Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Run do GFS das 0z a trazer mais do mesmo a curto prazo mas a alterar bastante o médio prazo:

1) Depressão a completar o seu trajecto ao longo do atlântico no Sábado, centrando-se junto à costa afectando Portugal Continental de forma moderada, sendo esperada alguma chuva, não sendo de descartar a hipótese de uma ou outra trovoada.

2) Após dissipação da depressão nem sim nem sopas, com uma entrada de leste a meio caminho e o Anticiclone mais próximo. Nem chuva e nesta run muitíssimo menos frio. A acompanhar as próximas runs.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Esqueceste-te de acrescentar aí "e trovoadas"...

:lmao:

penso que seja mais no domingo..

gfd.gif
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Run do GFS das 0z a trazer mais do mesmo a curto prazo mas a alterar bastante o médio prazo:

1) Depressão a completar o seu trajecto ao longo do atlântico no Sábado, centrando-se junto à costa afectando Portugal Continental de forma moderada, sendo esperada alguma chuva, não sendo de descartar a hipótese de uma ou outra trovoada.

2) Após dissipação da depressão nem sim nem sopas, com uma entrada de leste a meio caminho e o Anticiclone mais próximo. Nem chuva e nesta run muitíssimo menos frio. A acompanhar as próximas runs.

Uma ou outra trovoada? Só? Não me parece... :D

Vamos ter aguaceiros, podendo ser localmente FORTES, acompanhados de granizo e das tão desejadas trovoadas, este fim de semana promete uma boa caçada, mesmo que os modelos ainda tirem alguma intensidade já temos acção garantida. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma ou outra trovoada? Só? Não me parece... :D

Vamos ter aguaceiros, podendo ser localmente FORTES, acompanhados de granizo e das tão desejadas trovoadas, este fim de semana promete uma boa caçada, mesmo que os modelos ainda tirem alguma intensidade já temos acção garantida. ;)

Em Meteorologia tantas certezas costumam ser traiçoeiras ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Em Meteorologia tantas certezas costumam ser traiçoeiras ;)

Eu sei, mas temos o exemplo da Helena. Uma semana antes de nos atingir, já tínhamos (embora que poucas) certezas que ela ia realmente fazê-lo.

Com esta depressão é diferente, já estamos mais em cima da hora e os modelos continuam sem grandes alterações, tirando a precipitação e a deslocação. Eu percebi sim o que quiseste dizer com isso :) (quando maior é a altura maior é a queda), mas na meteorologia é sempre bom sonhar de vez em quando.

Tudo bem que se as coisas se alterarem e não chegarem a haver trovoadas :sad: aí sim fico triste, mas paciência, mais oportunidades virão. :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Dezembro 2008

esta depressao é de facto interessante pois atravessou o oceano de um modo invulgar e agora vai atingir portugal ainda com alguma força.
quanto ás previsoes a longo prazo tudo aponta para o establecimento de um fluxo de W/NW com probabilidade de precipitações fracas de origem frontal na regiao norte e temperaturas agradaveis.
a medio prazo virá algum frio na 2ª que se manterá até 6ª.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Interessantes runs das 12 z do ECM e GFS para Portugal Continental(na minha opinião)

Em relação a este fim de semana o GFS coloca precipitação em quantidades razoáveis...

Mas o pormenor mais interessante vem depois: O GFS volta insistir na componente de leste admitindo pela primeira vez a precipitação embora o AA continue por perto. O ECM apresenta no médio prazo a influência anticiclónica apesar de mostrar tb a componente fria de leste a entrar. Mas promete a mais de 200 horas, porque embora fortaleça o AA começa a aproximar uma vertente de norte tanto fria como húmida... mas esses são cenários ainda longínquos
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Nesta última saída do GFS parece-me uma situação muito semelhante à Helena para sexta dia 12, em que a entrada pre-frontal poderia deixar precipitações em forma de neve, nomeadamente em Bragança...o que acham?:huh:

Para frio já bastou esta Helena... :cold: Tão depressa não quero sentir frio... :p
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Estive a ver as previsões no Meteociel e o que me parece é que apartir do dia 10 vamos te de novo tempo frio com possibilidade de neve em cotas acima dos 800m, isto claro se houver precipitação o que me parece pouco provável.
O freemeteo também confirma essa previsão e até mete alguma precipitação.
Vamos lá ver...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Estive a ver as previsões no Meteociel e o que me parece é que apartir do dia 10 vamos te de novo tempo frio com possibilidade de neve em cotas acima dos 800m, isto claro se houver precipitação o que me parece pouco provável.
O freemeteo também confirma essa previsão e até mete alguma precipitação.
Vamos lá ver...

Não confies muito no freemeteo. ;) :unsure: