Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Tudo indica (GFS) que a frente quando nos atingir, na quarta-feira dia 7, vai estar em grande forma. :p

euro6120hr.png


1204.gif



Aviso: estes modelos têm fiabilidade reduzida, dada a distância temporal a que se encontram. Por isso nada de encomendar foguetes para fazer a festa. :p
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Tudo indica (GFS) que a frente quando nos atingir, na quarta-feira dia 7, vai estar em grande forma. :p

Aviso: estes modelos têm fiabilidade reduzida, dada a distância temporal a que se encontram. Por isso nada de encomendar foguetes para fazer a festa. :p

Não vejo onde está a festa, festa era se fosse no Sul, agora nos sítios do costume já é habitual, por este andar este ano ainda vai chover menos que o ano passado. O ano passado ainda tivemos o mês de Setembro com algo, este ano nem um mês de jeito.:disgust: Por este andar, para o ano vamos ter uma seca hidrológica grave.:disgust:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não vejo onde está a festa, festa era se fosse no Sul, agora nos sítios do costume já é habitual, por este andar este ano ainda vai chover menos que o ano passado. O ano passado ainda tivemos o mês de Setembro com algo, este ano nem um mês de jeito.:disgust: Por este andar, para o ano vamos ter uma seca hidrológica grave.:disgust:

Eu sei que este tópico é para seguimento de modelos e respectiva análise dos mesmos, e desculpem o off-topic, mas realmente esta seca já está a ficar preocupante, aqui durante 91 dias só caiu 1 milímetro de chuva e mesmo assim vai lá vai... :shocking:

E quem te diz a ti que não vais ter algo aí em baixo? Os modelos ainda vão sofrer montes de alterações... Tem calma... Como já disseram aqui no fórum, algum dia há-de chover! ;)
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Parece que esta depressão ainda tem muito p'ra dar, estou p'ra ver o que vai acontecer quando, e se, chegar a ser "absorvida" pela que irá estar em cima da Inglaterra...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
chamaram-me :D
Ouvi falar em "algum dia há-de chover". Acho que fui eu que disse e certamente vai chover ...
Mas entre chover .. e chover alguma coisa .... se calhar ainda demora um bocadinho mais, mas tenho fé que este ano será um ano digamos normal em todo o país.

As previsões sazonais já não estão tão boas .. mas para já ainda boas, a ver vamos se não fica tudo ao avesso !!
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
chamaram-me :D
Ouvi falar em "algum dia há-de chover". Acho que fui eu que disse e certamente vai chover ...
Mas entre chover .. e chover alguma coisa .... se calhar ainda demora um bocadinho mais, mas tenho fé que este ano será um ano digamos normal em todo o país.

As previsões sazonais já não estão tão boas .. mas para já ainda boas, a ver vamos se não fica tudo ao avesso !!

Não sei não, esta depressão de certeza, vai surpreender-nos, já se prevê um agravamento para as próximas 48h:unsure:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Tanta chuva se pede,que quando ela chegar vai ser em força.Segunda-Feira alguma chuva não deve faltar.E Quarta-Feira idem.No Norte se calhar até irá haver relatos de chuva forte!
Ok, no Sul vai ser pior :disgust:
Mas o Outono só agora está a começar...
Daqui a uns meses estamos nós-" Para que tanta ansiedade que tivemos em Setembro? " Temos 7 meses á frente para chover bem.
E como eu acredito que não há 3 Invernos iguais,este Inverno, dias de 5 mm de precipitação vão saber a dias fracos meteorologicamente falando :cool:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Boa semana em perspectiva. O tiro de partida será a Ilha da Madeira na parte da manhã de segunda-feira. Veremos como se comporta a frente quando por lá passar mas provavelmente estarão garantidos 30mm para a generalidade das regiões a norte do Tejo. Principalmente nas últimas 6 horas do dia 5 de Outubro. A segunda frente (a do meio da semana) veremos como se alinha... :)

semttuloec.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Previsão do GFS até dia 19 de Outubro vai chover tanto que até vou alugar um barco, para poder andar aqui no Algarve, tal vai ser a quantidade abismal de precipitação prevista, uns míseros 0.2 mm que fantástico:D. Lá para o Natal deve cair algo por aqui, talvez uns 3 mm.:disgust::disgust: E como não há 2 sem 3, vai ser um inverno histórico de tão seco que vai ser.:disgust: Outubro vai ter 0 mm ou se calhar ainda vamos chegar aos 10 mm mais do que isto não acredito.:disgust:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Previsão do GFS até dia 19 de Outubro vai chover tanto que até vou alugar um barco, para poder andar aqui no Algarve, tal vai ser a quantidade abismal de precipitação prevista, uns míseros 0.2 mm que fantástico:D. Lá para o Natal deve cair algo por aqui, talvez uns 3 mm.:disgust::disgust: E como não há 2 sem 3, vai ser um inverno histórico de tão seco que vai ser.:disgust: Outubro vai ter 0 mm ou se calhar ainda vamos chegar aos 10 mm mais do que isto não acredito.:disgust:

Concordo plenamente, e quem fala do Algarve fala do resto do país o anticiclone anda muito perto, assim isto não dá nada, fica tudo no mar. O único sitio do país em que deve chover em condições deverá ser no Minho e Douro Litoral o resto do país terá dificuldades em ver mais de 10 mm na semana inteira, mas talvez as coisas mudem vamos esperar para ver.

Se me dessem 1€ cada vez que retiram precipitação a esta hora teria mais de 1000€ :lmao:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Só se pode dizer. ' Em Portugal faz tanto calor e pó como na Arábia'.

Eu confesso que nem acredito no GFS para segunda ou quarta, a situação está-se a tornar caótica e não sei onde vamos parar se isto continua assim.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Vocês estão demasiado pessimistas. Uma coisa é dizer que é capaz de não chegar aos 10mm em nenhum lugar do Algarve este mês e que nalguns locais até possa não chover neste episódio. Outra coisa é dizerem que isso só não vai acontecer no Minho...
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Vocês estão demasiado pessimistas. Uma coisa é dizer que é capaz de não chegar aos 10mm em nenhum lugar do Algarve este mês e que nalguns locais até possa não chover neste episódio. Outra coisa é dizerem que isso só não vai acontecer no Minho...

O Minho é a região menos afectada pelo demónio (AA) quando passam pequenas frentes atlânticas na Galiza passam lá também.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.