Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

:lmao::lmao::lmao::angry:
isto é mesmo para rir

Tal como já foi dito, em modelação isto é algo absolutamente normal para previsões a longo prazo...

É normal por exemplo vermos os chamados ensembles com 20 membros de um modelo... Nos primeiros dias eles são concordantes mas depois cada um deles "escolhe o seu caminho" um percurso que depende de muitas variáveis.
Vejamos um exemplo que pode explicar isto bem:

A figura seguinte mostra os membros do GFS, para geopotencial a 500hPa, estando representadas as iso's 516, 552 e 576 gpdam a 24h:
spaghetti24.gif

Perfeitinho, concordância quase total! Um mimo...


Agora pensemos uma coisa... Qual será a concordância num prazo próximo do que referes (336h)?
É esta:
spaghetti336.gif

Ora aqui está um diagrama digno de um Picasso, mas que meteorologicamente é digno do caixote de lixo mais próximo...

Agora penso ser mais claro o problema dos modelos a muitas horas...
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

GFS 06z:
calor e elevada hr até domingo, fresco e chuva fraca a moderada com algum vento , ate 6f e tempo seco e fresco aquecendo gradualmente apartir de sabado....:angry:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Concordo perfeitamente, é absolutamento normal as runs irem variando de run para run, principalmente vendo previsões a 300 horas, bem como é normal eles colocarem AA em cima de nós a essa distância e calhar-nos sempre com ele de cima !!
Senão vejamos há uns 15 dias, o padrão dominante da saída de dados do ECM e GFS era hoje estar com AA em cima, bem como estar calor, isto prai em 80% das saidas de dados de geradas.
Da data de hoje acontece exactamente o mesmo, sendo que o AA é o predominante no longo prazo, com alguma excepção, e todos os dias vamos dizendo o mesmo... NAO vALE PENA VER PREVISÕES A LONGO PRAZO .. e acho que vamos dizendo o mesmo desde Setembro !!
Pois bem hoje estamos com mais um dia em cima e vamos dizendo o mesmo, e vamos ver por quanto tempo mais vamos dizendo o mesmo !!

Esperemos que não tenhamos que dizer o mesmo por muito mais tempo !!
Previsões sazonais ... tudo muito confuso, já falei sobre isso no tópico em questão, mas só vos digo uma coisa ... isto cada vez agrada-me menos.
Espero dizer o contrário dentro de 10 a 15 dias :D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Tal como já foi dito, em modelação isto é algo absolutamente normal para previsões a longo prazo...

É normal por exemplo vermos os chamados ensembles com 20 membros de um modelo... Nos primeiros dias eles são concordantes mas depois cada um deles "escolhe o seu caminho" um percurso que depende de muitas variáveis.
Vejamos um exemplo que pode explicar isto bem:

A figura seguinte mostra os membros do GFS, para geopotencial a 500hPa, estando representadas as iso's 516, 552 e 576 gpdam a 24h:
spaghetti24.gif

Perfeitinho, concordância quase total! Um mimo...


Agora pensemos uma coisa... Qual será a concordância num prazo próximo do que referes (336h)?
É esta:
spaghetti336.gif

Ora aqui está um diagrama digno de um Picasso, mas que meteorologicamente é digno do caixote de lixo mais próximo...

Agora penso ser mais claro o problema dos modelos a muitas horas...

:lmao:
Já sabia que a diferença era grande, mas esse dá realmente vontade de perguntar porque é que há gente que ainda acredita nessas previsões...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Se fossim assim nem valia a pena usarmos este tópico, usavamos o Seguimento sul, norte, centro ....
E viamos o que caia do céu, ou então fazia como os antigos faziam, para saber qual o tempo dos proximos dias.... ao sol posto via-se se aparecia a cor vermelha quando este se põe (sinal de sol no dia seguinte), ou se no dia presente aparecia ao circulo á volta do sol (sinal de arco iris algures, creio eu .. logo sinal de chuva no dia seguinte) !!
É verdade que quanto mais tempo passa menor será a fiabilidade ... mas temos que saber lidar com isso !!
Um fortissimo NAO + ....
Além disso nós como doidos pelo tempo, sabemos ler os sinais que nos são apresentados e neste momento os sinais dizem-me !!

Alle AA Allé, AA Allé Allé ... ninguém para o AA Alle, Alle ... ninguém o AA Alle Alle :lmao::D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Se fossim assim nem valia a pena usarmos este tópico, usavamos o Seguimento sul, norte, centro ....
E viamos o que caia do céu, ou então fazia como os antigos faziam, para saber qual o tempo dos proximos dias.... ao sol posto via-se se aparecia a cor vermelha quando este se põe (sinal de sol no dia seguinte), ou se no dia presente aparecia ao circulo á volta do sol (sinal de arco iris algures, creio eu .. logo sinal de chuva no dia seguinte) !!
É verdade que quanto mais tempo passa menor será a fiabilidade ... mas temos que saber lidar com isso !!
Um fortissimo NAO + ....
Além disso nós como doidos pelo tempo, sabemos ler os sinais que nos são apresentados e neste momento os sinais dizem-me !!

Alle AA Allé, AA Allé Allé ... ninguém para o AA Alle, Alle ... ninguém o AA Alle Alle :lmao::D

Neste site, http://www.wxmaps.org/pix/prec4.html vejam como o GFS goza com os algarvios, fantástico, até faz um círculo :lol::lmao:, este ano se continua assim, vai ser bem pior que a seca 2004/2005. Ao menos em Outubro de 2004 havia ervas coisa que não existe este ano. Ainda dizem não vejam os modelos a mais de 300 horas eles acertam que nem cerejas, davam AA e claro temos AA e vamos continuar com AA. O pai natal este ano vem de camelo e não de renas.:lol:
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Não á erva ???
Bem aqui há e se querem que diga até cogumelos há e aos montes :w00t:
Eu já papei alguns mas só dos bons que á aqui ums quantos que só os comia a primeira vez :suicidio:
Quanto aos modelos a longo prazo eu já tenho tido sorte com eles, para falar verdade esta é primeira vez que eu vejo uma mudança tão abrupta.:(
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Quanto aos modelos a longo prazo eu já tenho tido sorte com eles, para falar verdade esta é primeira vez que eu vejo uma mudança tão abrupta.:(



Pois mas é irrealista pôr previsões a mais de 144 horas, e quantas vezes os modelos mudam de uma saida para outra saida!!

Por isso a proxima vez(já houve discussões anteriores, neste mesmo topico) coloca até 180 horas eeeeee....
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

mas queriam neve como o outono inverno passado???
estamos em Portugal..... isto não é a Russia
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Pois eu acho que os modelos até ao momento estão muito certinhos ... colocam AA em fila indiana até dia 15 Novembro !!
Mesmo o frio e a possivel chuva prevista na proxima semana ... basta um pequeno "sopro" do AA e "Deja Vu" !!

Mas isto vai mudar ... não sei quando, mas vai mudar !!
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

mas queriam neve como o outono inverno passado???
estamos em Portugal..... isto não é a Russia

Pois não de facto não estamos na Rússia mas também não estamos no Brazil ou em algum país tropical ;) pede-se um meio termo para já chuva com temperaturas de Outono ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Pois eu acho que os modelos até ao momento estão muito certinhos ... colocam AA em fila indiana até dia 15 Novembro !!
Mesmo o frio e a possivel chuva prevista na proxima semana ... basta um pequeno "sopro" do AA e "Deja Vu" !!

Mas isto vai mudar ... não sei quando, mas vai mudar !!

Não queiras ver o que não está lá nem vai acontecer...a chuva e o frio para a semana já ninguém o tira pode não chover ai mas em 90% do pais chove se bem que não seja em grande quantidade! mas ai também deve chover alguma coisa...para já é o Norte Domingo que vai tirar a barriga das misérias...a partir de segunda vem o tempo fresco e mesmo frio para o fim da semana :thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Não queiras ver o que não está lá nem vai acontecer...a chuva e o frio para a semana já ninguém o tira pode não chover ai mas em 90% do pais chove se bem que não seja em grande quantidade! mas ai também deve chover alguma coisa...para já é o Norte Domingo que vai tirar a barriga das misérias...a partir de segunda vem o tempo fresco e mesmo frio para o fim da semana :thumbsup:

Não .. não ... não foi isso que eu disse, eu disse :" Basta um pequeno sopro do AA", logo não pode estar lá !!
Fiz apenas referencia á corrente neste momento prevista já ser ... de norte e assim ser extremamente sensivel a um pequeno empurrão do AA ....
Claro que espero que não aconteça, mesmo que possa eventualmente não chover aqui (até porque deve chover qq coisita), ao menos chove noutro lado ... e sentir um pequeno friozito já sabia bem :D
Boas noites,
 
Estado
Fechado para novas mensagens.