Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Vê na tabela do TuTiempo para o dia 9 de Janeiro deste ano, a pressão atmosférica: 942.1hPa.:surprise:

Eu sou novo nestas andanças mas tambem acho esse valor um pouco impossivel de atingir nesta latitude... não?

Enfim... estive a consultar o freemeteo e a precipitação prevista para o dia 6diminuiu... apesar disso eles colocaram la " Possibilidade de Forte tempestade com trovoada":surprise: ... sera de fiar?:lol:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Eu sou novo nestas andanças mas tambem acho esse valor um pouco impossivel de atingir nesta latitude... não?

Enfim... estive a consultar o freemeteo e a precipitação prevista para o dia 6diminuiu... apesar disso eles colocaram la " Possibilidade de Forte tempestade com trovoada":surprise: ... sera de fiar?:lol:

Não é totalmente fiável, mas também não se pode desconfiar de todo.
Verdade seja dita: vamos ter um Domingo e inicio de semana muito agitado, complicado para a condução, devido a possíveis inundações e cortes de estradas, apesar das últimas em menor quantidade devido à previsão de temperatura amena, insuficientemente fria para neve a cotas média, e talvez nem sequer a altas.

Para Segunda-Feira, existem inúmeros sites que prevêem neve para cotas média, por exemplo, para Viseu, são exemplo o Wunderground e o Freemeteo, na Run das 00Z, no entanto ainda tudo se altera, mas a chuva é certa, e muita instabilidade, com forte possibilidade de trovoada não vai faltar.

Mas pode usar outro sites de previsão, como o Weather-Meteo, MeteoConsult, AccuWeather, MeteoProg, MeteoBlue e muitos outros;).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde !!

De acordo com os modelos a unica coisa que destaco é criação de uma circulação zonal que originará ventos fortes de Oeste, uma muito forte ondulação de Oeste/Noroeste e umas situações de precipitação cuja localização e intensidade á presente data é completamente indefinida embora atinga mais fortemente o Norte e Centro devido ao fluxo zonal !!

Uma coisa parece certa. O tempo vai mudar definitivamente a partir de Sábado, e que me parece que se vai manter assim !!
Falta somente um empurrãozinho do NAO para que o sul seja mais contemplado .... mas isso tem sido interminalvelmente adiado :mad:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu sou novo nestas andanças mas tambem acho esse valor um pouco impossivel de atingir nesta latitude... não?

Na era moderna com registos só uma vez aconteceu algo do género em Portugal, a tempestade do século em Fevereiro de 1941: -> Severa tempestade de 15 Fevereiro 1941 em Portugal

Obviamente que esse valor deste ano em Espanha é um erro e só alguém distraído sem noção das coisas o poderia levar em conta.

Quanto às previsões dos sites, são como os modelos, vão mudando conforme os modelos que os alimentam também vão mudando.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta run do GFS nem há palavras para descrevê-la .....:mad:
Espero que a situação prevista depois de Segunda desapareça senão ...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
Esta run do GFS nem há palavras para descrevê-la .....:mad:
Espero que a situação prevista depois de Segunda desapareça senão ...

Já vi isto melhor Aurélio, tem sido sempre a mesma coisa, senão vejamos, 1º era no sábado e domingo passados chegou o dia e puff caíram 2 mm, depois é para 4ªfeira que é amanhã é insignificante a precipitação quando no domingo era cerca de 10 mm, agora é só precipitação para domingo, cerca de 35 mm, já teve bem melhor, hoje é 3ªfeira quando chegar 6ªfeira ou sábado mete 4 ou 5 mm e já é bom, é isto que tem acontecido nos últimos meses, se Dezembro manter a tendência e não mudar continuamos na mesma sina. A média para o mês de Dezembro em Faro é 115.6 mm.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Esta run do GFS volta a trazer esperança, muita chuva prometida para o próximo domingo, com depressões sucessivas a entrar pelo ocidente da PI.

gfs-2-120_opl4.png
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Esta run do GFS volta a trazer esperança, muita chuva prometida para o próximo domingo, com depressões sucessivas a entrar pelo ocidente da PI.

Caro Amigo Veterano, concerteza quereria dizer " ... com frentes sucessivas a entrar ..."

Depressões sucessivas parece-me difícil ... :)
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Que dois grandes monstros! Uma pressão de 945mb não é normal!
Ou é a minha ignorância que é enorme e isto é muito habitual:huh:?

Não me parece que seja muito frequente, e primeira imagem em particular parece-me muito inyeressante, com dois núcleos depressionários (945mb e 960mb), ou seja, um monstro barométrico complexo ... :eek:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Que dois grandes monstros! Uma pressão de 945mb não é normal!
Ou é a minha ignorância que é enorme e isto é muito habitual:huh:?

Poderá ser um "bicho" raro e notável (falamos de previsões e não realidade e até lá pode suavizar), naquela zona do Atlântico norte quase todos os anos haverá um ou outro durante o Inverno e nas previsões de modelos aparecem muitos mais que depois não se concretizam com essa intensidade. Muito anormal seria se fosse numa latitude mais baixa, quanto mais baixa a latitude mais difícil se vai tornado o cavamento profundo de uma depressão extra-tropical. Quando estas ciclogeneses explosivas ocorrem próximo de Terra são obviamente capazes de produzir enormes estragos , as chamadas Windstorms europeias
http://en.wikipedia.org/wiki/European_windstorm
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
Mais uma run, mais um corte na precipitação, já só vai em 27 mm, a este ritmo domingo nem chove nada aqui no Algarve. Espero que isto mude, porque nem a médio/longo prazo o cenário que dava há uns dias evaporou-se quase tudo. Maldito AA quer por onde ele ande, influencia sempre o Algarve de alguma maneira. Não há optimismo que consiga vencer olhando para os modelos e vendo o que tem acontecido no passado recente.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.