Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2009



nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Para Domingo, Tº amena...

rtavn782.png

Outra vez ???
Mapas de 850 hPa a serem entendidos como temperatura a 2 m do solo?
e depois fazem-se logo juízos categóricos?
Mas então?
Quem vier cá e souber um pouquinho , foge.
Quem não souber e vier cá para se informar,
depois verificará que no domingo a temperatura à superfície será bem
mais quente que o que aqui foi vinculado e
foge também, pela qualidade da informação.
Ainda ontem aqui o Costa alertou.
Como espaço livre que é vamos por isso mesmo respeitá-lo mais:
Participar neste colectivo deve ombrear todos os membros.
Mas , por favor,
este forum cresceu já o suficiente ,para não conformidades destas.
Oh Pedro, nada tem de pessoal.Obviamente.É só um ponto de ordem à "mesa" ...Mais um...Esperemos que sirva para algo...

E nada de Lestes ou suestes anunciados.
Porquê?
Com o persistente sistema de baixas pressões próximo da Irlanda
previsto pela generalidade dos modelos para os próximos dias ,
não é possível essa circulação.
Nem carne, nem peixe no interior,
litoral Oeste a voltar ao costume e
litoral algarvio de águas frescas à espera do levante que ainda vai demorar...
Chuvas?
Em algum Domingo que vem, , há a possibilidade daquele chuvisco morrinhento no Minho,
eventualmente no Douro Litoral.
Convecções? Até onde a vista alcança: zero...
Nortadas ? muitas :- fracas ou moderadas.
Temperaturas? o Strormy já as disse...
É Verão " à nossa maneira"...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu sinceramente, abstenho-me de grandes previsões.
Quando, uma vez ou outra visitei este espaço e reparei no teor e depois nas certezas de quem o postava, fiquei algo chocado e indignado mas nem disse nada. Claro que uns dias mais tarde tais previsões deram em saco roto. Por vezes até previsões com pouco tempo de antecedência. Mas isto nem é nada aqui com o Pedro, pois já antes de ele entrar aqui para o forum tal acontece.
Por isso, como já disse e digo de novo, cuidado com o que postam neste tópico.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Outra vez ???
Mapas de 850 hPa a serem entendidos como temperatura a 2 m do solo?
e depois fazem-se logo juízos categóricos?
Mas então?
Quem vier cá e souber um pouquinho , foge.
Quem não souber e vier cá para se informar,
depois verificará que no domingo a temperatura à superfície será bem
mais quente que o que aqui foi vinculado e
foge também, pela qualidade da informação.
Ainda ontem aqui o Costa alertou.
Como espaço livre que é vamos por isso mesmo respeitá-lo mais:
Participar neste colectivo deve ombrear todos os membros.
Mas , por favor,
este forum cresceu já o suficiente ,para não conformidades destas.
Oh Pedro, nada tem de pessoal.Obviamente.É só um ponto de ordem à "mesa" ...Mais um...Esperemos que sirva para algo...




Faço minhas palavras as que são aqui escritas, há que ter mais rigor quando se pôe estes mapas dos 850 hp.

Vou sugerir que quando alguem ponha neste topico, ou no das analises os erros cientificos como este dos 850 hp a extrapolar as temperaturas o seja apagado, e que a pessoa seja informada do porquê de...

Sei que é uma medida radical mas há que ter um pouco de senso comum de quem cá vem pôr estes mapas para determinar algo de tão complexo e complicado de prever como é as temperaturas à superficie.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu sinceramente, abstenho-me de grandes previsões.
Quando, uma vez ou outra visitei este espaço e reparei no teor e depois nas certezas de quem o postava, fiquei algo chocado e indignado mas nem disse nada. Claro que uns dias mais tarde tais previsões deram em saco roto. Por vezes até previsões com pouco tempo de antecedência. Mas isto nem é nada aqui com o Pedro, pois já antes de ele entrar aqui para o forum tal acontece.
Por isso, como já disse e digo de novo, cuidado com o que postam neste tópico.



Belem há situações ao nivel meteorologico que são de facil previsão, esta que estamos agora sentir é muito comum e de muito facil previsão(nortada), tal como exemplo de uma situação de bloqueio anticiclonico no inverno, com ventos de leste, e frio seco, ou quando é uma forte corrente de oeste que se prolonga durante 1 ou 2 meses. Agora na primavera ou no outono em altura de transição meteorologica, ai concordo em pleno que muitas das vezes falha quem aqui pôe previsões, e as intrepeta mesmo quem é profissional, ou como já foi dito neste forum que sistemas tropicais são extremamente complexos, e onde existem N de variaveis possiveis e imaginárias, e que as grelhas de modelagem no oceano seriam intremidaveis e os valores de energia são enormes de contabilizar, pois como não mora ninguem lá (tinha-se de pôr barcos espalhados, por onde esse sistema passa-se) para fazer levantamentos em altura em variados pontos, e é por isso que é de muito facil fazer um erro ou varios, a uma previsão a um sistema tropical.

Quem é profissional nesta area não interessa só o conhecimento cientifico que tem nesta area, é a experiencia também de anos de verificação (observação) de certos fenomonos que existem no nosso pequeno pais.
Tal se está a passar aqui neste forum de ciencia onde quem é amador terá que intrepetar os varios mapas que são dados gratuitamente pelos varios modelos matematicos globais com rigor e racionalidade senão este forum passará por ser uma banalidade para quem cá vem com mais conhecimentos ao nivel de ciencia.


ps: Salientar que anda aqui muita gente nova e com pouca experiencia ao nivel cientifico meteorologico, e que está a fazer erros de base, um dos exemplos que é mencionado é este dos mapa dos 850 hp.

Existe outro topico onde se estão a esquecer de lá postar(eu incluido) que é o das analises e alertas.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Boas, a partir do dia 20 julho vai chegar uma vaga de calor digna de registo

estou de ferias até dia 27 por isso não faz mal porque ainda quero aproveitar o calor a sério até ir trabalhar

fonte: meteociel
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas, a partir do dia 20 julho vai chegar uma vaga de calor digna de registo

estou de ferias até dia 27 por isso não faz mal porque ainda quero aproveitar o calor a sério até ir trabalhar

fonte: meteociel

Já se sabe o valor que têm previsões acima das 200h... (aproximadamente zero...) além de que "vaga de calor digna de registo é algo muito difícil de prever.

Até lá muito ainda poderá mudar... E vamos ver o caminho tomado também pelo ECM, NOGAPS e companhia...
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá a todos…

Sem me querer alongar e deste modo minimizar o risco de que este se converta em off-topic, como só posso falar por mim e como gosto de pôr os “pontos nos ii, ao contrário do que alguns pensam não fugi e entendo que não teria razões válidas para o fazer!
Através de uma M.P. esclareci o sucedido ao membro do 1º post que refutou o gráfico por mim colocado; além disso, e tal como é seu hábito, numa atitude sensata e por isso diferente de outras, o Vince já esclareceu devidamente qual o correcto proceder a aplicar neste tópico.
Eliminei o post fazendo simplesmente uso da função que o fórum me permite quando entendo que determinada colocação está incorrecta ou desnecessária.
Falhas todos nós cometemos, disso não tenho a menor dúvida, só acho que as críticas são bem vindas desde que sejam construtivas e não destrutivas quanto ao modo como são dirigidas o que visam sobretudo a satisfação do ego pessoal.
Penso que não é isso que se pretende! :intrigante:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Belem há situações ao nivel meteorologico que são de facil previsão, esta que estamos agora sentir é muito comum e de muito facil previsão(nortada), tal como exemplo de uma situação de bloqueio anticiclonico no inverno, com ventos de leste, e frio seco, ou quando é uma forte corrente de oeste que se prolonga durante 1 ou 2 meses. Agora na primavera ou no outono em altura de transição meteorologica, ai concordo em pleno que muitas das vezes falha quem aqui pôe previsões, e as intrepeta mesmo quem é profissional, ou como já foi dito neste forum que sistemas tropicais são extremamente complexos, e onde existem N de variaveis possiveis e imaginárias, e que as grelhas de modelagem no oceano seriam intremidaveis e os valores de energia são enormes de contabilizar, pois como não mora ninguem lá (tinha-se de pôr barcos espalhados, por onde esse sistema passa-se) para fazer levantamentos em altura em variados pontos, e é por isso que é de muito facil fazer um erro ou varios, a uma previsão a um sistema tropical.

Quem é profissional nesta area não interessa só o conhecimento cientifico que tem nesta area, é a experiencia também de anos de verificação (observação) de certos fenomonos que existem no nosso pequeno pais.
Tal se está a passar aqui neste forum de ciencia onde quem é amador terá que intrepetar os varios mapas que são dados gratuitamente pelos varios modelos matematicos globais com rigor e racionalidade senão este forum passará por ser uma banalidade para quem cá vem com mais conhecimentos ao nivel de ciencia.


ps: Salientar que anda aqui muita gente nova e com pouca experiencia ao nivel cientifico meteorologico, e que está a fazer erros de base, um dos exemplos que é mencionado é este dos mapa dos 850 hp.

Existe outro topico onde se estão a esquecer de lá postar(eu incluido) que é o das analises e alertas.


Com todo o respeito pelo o que disseste mantenho o que disse.:)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas, a partir do dia 20 julho vai chegar uma vaga de calor digna de registo ...

O Vitamos já aqui ventilou o que valem previsões a 200 horas.
Para muito menos ( 144 h), os modelos vão dizendo uma coisa hoje, desdizendo amanhã.
Ontem ,por exemplo havia quase um consenso geral entre eles, que a partir de 17 / 18 viesse a tal circulação de Leste / Sueste duradoira e consequentemente , viria o tal calor por muitos (os que estão de férias e não só ) desejado.
Hoje, já outro galo canto no poleiro e o só o GFS aponta ainda que titubeante
nesse sentido.
Isto está difícil de desbloquear .
Aquela vigorosa ( para a época do ano) depressão não sai de cima da Irlanda.
Com esta configuração , não haverá circulação de leste na P.I. .
E assim sendo nem a depressão morre , nem a gente almoça (um calorzito de verdade)...
Amanhã talvez volte o consenso , ou nem por isso.
Para já, verão suave , muito suave em muito Portugal Continental.
Ou seja , muito Verão Português...( quanto verão não é assim em Terras Lusas? )
Guardado estará o bocado . Ou não...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
COtI7h7O7wmOhyndKD1G


Nos últimos dias o GFS tem mantido calor quase extremo às portas de Portugal, na Andalucia parece que vai ser de assar, basta deslocar-se um bocadinho para Oeste e quem assa sou eu :lol:, é uma tendência que tem vindo a ser feita todos os dias, mas também tem ido sempre adiando, por isso, se calhar nem chega a acontecer.:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...E ontem era o GFS em contra-mão a anunciar o calor para o próximo fim de semana.
Hoje muito se altera:

ecmo.png
[/URL][/IMG]

ukmo.png
[/URL][/IMG]


O ECMWF e o UKMO, entre outros, abraçam agora essa possibilidade :
algum calor e porta entreaberta para calor de verdade.

Já o GFS parece dizer:

gfso.png
[/URL][/IMG]

esperem lá. Aonde é que vocês vão? Eu concordo com o por vós apontado.
Isto "inda tá " muito incerto.
-Pois é .mas nós achamos que tu é que tinhas razão e pronto,
lá fomos nós para aí.Afinal, éramos nós que A tínhamos .
Serão?
Esta dança dos modelos para apenas 6 dias é desconcertante.
E em tempo de marasmo , que haja algum entretenimento..
Para o imediato e mais próximo,
nada de substanciais mudanças ,
Verão mais a sul/interior ,
e norte/noroeste à espera de melhores dias...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Ao contrário de outros tempos, o Verão está amigo da brisa marítima, portadora de nevoeiros e humidade, que refresca o ambiente.:)

Nortadas e lestadas para já andam arredias, as previsões dos modelos estão num pára-arranca, o calor junto à costa não existe e mesmo para o interior não se verifica um exagero.

Mudanças à vista? Porventura, estamos ainda em meados de Julho, para já vamos usufruir deste Verão suave...:D