Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Eu não vejo assim tão longe as trovoadas para a semana em especial do Sul :) Como tinha dito não esta descartada essa possibilidade no sul uma vez que a SW vai haver boa actividade convectiva com a Madeira como a melhor colocada para as ver :) Mas basta um pequeno empurrão para E e já temos as nossas queridas trovoadas a bombar ;) e desta vez não seria apenas no interior pelo contrario! esta run das 12 tal como a de ontem está algo mais favorável para o continente especialmente o Sul...Veremos as próximas saídas! calor é que já ninguém o tira :hehe:
 


M

Membro excluído 274

Já dizia o ditado: Em Setembro secam as fontes e ardem os montes!

Pena que as fontes há muito que secaram e os montes hoje em dia ardem o ano inteiro! :(

gfs-1-174_qkt5.png

:hehe::hehe::hehe:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Embora esteja ainda a uma eternidade de distância, o weather watcher e o freemeteo estão a prever precipitação a partir da próxima 5ª feira, para Portugal...
Eu sei que não vale nada, mas nestes tempos de crise, qualquer coisa serve para nos agarrarmos à esperança de que isto vai mudar, mais cedo ou mais tarde, tem que mudar, começa a chegar a hora...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A avaliar pelas últimas runs quer do GFS, quer do ECM, o calor deverá voltar a apertar neste fim de semana até Terça ou Quarta. Provavelmente serão os últimos dias de calor intenso deste ano. Depois, e ressalvando as habituais reviravoltas dos modelos nesta altura do ano, é provável que se acabe com este marasmo meteorológico, com alguns fenómenos convectivos.
Interessante o padrão sinoptico que temos tido, com um forte anticiclone na Europa central. Já em Junho tínhamos tido altas pressões muito a norte. Se isto acontecesse daqui a uns meses, sem a dorsal africana a atrapalhar, e com a entrada de ar frio continental, poderíamos ter um Inverno rigoroso. Será que teremos o mesmo padrão no pico do Inverno?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bom poucos de nós já terão dúvidas de que o AA nestes próximos dias para além de se deslocar para o Atlântico norte, tambem irá "inchar" isto é a pressão no seu centro irá aumentar o que irá levar a que as depressões fiquem mais condicionadas a chegar cá, tudo dependerá do local onde ele se colocar ao longo dos próximos dias/semanas.

O positivo nisto tudo, é que ele ao deslocar-se para norte, para além de nos possiblitar a formação de uma depressão a sudoeste/sul de nós, ainda poderá eventualmente puxar ar frio do norte da Europa para cá :D é esperar para ver no que é que este caldo dá.



 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Dia 9 e não só!! penso que o sul pode ver trovoadas a partir do 9 em diante ;) mas lá está é uma lotaria saber onde...o Algarve poderá estar melhor colocado nem que seja para as ver ao largo mas perto ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando as previsões a curto/medio/longo prazo pode-se observar que o tempo previsto é aquele que neste momento está previsto.
Muito Sol, vento leste, algumas nuvens convectivas ...
Quanto a convectividade o mais provável é acontecer na proxima Quarta e Quinta Feira não devendo contudo ser grande coisa !!
Depois disso mais do mesmo ....

Pior que isso é aparentemente Outubro, Novembro e Dezembro ser mais do mesmo !!
Mas isso logo veremos ... Até lá aqui no Algarve gozem o Verão que durará até meio de Outubro !!