Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2009

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Tópico para o seguimento Previsão do Tempo e Modelos no mês de Maio.
 


Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
muito sol e calor até quinta feira pelo menos..sexta feira já parece haver uma descida da temperatura e o aparecimento de alguns aguaceiros fracos

o cape ainda tá muito incerto.. vamos aguardar :)


 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Maio 2009

Para quem está a contar ir para a praia, não esquecer o tapa vento.
Apesar das temperaturas máximas previstas serem de verão, a nortada deverá marcar presença durante a tarde.

Bom Dia André

onde é que posso ver essas previsões da intensidade do vento e direcção??
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Maio 2009

Bom Dia André

onde é que posso ver essas previsões da intensidade do vento e direcção??

Bom dia!

Os mapas são de uso interno do meteoPT.com, gerados a partir das runs do GFS.
No entanto, a partir do windguro tens também acesso ao valor numérico médio da intensidade do vento previsto e a direcção do vento. BAsta escolheres o lugar que pretendes.
O windguro também faz a leitura das cartas do GFS. :thumbsup:
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Maio 2009

Bom dia!

Os mapas são de uso interno do meteoPT.com, gerados a partir das runs do GFS.
No entanto, a partir do windguro tens também acesso ao valor numérico médio da intensidade do vento previsto e a direcção do vento. BAsta escolheres o lugar que pretendes.
O windguro também faz a leitura das cartas do GFS.

obrigado :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Maio, mês das trovoadas?

rtavn28811.png


:surprise: :shocking:

Ou será Maio apenas mais um mês como todos os outros?

Esperemos para ver... É sempre tudo a longo prazo, parece que só podemos sonhar, por enquanto... :rolleyes:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

As trovoadas andam cá perto... Mas só aparecem nos modelos a longo prazo. :(

Tal como alguns utilizadores aqui já referiram, todos esperemos que este mês nos traga bastantes fenómenos destes, já que nos últimos dois anos, pelo menos, o número de trovoadas não tem sido lá grande coisa.

Já agora, alguém é servido? :surprise: :shocking: :confused:

rtavn25211.png
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Maio, mês das trovoadas?

rtavn28811.png


:surprise: :shocking:

Ou será Maio apenas mais um mês como todos os outros?

Esperemos para ver... É sempre tudo a longo prazo, parece que só podemos sonhar, por enquanto... :rolleyes:


Este ano Maio Mês das Trovoadas:huh:, deixa-me rir:lmao:, o gfs adia sempre a festa toda:angry:, acho que ném podemos sonhar porque se continuar assim não vai acontecer nada:sad:, estou mesmo zangado com tempo:angry:...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

As trovoadas andam cá perto... Mas só aparecem nos modelos a longo prazo. :(

Tal como alguns utilizadores aqui já referiram, todos esperemos que este mês nos traga bastantes fenómenos destes, já que nos últimos dois anos, pelo menos, o número de trovoadas não tem sido lá grande coisa.

Já agora, alguém é servido? :surprise: :shocking: :confused:

rtavn25211.png

Se isso ai em frança chegar a acontecer...bem então estão tramados:shocking::eek:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Tempo de seca toda a semana com temperaturas no Sul na casa dos 30 a 35ºc de máxima na terça quarta e quinta...a partir de sexta descida da temperatura que poderá ser muito significativa no fim de semana 9 e 10 com ocorrência de aguaceiros e trovoada em especial no interior Norte e Centro...se nada mudar entretanto será mais ou menos isto!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
os modelos , no medio-longo prazo, andam a ( tentar) inventar algo para nos entertermos.
uma hipotese plausivel é que um embolsamento com origem sobre as ilhas britanicas provoque instabilidade sobre a peninsula lá para dia 11 ou 12 ao mover-se para SSW e depois para E.
aqui o mapa com a possivel trajectoria do embolsamento:

após este evento o GFS começa a delirar pondo o AA a W e em apofise polar com um sistema de baixas em superficie a estender-se até á P.I., a minha modesta visao e experiencia mostra-me que após o embolsamento o AA voltará a prolongar-se para a europa tal como nestes prox dias e o embolsamento acabará por se dissipar sobre o mediterraneo ocidental:unsure:
apesar de tudo o ensemble anda ás aranhas e há imensa incerteza e inconsistencia após o dia 9 portanto tudo é possivel....esperemos que a minha hipotese do enbolsamento se concretize:rolleyes::thumbsup:
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
As trovoadas andam cá perto... Mas só aparecem nos modelos a longo prazo. :(

Tal como alguns utilizadores aqui já referiram, todos esperemos que este mês nos traga bastantes fenómenos destes, já que nos últimos dois anos, pelo menos, o número de trovoadas não tem sido lá grande coisa.

Já agora, alguém é servido? :surprise: :shocking: :confused:

rtavn25211.png

Se isso ai em frança chegar a acontecer...bem então estão tramados:shocking::eek:
Tramados mas bem:shocking::shocking:
O menu tem direito a fritos e tudo:trovao: