Junto aos Arquipélagos (penso que é isso que te referes), está um pouco menos ( sobretudo nos Orientais e Centrais).
Mas a tendência normal até é que suba ainda mais.

Dados medidos no ano passado em uma fase mais adiantada:



 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por mim já me satisfaço com 20º no litoral norte! Esses 27º e acima que referem, faz lembrar caldo, local onde não penso tomar banho:lol:.

Atenção que num dos mapas do AEMET já está nos 29ºc !! lol
A Corrente do Golfo não brinca em serviço.:D
Eu com 21-22ºc sinto-me bem e fico muito tempo dentro de água.
Já apanhei a água assim não poucas vezes na Costa da Caparica.
Em Monte Gordo, apanhei no ano passado o mar a 23-24ºc, enquanto um pouco mais a Oeste a água estava mais fria.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Belem, eu penso que continuas a ver mal os Açores no mapa da Aemet. Além de que agora que olhamos com mais atenção para o produto da Aemet, parece-me que ele não é muito certo ou então está desfasado uns dias pois ainda mostra temperaturas no litoral norte bem acima da realidade presente.


s88g1800.gif


Os Açores até estão com uma anomalia negativa, sobretudo a noroeste do arquipélago, que em parte atribuo ao "puff" repentino e falhanço dos modelos daquela depressão do outro dia. As bóias do Climaat estão infelizmente offline desde há uns tempos, mas segundo o IM a água nos Açores ronda apenas os 19ºC, modesto para esta altura do ano. Um pouco afastado sim, já aparecem umas pequenas bolsas próximas dos 27ºC, mais ainda são 400/500km a sul do arquipélago.

sstanom.gif






Relativamente a águas com temperatura dessa ordem, 27/28/29ºC como estão agora no Mediterrâneo, eu no início de Agosto de 2003 apanhei 27ºC em Monte Gordo e no Mediterrâneo nalgumas zonas passou dos 32ºC. Recordo-me que não era propriamente desagradável, até era divertido, mas era uma sensação um pouco estranha. E se por acaso fizéssemos algum esforço, um pequeno desporto aquático na água, não havia qualquer sensação de frescura, antes pelo contrário. Essas partes eram um pouco desconcertantes :)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Relativamente a águas com temperatura dessa ordem, 27/28/29ºC como estão agora no Mediterrâneo, eu no início de Agosto de 2003 apanhei 27ºC em Monte Gordo e no Mediterrâneo nalgumas zonas passou dos 32ºC. Recordo-me que não era propriamente desagradável, até era divertido, mas era uma sensação um pouco estranha. E se por acaso fizéssemos algum esforço, um pequeno desporto aquático na água, não havia qualquer sensação de frescura, antes pelo contrário. Essas partes eram um pouco desconcertantes :)

Concordo contigo, Vince. Nas piscinas dos health clubs, por exemplo, com água a temperatura a esse nível, depois da 1ª sensação agradável quando entramos, ao fim de algumas braçadas o calor começa a incomodar, como que suamos dentro de água, apetece-nos refrescar:p.

No mar, com ondas, a sensação de calor vem mais rápido, 22-23º será talvez o limite do agradável para uma pessoa normal, que nade e se movimente dentro da água...;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Por mim já me satisfaço com 20º no litoral norte! Esses 27º e acima que referem, faz lembrar caldo, local onde não penso tomar banho:lol:.

Pois,é mesmo! Em dias quentes vamos ao mar para refrescar,e não sabe a nada..Vimos para a toalha com um sabor amargo,de que a ida ao mar foi um pouco em vão. Nada melhor que o Oceano Atlantico nos seus 19 graus,com algumas ondas..Para caldos sem ondas,já se tem a piscina :p