Seguimento Sul - Dezembro 2015



vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
:huh: estou um pouco confuso com esta mensagem. O "ontem" refere-se ao dia 1 de dezembro? Então a mensagem devia estar neste tópico. ;)

É extraordinário teres apanhado essa chuva, que pontaria, pois foi uma pequeníssima área onde foi registada, como se vê na estimativa de acumulado horário das 18h de ontem:

kJ44VHv.jpg


Nas estações, ontem, só há 0,2 mm na Fóia e 0,1 mm em Sines e na Zambujeira.

Sabias que a minha orientação no fórum quando muda de mês é péssima?! Pronto, tens aí a prova:lol:
Realmente aquilo foi mesmo só um pontinho! Ao longe parecia virga.


Bom, ontem (dia 3) esteve uma bela brasa, 22ºC, mas quando chegou a noite... arrefeceu imenso. De qualquer das maneiras, há dois dias que não há nevoeiro, nem orvalho em excesso, como havia.
Agora estão 17ºC, mas há muitas nuvens altas e às vezes até impedem os raios do sol de passar e fica mesmo frio. De resto... este tempo é chato, não traz novidades nenhumas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Qual é o record desta estação no presente mês?

Não tenho disponíveis dados para Aljezur. Não consta, claro, nas Normais on-line que estão na página do IPMA, visto que estas apenas têm para as capitais de distrito ( e nem todas). Nas Normais 1931-60 a estação ainda não aparece.
Ontem foram já batidos recordes por comparação com os dados disponíveis. A situação é acompanhada na Monitorização do Clima de Portugal.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Dia bastante abafado, muitas nuvens altas,de manha já nem geada havia...apesar das nuvens altas a temperatura disparou, já tenho um recorde de máxima para dezembro durante uns anos...acho eu
Max: 20,9°C
Min: 5,2°C
Tatual: 12,1°C
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e TiagoLC

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não tenho ideia em Aljezur mas provavelmente esse quase 25ºC em dezembro serão já muito perto do máximo absoluto... só consultando os dados do snirh... Sei que no OGIMET estão 29ºC de máxima em Faro para o final do mês de novembro, algures nos anos 80...

Mas confirmo a sensação geral de todos, nós aqui no Algarve apesar de ser ameno não podemos dizer que estas temperaturas são normais durante a noite. Estão 2-3ºC acima do normal.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
este outono é de um contraste brutal com o outono de 2004 que também foi muito seco só que nesse ano chegámos aos primeiros dias de janeiro com mínimas de -2ºC o que nunca tinha acontecido em Faro. Agora estão noites mais amenas do que frias.

Se está assim no momento mais frio do ano, como estará em junho ou julho de 2016? Acho que vamos passar muito mal com o calor...

Tenho pensado em aproveitar estas promoções de natal não para comprar aquecedores mas para comprar ventiladores... eu tenho algum medo do que vai ser o próximo verão.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Céu a limpar e a temperatura a descer rápido, estava a ver que hoje não descia....tenho estado ao ar livre e ate se estava bem com um casaco de meia estação mas agora já não se estava bem, está a arrefecer bem...
Tatual: 7,4°C depois de ter estado acima dos 10°C até as 23h, portanto agora é que a inversão está a começar...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Tatual: 5,7ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
a mínima de hoje foi de 4,4ºC
Alguma geada de manhã...
Neste momento sigo com 17,9ºC e vento fraco (5km/h) :lol:
que fartão de calor este ano :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Alguns cirrus neste momento a tapar mais o sol, 17,7ºC
A máxima até ao momento é de 18,4ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Estou numa horta de uns familiares meus, e já tiveram de regar as suas plantações, sinceramente nunca tinha visto ser preciso regar em pleno dezembro, só por aqui dá para perceber que a situação não está a ficar nada boa...já dizem até que se isto continuar assim, chegamos a março e já não há uma pinga de água nas ribeiras, o maior problema é mesmo estas temperaturas que não teimam em baixar principalmente durante o dia...