Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008



LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Na minha terra ... 10 mm de chuva é equivalente a 1 cm de chuva (verdade universal):D
Quanto se existe equivalencia entre a quantidade de chuva e neve não faço minima ideia ... mas creio que também anda á volta do mesmo ...
1 cm de chuva = 1cm de neve :huh: , mas sinceramente não sei ...

1mm=1cm, cerca de 10x o volume;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A mudança já começou...

As nuvens ainda são poucas mas sopra já algum vento, constante e a espaços com algumas pequenas rajadas! Bem vinda Balduína... Agora tem lá calma contigo :unsure:
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Vão chegando as nuvens ao céu da Covilhã, com 19.5 graus na zona baixa da cidade. Será que vai cair um belo nevão na Serra? É que estão a dar neve para os próximos dias e com a quantidade de precipitação que se aproxima, logo vemos...
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Ah pá... eu estou dividida...
Aspectos positivos da Balduína: Amanhã estarão à venda estações metereológicas no LIDL e portanto vêm mesmo na hora certa :D E tempestade é sempre tempestade! <:)
Aspectos negativos: lá se vai a noite de serenatas na Praça do Município da Covilhã! :(
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Bem, já andava aqui com esta dúvida há algum tempo, mas agora que o Vitamos falou com neve na Estrela, aproveito para a expôr:

- 1mm de chuva é igual (ou aproximadamente igual) a 1 cm de neve?

Não tenho a certeza, mas penso que seja uma razão de 1:3, isto é, 1mm de chuva equivale a 3mm de neve recente em altura.

Mas como sou sempre céptico, diria que a forma geométrica dos cristais (que são vinte e tal diferentes) terá alguma coisa a dizer também. Se são preciosismos ou não, talvez!
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Por aqui o ceu já esta mto nublado, o vento sopra com rajadas por volta dos 28 km/h.
Pressão: 1011.9 hPa
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
a balduina está a mostrar os seus primeiros ares, isto é uma introdução, eu nem quero ver o desenvolvimento e claro a conlusão, que é a que terá mais festa:lmao::lmao:

nuvens cumulo, e muitos cirrus no céu, mas nada como os de ontem, que até contrails havia( tráfego aéreo)
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
boa tarde forum:D, Balduína a caminho, o tempo que de manha era de sol radioso, tornou se muito nublado, sigo com 19ºC
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Por aqui céu nublado... temperatura nos 22,2ºC !
O vento esse ja se faz sentir :D
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
em cima de mim tenho umas lindas mammatus a pairar,a chuva parece querer cair, o vento esse tem periodos de moderado, mas em geral fraco, mas sábado é que vai ser o festim, e estão todos convidados hehehehe:lmao::lmao::lmao::lmao: