Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Recordo ainda que aqui no sul normalmente as chuvas de Outubro (que não sejam de depressões em altitude) apenas costumam surgir na 2ª metade de Outubro !!!

Será? :rolleyes:

Escusado será dizer que o Freemeteo se baseia no GFS...

freemeteo.jpg


gfs2144.png
 


squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Boas perspectivas para aqui, esperemos que se concretize...é preciso água!!!:rain:

 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

Previsão para Domingo, 4 de Outubro de 2009

Regiões do Norte e Centro:
Céu muito nublado ou encoberto.
Períodos de chuva, por vezes forte no Norte e no Litoral.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de sul, temporarimente forte
(35 a 45 km/h) nas terras altas.
Descida da temperatura máxima, em especial no interior Norte.
Subida da temperatura mínima.

Região Sul:
Céu muito nublado, em especial por nuvens altas, apresentando-se
em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sul.
Chuva fraca no Alto Alentejo.
Neblina ou nevoeiro matinal no litoral Oeste.

Actualizado a 2 de Outubro de 2009 às 6:34 UTC

Previsão para 2ª Feira, 5 de Outubro de 2009

Céu muito nublado ou encoberto.
Chuva persistente, por vezes forte nas regiões a norte do sistema
montanhoso Montejunto - Estrela, estendendo-se gradualmente às outras
regiões.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de sudoeste, temporariamente forte
(35 a 45 km/h) e com rajadas até 70 km/h, no litoral Oeste e nas
terras altas.

Meteorologistas: Ilda Simões.

Actualizado a 2 de Outubro de 2009 às 6:34 UTC


Sim, parece que vamos ter finalmente a chuva de volta, quanto à sua intensidade isso só na altura o saberemos, mas em principio será bastante significativa e persistente pois a frente atravessa o País na diagonal SW/NE...e será bem alimentada por um fluxo de SW quente e húmido proveniente de latitudes mais baixas, o que poderá provocar quantidades de chuva apreciáveis em especial no Norte e Centro...

é aguardar para ver se tal cenário se concretiza ou não...:thumbsup:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
De recordar que o "excelente" Outono de 2006, também começou com uma frente activa em meados de Outubro, "animação" essa que só parou no inicio de Dezembro...pode ser que este ano se repita, mas veremos primeiro.;)

o que é certo é que precisamos dela:rain::rain:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Isso nem vai chegar ao Algarve, essa é que é essa. Viva a seca!!:disgust:
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
a previsão descritiva para domingo do IM já foi alterada.... agora chuva só no minho e douro litoral....

daqui a pouco já nao há chuva para ninguém
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Está tudo dentro do normal! Sábado mas principalmente Domingo a chuva é só no Norte e talvez Litoral Centro, chuva mais generalizada só a partir de Segunda e principalmente no Litoral e já na Quarta a abranger todo o território ;) sendo quinta uma situação de pós frontal com aguaceiros apenas...trovoadas em especial na quarta!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui se chover é na Quarta Feira e mesmo assim tenho muitas dúvidas !!!!

Aqui é sempre a secar !!
Mesmo no Interior Norte e Centro tenho dúvidas que chova alguma coisa de jeito !!:huh:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não sei onde é que o IM consegue ver chuva para aqui na Segunda Feira, se o GFS não dá nada .... :huh:

Tal como o vitamos disse, o GFS não é o único modelo que existe, o IM costuma consultar mais que um modelo, que eu saiba são o GFS, o ECM e outros também, e depois ainda tens que considerar que eles também dão atenção aos dados do output, usando-os também para as previsões, se não me engano.

Simples, o GFS não é o único modelo que existe :)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
o IM costuma consultar mais que um modelo, que eu saiba são o GFS, o ECM e outros também, e depois ainda tens que considerar que eles também dão atenção aos dados do output, usando-os também para as previsões, se não me engano.

Oficialmente o IM utiliza o ECM e o ALADIN (mesoscala). O que não quer dizer que não consultem também o GFS e outros... Certamente que o farão!

Tens aí uma pequena confusão :p O IM disponibiliza um "output" feito por eles do ECM e ALADIN. O "output" é do IM, através dos dados dos dois modelos. :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para os próximos dias parece haver 3 momentos distintos.

Numa primeira fase num ambiente de profunda instabilidade no mar a oeste ocorre uma ciclogenese secundária. Podem ver nesta imagem que até gera uma curiosa anomalia quente aos 850hPa.
O grosso desta perturbação parece ficar pelo mar enquanto segue para NE, embora no litoral norte possa ainda levar com alguma coisa no Domingo. Em anteriores saídas levava mais.

ciclo.gif


Forma-se uma linha de instabilidade (isto não são frentes frias) de Domingo para segunda afectando o país, no ECM de forma mais democrática, no GFS excluindo o extremo sul.

E quarta-feira forma-se outra linha instável do mesmo tipo, mas aqui já falamos de um horizonte temporal distante. São situações interessantes dado os valores de instabilidade presente.

gfso.gif


ecm.gif
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Desculpem estar a "chatear" com perguntas pouco cientificas mas não tenho tido disponibilidade para consultar tudo o que deveria: Domingo, como é? Zona de Mora, Ponte de Sor? Dá para um passeio ao ar livre ou nem por isso? Pelo pouco que aqui vi, chuva mesmo só a partir de 2ª feira, não? Venha ela e se possível, chuva a sério:):rain:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.