Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Só se pode dizer. ' Em Portugal faz tanto calor e pó como na Arábia'.

Eu confesso que nem acredito no GFS para segunda ou quarta, a situação está-se a tornar caótica e não sei onde vamos parar se isto continua assim.

Acho que estão a ser pessimistas, esta depressão ainda tem muito p'ra dar, vai surpreender-nos, de certeza, as linhas de instabilidade são bastante boas, e se a depressão como se prevê piorar um pouco, nada esta acabado p'ra ja, ainda vamos ver cair uns bons mm de chuva:rolleyes:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vocês estão demasiado pessimistas. Uma coisa é dizer que é capaz de não chegar aos 10mm em nenhum lugar do Algarve este mês e que nalguns locais até possa não chover neste episódio. Outra coisa é dizerem que isso só não vai acontecer no Minho...

Ora era isso mesmo que estava a pensar...

é certo que as previsões apontam para mais chuva no Norte e Centro mas isso não quer dizer que não ocorra noutros locais...há sempre lugar para o imprevisto...vejam o satélite ,há boas formações a ganharem forma no mar...:thumbsup:

Eu acredito em boas chuvadas já partir de amanhã...mas sem serem nada de excepcional em princípio..e para a próxima semana , primeiro a começar pelo norte e centro e durante a semana podem estender-se mais para o sul...em especial na quarta-feira... as previsões são animadoras:thumbsup:

E também não queiram que logo quando chove seja de forma torrencial....E caramba ainda só estamos no princípio de Outubro...muita chuva há-de vir concerteza....
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Ora era isso mesmo que estava a pensar...

é certo que as previsões apontam para mais chuva no Norte e Centro mas isso não quer dizer que não ocorra noutros locais...há sempre lugar para o imprevisto...vejam o satélite ,há boas formações a ganharem forma no mar...:thumbsup:

Eu acredito em boas chuvadas já partir de amanhã...mas sem serem nada de excepcional em princípio..e para a próxima semana , primeiro a começar pelo norte e centro e durante a semana podem estenderem-se mais para o sul... as previsões são animadoras:thumbsup:

E também não queiram que logo quando chove seja de forma torrencial....

Acho que ja foi dito tudo:D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Penso que esta discussão é um pouco inútil e vai chover mais do que os 10mm no Algarve. Amanhã à noite já deve ser preciso levares o chapéu de chuva para ires ver a bola ao Zé Arcanjo... No sat24... a nebulosidade mais compacta já está a entrar pelo litoral norte e centro. Esta tarde deve começar a chover... :)

imageashxd.gif
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Penso que esta discussão é um pouco inútil e vai chover mais do que os 10mm no Algarve. Amanhã à noite já deve ser preciso levares o chapéu de chuva para ires ver a bola ao Zé Arcanjo... No sat24... a nebulosidade mais compacta já está a entrar pelo litoral norte e centro. Esta tarde deve começar a chover... :)

imageashxd.gif

Pois deve, as formações até são bastante boas, acredito, já na possível aproximação de algumas nuvens hoje, e talvez também alguma chuva.
:rain:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Só uma nota pouco importante as formações vão ficar e única e exclusivamente no mar e/ou a avançar para noroeste até à Galiza é um mero pormenor que acho pouco relevante :lmao::lmao:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Outra coisa muito relevante Mário é que se fosse nortada de 15 km/hora(rajadas),estavas a falar que ia tudo pelos ares.Agora,como é precipitação,vai tudo parar ao Minho.:lol: Que aqui no centro não vai chover muito,ok,ms que vai chover alguma coisa,é muito possível!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Outra coisa muito relevante Mário é que se fosse nortada de 15 km/hora(rajadas),estavas a falar que ia tudo pelos ares.Agora,como é precipitação,vai tudo parar ao Minho.:lol: Que aqui no centro não vai chover muito,ok,ms que vai chover alguma coisa,é muito possível!

Heee nem tanto ao mar nem tanto à terra :D

A única coisa que estou a dizer é que é complicado chover (pelo menos hoje) devido a um braço do anticiclone que está em cima de nós, excepto em cima do Minho e Galiza.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Heee nem tanto ao mar nem tanto à terra :D

A única coisa que estou a dizer é que é complicado chover (pelo menos hoje) devido a um braço do anticiclone que está em cima de nós, excepto em cima do Minho e Galiza.

AH nisso concordo contigo.Pensava que estavas a falar da próxima semana(Segunda a Quarta)!
Neste fim-de-semana também duvido que chova aqui no centro/Sul. ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
bem estou a ver que isto promete .... promete uma bela seca e uns belos dias de praia .... é o que este tempo promete !!

Pode ser que amanhã vá á praia !!
Entre Segunda e Quarta estou pensando em comprar um barco para conseguir andar aqui no Algarve !!

Depois se calhar vou comprar um fato de mergulho e uma cana de pesca ou uma "arma" para caçar os polvos que vão sair da Ria Formosa devido á subida das águas !!

O Algarvio1980 já combinou comigo irmos juntos á pesca :lmao::lmao::lmao::lmao:

Brincadeiras á parte .... aqui para o Algarve deverão ocorrer até Quarta cerca de 5 mm no máximo, e depois até dia 19 nada de chuva com um tempo espectacular, e o nosso "REI" a reinar .....

Tudo normal, portanto !!

Mesmo para a região Centro e maior parte da região Norte quero ver o que isto vai render !!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Calma conterrâneos algarvios, é muito normal no Algarve começar a chover apenas na altura da feira de VRSA, lá para dia 10, 11, 12... Recordo-me de no ano de 2003 começar a chover num dos dias da feira, o dia estava muito sereno e de repente a noite uma trovoada extraordinária, com inundações em Monte Gordo, até fiquei uma horas «preso» dentro do Nox! Depois, continuou a chover bem até ao início de Dezembro, Janeiro foi seco, Fevereiro teve um Carnaval muito chuvoso e a Primavera foi normal, com trovoadas em Março e Abril. Nesse ano hidrológico o sotavento acabou com precipitação acima da média (VRSA, se bem me recordo, com cerca de 680 mm). Ah, e Setembro de 2003 teve 0 mm, seco e quente!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Era bom era mantendo-se este tempo (tirando entre Segunda e Quarta), as temperaturas se mantivessem quentes e os ventos de Sueste para que este mês funcionasse como uma bomba relógio prestes a explodir :D

Pode ser que a 2ª metade de Outubro seja mais interessante e além disso mais vale o AA instalar-se agora no nosso território do que resolver instalar-se depois em Novembro e Dezembro :mad:
Muitas vezes um Outubro seco é um bom pronuncio !!
Acredito que a ultima semana de Outubro seja boa em termos de depressões ... caso contrário é porque estamos com verão de S. Martinho antecipado !!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Era bom era mantendo-se este tempo (tirando entre Segunda e Quarta), as temperaturas se mantivessem quentes e os ventos de Sueste para que este mês funcionasse como uma bomba relógio prestes a explodir :D

Pode ser que a 2ª metade de Outubro seja mais interessante e além disso mais vale o AA instalar-se agora no nosso território do que resolver instalar-se depois em Novembro e Dezembro :mad:
Muitas vezes um Outubro seco é um bom pronuncio !!
Acredito que a ultima semana de Outubro seja boa em termos de depressões ... caso contrário é porque estamos com verão de S. Martinho antecipado !!

Eu tenho saudades é daquelas depressões à superfície vindas da Madeira que estacionavam perto de São Vicente ou a sul de Santa Maria...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois tb eu ... tb eu meu caro Frederico, também eu ....

Pode ser que aconteça agora em Novembro porque este mês tenho muitas dúvidas !!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.