Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2009



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Segundo o GFS. Não estou a dizer que vai, estou a dizer que, para o GFS, run das 6z, vai.

Certo. Mas nestas coisas do médio/longo prazo muitas vezes são meras divagações e é necessário por exemplo verificar alguma consistência contínua de situações, comparar diferentes saídas e preferencialmente até diferentes modelos. Penso que acaba muitas vezes por ser irrelevante estarmos aqui a olhar e comentar uma qualquer saída isolada sem que nela tenhamos visto algo de mais consistente. Isto não é uma critica, é apenas uma pequena observação. Já que há tantas pessoas aqui a terem o trabalho de olhar e comentar os modelos, com um pequeno esforço extra essas análises ficariam bastante enriquecidas se feitas de forma um pouco mais abrangente comparando saídas e encontrando tendências mais sólidas.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
As possibilidades de chuva para o fim-de-semana são razoáveis, segundo o GFS na recente Run das 12Z. A começar pelo sul no sábado à tarde e estendendo-se ao resto do país no domingo e 2ª feira:rain:.


gfs-2-30_thq2.png
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
As possibilidades de chuva para o fim-de-semana são razoáveis, segundo o GFS na recente Run das 12Z. A começar pelo sul no sábado à tarde e estendendo-se ao resto do país no domingo e 2ª feira.


Sábado a tarde haverá aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada no interior centro e sul.. :rain: o cape até está bom para formações convectivas no interior

Domingo mais uns aguaceiros mas penso que em termos de trovoada estará fraco..

e na madrugada de segunda feira chegará uma frente que irá largar chuva moderada e uma ou outra trovoada no litoral norte e centro também chuva ou aguaceiros fracos mais para o interior :)


CAPE para amanhã a tarde :

Interior centro e sul [ -2 e -3 ]
Interior Norte [ -1 ]


CAPE para Segunda-feira de manhã :

Litoral Norte e Centro [ -1 e -2 ]
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Maio 2009

As várias cartas de altitude apontam (Domingo, 10 de Maio às 12h00UTC) para o isolamento de um núcleo de ar frio em toda a estrutura vertical da atmosfera, numa posição a Oeste da Península Ibérica. Nessa posição, todo o território de Portugal Continental estará sujeito a acção desse centro de baixas pressões que se traduzirá no aumento da instabilidade e a possibilidade da ocorrência de aguaceiros e trovoadas em qualquer ponto do continente.

mas para Domingo o Cape não tá grande coisa..mas vamos a ver como será o dia...
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Boas pessoal.
Alguém já viu as previsões do IM de domingo para segunda de certeza, trovoada??? Será? :huh:
Será que podemos ainda ter festa estes dias? Ha quanto tempo não há trovoadas como deve ser em abril/maio? Lembro me perfeitamente de como era dantes, agora é sempre a mesma pasmaceira.
Será que podemos contar com alguma coisa realmente?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas pessoal.
Alguém já viu as previsões do IM de domingo para segunda de certeza, trovoada??? Será? :huh:
Será que podemos ainda ter festa estes dias? Ha quanto tempo não há trovoadas como deve ser em abril/maio? Lembro me perfeitamente de como era dantes, agora é sempre a mesma pasmaceira.
Será que podemos contar com alguma coisa realmente?



Sim , as previsões do IM prometem animação em especial para Segunda feira com a presença de uma depressão a Oeste de Portugal a poder potenciar situações de aguaceiros e trovoadas:

Previsão para 2ª Feira, 11 de Maio de 2009:

Períodos de céu muito nublado.

Aguaceiros temporariamente fortes e condições favoráveis à

ocorrência de trovoadas.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sul, rodando para sudoeste

e soprando temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) no

litoral a sul do Cabo Carvoeiro.

Nas terras altas, vento forte a muito forte (40 a 65 km/h)

diminuindo de intensidade para o final do dia.

Descida da temperatura máxima, mais acentuada nas regiões

do interior.

METEOROLOGISTA: Idália Mendonça

Só não entendo aquela do vento forte a muito forte nas terras altas, penso que não existe gradiente barométrico para tal e mesmo para o vento moderado a forte de sudoeste..provavelmente estarão a considerar rajadas de vento durante os aguaceiros e trovoadas...e não um vento constante que a meu ver será fraco a moderado no geral...

Por experiência passada, este tipo de depressões em Maio quando já existe mais calor na atmosfera são propícias a bons desenvolvimentos convectivos...a ver vamos como evolui a situação ..:thumbsup:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Maio 2009

Análise para esta tarde

Pormenor importante referente a esta tarde, os valores de CAPE e LI tem vindo a aumentar consistentemente desde ontem.

Últimas 4 saídas para as 15z de hoje:

cape.gif



Última saída (6z) para as 18z mostram o melhor CAPE do ano até agora, embora seja já "tradição" a próxima saída das 12z voltar a tirar. Veremos.

gfspicape012.png


A nível de precipitação o GFS aposta sobretudo no distrito de Portalegre ECMWF ligeiramente mais acima. O GFS tem o Cap (Capping Inversion) relativamente fácil de romper nalgumas zonas do interior.

Precipitação GFS/Meteopt 18 e 00z (acu. em 6 horas)

prec.gif


ECMWF/IM 18 e 00z (acu. em 6 horas)

ecm.gif


Contudo parece-me que nenhum dos modelos está a modelar muito bem a nebulosidade que tem vindo a entrar por sul que tem alguma convecção pelo que fica a dúvida do impacto disso em tudo o resto, como por exemplo se a nebulosidade for demasiada terá consequências na insolação e energia disponível.

Muito bom, este trabalho!
Apesar do episódio, mais gravoso, ter ocorrido na Península de Setúbal, em direcção Santarém, penso que o modelo reagiu bem.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Boas tardes! Sei que a pergunta é de dificil resposta mas será que se pode ter uma deia de como vai estar a manhã de amanhã aqui pela zona de Sintra e arredores? Penso que esta Baixa Pressão que tem estado a afectar hoje a nossa zona se irá afastar a pouco e pouco e prevejo que amanhã durante a manhã esteja tempo limpo ou quase e que volte a piorar para o fim da tarde com nova Baixa a aproximar-se de Oeste. Se alguém se quiser dar ao trabalho de concordar ou discordar de mim, agradeço.... É que amanhã de manhã é dia de BTT e a chuva, enfim, dá pouco jeito...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas tardes! Sei que a pergunta é de dificil resposta mas será que se pode ter uma deia de como vai estar a manhã de amanhã aqui pela zona de Sintra e arredores? Penso que esta Baixa Pressão que tem estado a afectar hoje a nossa zona se irá afastar a pouco e pouco e prevejo que amanhã durante a manhã esteja tempo limpo ou quase e que volte a piorar para o fim da tarde com nova Baixa a aproximar-se de Oeste. Se alguém se quiser dar ao trabalho de concordar ou discordar de mim, agradeço.... É que amanhã de manhã é dia de BTT e a chuva, enfim, dá pouco jeito...

Não me parece que vá chover ai de manha!! mas nestas coisas nunca se sabe não se pode afirmar nada a 100%! mas a possibilidade de ocorrer precipitação da parte da manha é pouca :)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não me parece que vá chover ai de manha!! mas nestas coisas nunca se sabe não se pode afirmar nada a 100%! mas a possibilidade de ocorrer precipitação da parte da manha é pouca :)

Pois! Esperemos que sim... Não é que não goste de chuva e trovoada mas há ocasiões em que dá pouco jeito... Obrigado pelo comentário...:)
 
M

Membro excluído 274

o6jkf7.png


2lsgzn8.png


ap9u94.png


A região norte parece-me ser a que mais condições reúne para ver algo esta noite! :)

Boa sorte! ;)