Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E no litoral, não vai chover?

Engraçado que o vento vai estar nulo durante todo o dia.

É normal?

É normal na medida em que sempre que a chuva se aproxima o AA afasta-se o sufeciente para que sejamos afectados por uma "calmaria" por parte da nortada.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Verdade que as condições sinópticas estão simpáticas e vão dando razoáveis chances de chuva até no litoral, pelo menos o GFS assim o vai prometendo..
Alguns RUN's melhores outros piores..
Mas não nos podemos esquecer que à escala dos modelos globais, não está lá muito presente este irritante upwelling na costa devido ao constante vento de Norte. Hoje a água em Carcavelos estava das mais frias que apanhei este ano, gelada mesmo..
Ou seja, embora a situação sinóptica se vá apresentando boa, há que lembrar o efeito negativo no litoral desta água gelada e do seu consequente "dum-dum mata cumulos"... :rolleyes:
Bom, mas esperemos que a situação sinóptica seja o suficientemente generalizada para pelo menos em boa parte minimizar este ponto contra..
;)
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
É impressão minha ou os modelos a médio/longo prazo prevêem a despedida do AA? Claro que a fiabilidade é praticamente zero, mas que vos parece?
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
As minhas esperanças começam a desvanecerem-se:sad::rain::(:

gfsgraphicphp.png
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Pessoal do Algarve, sempre se confirma o levante para a costa sul? Normalmente quando tal acontece as consequencias são o aumento da temperatura da água do mar e a ondulação que será maior certo?

Confirma-se pois! Os modelos não falharam e o levante entrou quando estava previsto, ou seja, esta manha. Fraco/moderado. Sim, as consequências são essas, para além de temperaturas na casa dos 30ºC e humidade mais elevada, aumentando a sensação de calor. Vai manter-se toda a semana, e de quarta feira em diante pode trazer mais humidade e alguma convecção. As condições sinópticas são favoráveis. Aliás os "cadáveres marroquinos" já cá pairam, e em Marrocos está explosivo, aliás como todo o Sahara Ocidental :D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
É pior a emenda que o soneto... o deslocamento do anticiclone para norte vai ter como consequências o bloqueamento de qualquer passagem de superfícies frontais, anular possibilidade de nortada e um aumento apreciável da pressão atmosférica... o único positivo com a subida do anticiclone será um eventual subida de uma perturbação de origem tropical ou a formação de alguma perturbação em altura no Sul do país


rtavn10211.png
 
M

Membro excluído 274

É verdade Minho! No curto/médio prazo as altas pressões parecem dominar a Europa e o Atlântico, na futurologia GFS colocam essa possibilidade, quiça com alguma actividade tropical no território nacional, mas concretamente nos Açores...

gfs-0-264_hbe7.png


gfs-2-264_pnj0.png


Para já esta "futura" perturbação ainda é apenas um Invest!:hehe:

STORMPLOT.GIF


Corrigam a minha interpretação se estiver errada!

Que seca de tempo!:(