Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Curiosa estas duas runs do GFS !!
Esta run das 12h segue a mesma tendencia da run das 6 h !!
Se por um lado pode ser mau e conduzir-nos a mais tempo de AA para cima de nós ... por outro lado pode ser o caminho aberto para um valente NAO negativo !!

EDIT: Bem esta run é o sonho de qualquer Algarvio .......
Parece-me que a chave para esta quinzena está naquilo que se vai passar entre os dias 3 a 5 Dezembro !!

É o sonho mas é de qq Português !!

Resumo: esta run segue a mesma situação das 6h, mas modela a situação de forma diferente, e que grandes cargas de água traria !!

Trovoada, muito vento e chuva ...... run boa demais para ser verdade !!
E coisas modeladas a cerca de 120 horas já é uma distancia muito curtinha ....

Não Percebo:unsure:, eu só vejo fortes chuvadas a partir do dia 7 de dezembro:confused:, como é que pode dizer uma coisa dessas que é no dia 3 ao dia 5:huh:.
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
A massa de ar frio, que se nota e bem já nas temperaturas do Centro e Interior Norte, poderá ir mais a Sul?

s91g1700z.jpg

Fonte
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Não Percebo:unsure:, eu só vejo fortes chuvadas a partir do dia 7 de dezembro:confused:, como é que pode dizer uma coisa dessas que é no dia 3 ao dia 5:huh:.

Vês isso agora! porque a tendência estava em dia 5 em diante, mas nestas ultimas saídas do GFS retirou para dia 5 e mete mais tarde :disgust: agora é seguir o ECM a ver se segue o GFS ou se temos uma guerra aberta entre os dois grandes modelos :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Então é passageira, certo?

Pensava que ficaria mais uns dias!:sad:

Não, nunca esteve previsto ficar mais de 24h! a partir do final da próxima madrugada já as cotas vão subir e a chuva diminui de frequência. A partir do dia 1 e dia 2 está de volta mas já sem o ar frio a acompanhar.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vês isso agora! porque a tendência estava em dia 5 em diante, mas nestas ultimas saídas do GFS retirou para dia 5 e mete mais tarde :disgust: agora é seguir o ECM a ver se segue o GFS ou se temos uma guerra aberta entre os dois grandes modelos :D

Não falava tanto em termos da precipitação prevista .... mas sim com a depressão que se vai formar algures entre os dias 3 a 5, e cujo movimento ainda é uma enorme incógnita !!
A precipitação é lá mais pro dia 6/7 Dezembro !!
É a mesma que o se ve no dia 6 (creio) previsto pelo ECM, e que ainda não se sabe como vai evoluir !!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Não falava tanto em termos da precipitação prevista .... mas sim com a depressão que se vai formar algures entre os dias 3 a 5, e cujo movimento ainda é uma enorme incógnita !!
A precipitação é lá mais pro dia 6/7 Dezembro !!
É a mesma que o se ve no dia 6 (creio) previsto pelo ECM, e que ainda não se sabe como vai evoluir !!

Eu também falava nessa depressão que era encostada a Portugal dia 5 e hoje se retirou para os Açores nestas saídas do GFS e nesse campo o ECM está a modelar bem melhor para nos que o GFS que agora deixa ficar um AA fraco sobre Portugal e a afasta como disse para os açores, mas estou convencido que amanha volta tudo ao normal e se-calhar já na run das 18.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.