Seguimento Sul - Agosto 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
muita muita muita poeira, que torna o ar seco e quase irrespirável e quem sofre de sensibilidade nos olhos está mesmo terrível,

Será mesmo da poeira sahariana ou de condições locais de pó, pólen ou poluentes? Talvez haja é um efeito de difusão da radiação solar intensa, daí a necessidade de óculos escuros, porque o ar não esteve assim tão seco. Faro por exemplo, no pico horário de temperatura às 18h tinha 42% para 29,6ºC e Vila Real de S.António quando entre as 12h e as 13h esteve nos 31,9ºC (ou mais) a humidade andava nos 22%.
O índice de calor mais elevado do que a própria temperatura do ar mostra que a humidade era elevada:
wMGm80j.jpg


Os modelos de previsão de concentração de poeiras à superfície não davam quaisquer valores significativos, inferiores a 10 microgramas por metro cúbico, bem abaixo do limite considerado saudável de 50.


Já a carga total, em todos os níveis, era significativa (e vai aumentar amanhã):
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Os modelos de previsão de concentração de poeiras à superfície não davam quaisquer valores significativos, inferiores a 10 microgramas por metro cúbico, bem abaixo do limite considerado saudável de 50.

Modelos. Nem sempre correspondem à realidade...
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
São 22:30 e estão 31,4ºC em Faro (cidade)..tem vindo a subir na ultima hora.

Passei em Faro pelas 21:30h e o termómetro do carro registava 30ºC

Depois de entrar na A22 em direção Quarteira , pouco depois de Guilhim ( Zona dos Parques de descanso A22) cheguei a ter 32ºC (21:50h) o vento estava forte e muito quente :calor:

Mapa:
TfV104r.jpg


Aqui está um pouco mais fresco , sigo com 28,4ºC

Extremos

Máxima 31,6ºC
Mínima 21,9ºC
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Zamora não é o mesmo que Cadis... :)

40 microgramas em Zamora, está quase no nível de alarme.

Eu sei. O pico da poeira foi por volta das 21h, mais coisa menos coisa. O modelo errou/subavaliou os valores. Usei a saída das 12h do dia 3 (a mais recente na altura):

W1Ax94c.gif


z6IsUWl.gif


(imagens atualizadas)

A estação está a 900 metros e não à 'superfície'. Ainda assim a primeira imagem corrobora, penso eu, a minha opinião.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Bom dia!

Ontem pelas 17h quando saí do trabalho, via-se uma extensa nuvem que parecia nuvem de fumo de algum fogo, até achei que fosse também nevoeiro, mas nada disso, eram mesmo as poeiras. É impressionante o contraste das poeiras com o céu limpo!
Publiquei uma foto do pôr-do-sol de ontem no instagram, já mesmo quando estava a anoitecer. As nuvens estavam todas laranjinhas, estava lindo!

lYf1DmO.jpg


Hoje pela manhã, na zona onde eu moro, que é mais interior, havia uma nuvem de pó/neoveiro/nem sei, não deixava sequer passar o sol. Aqui para o litoral está céu limpo e algum vento moderado fresquinho.