Seguimento Sul - Dezembro 2015



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A situação está má. Este ano antes de Outubro e pela primeira vez vi os piornos da praia a secar... agora estão a rebentar com estas águas. Em algumas zonas da serra no sotavento os pinheiros também estavam a secar e os loendreiros nas ribeiras estavam a secar...
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Hoje pela manhã ainda havia muita chuva daquela miudinha, tanta que até parecia que havia nevoeiro. Por onde passei, estava tudo cheio de poças de água, até fiquei muito contente de ver os campos e estradas assim, é sinal de que caiu, mas não foi toda de uma vez :rolleyes:
Agora, céu meio nublado por nuvens altas, o sol passa um pouco, mas nada de especial, vento nulo a fraco.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Depende de onde estiveres a falar penso que Portalegre tem uma média anual de 850 e tal mm, na zona da serra ainda será mais, Elvas, Avis, campo Maior e por aí fora é que estão dentro desses valores que referiste;)

A serra de São Mamede e a zona de Nisa têm valores acima dos 800 mm, não é por acaso que o carvalho-negral e os carvalho-alvarinho são as árvores dominantes da vegetação potencial da região, juntamente com o castanheiro. E na zona nascem vários cursos de água importantes.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
As fontes termais de Tavira estão secas.

O pego do Inferno está seco.

Não sei se isto terá a ver com uma maior exploração das águas subterrâneas em projectos agrícolas da região, mas a minha aposta vai mais para a falta de precipitação. A ribeira de Portel que forma o rio Gilão com a Asseca praticamente só teve água em Novembro de 2014. O mesmo sucedeu na ribeira do Almargem.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Céu novamente mais nublado...
Tatual: 12,8ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A serra de São Mamede e a zona de Nisa têm valores acima dos 800 mm, não é por acaso que o carvalho-negral e os carvalho-alvarinho são as árvores dominantes da vegetação potencial da região, juntamente com o castanheiro. E na zona nascem vários cursos de água importantes.
Penso que te querias referir mais á zona de São Mamede e Marvão devido á altitude , Nisa não tem tanto essa vegetação como os castanheiros por exemplo, alias ainda cheguei a trabalhar na apanha da castanha nesses concelhos de Marvão, Porto Espada, Santo António das Areias, também por curiosidade essas zonas são bem frias no inverno quando lá estive em muitas manhãs em Novembro( não este ano) o carro marcava ás vezes -3 e -4, talvez com mínimas semelhantes ao que o Joralentejano regista ao até mais baixas.
Bom, e por aqui segue mais um dia de céu muito nublado sem abertas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
:intrigante: querem mais "Albufeiras"? Janeiro poderá ser memorável, a previsão dos modelos para as duas primeiras semanas assim faz pensar, mas entre chuva fraca persistente que regue mas não transborde e desastres não tenho dúvidas sobre qual desejar. ;)

StormRic, o que não falta no Algarve é outras "Albufeiras". :D Será, que resulta, pedir à meia-noite com uma passa um desejo quero que 2016 seja como o Outono de 1989. :D Eu cá, tenho muitas dúvidas, que resulte. :inocente:

Boas, por aqui, dia de céu nublado, neste momento, com um tecto de nuvens baixas. De manhã, choveu ainda 6 mm. Dezembro acaba com apenas 29 mm, pura miséria, chove tanto em Dezembro como a média do mês de Setembro nos últimos 8 anos. :buh:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
12,0ºC e vento fraco. Mínima de 10,0ºC e máxima de 12,9ºC.

Entretanto, um sundog por aqui :)
zm76dNgl.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas...
Hoje o pôr do sol parece que foi bonito, mas tinha casas á frente, só conseguia ver algumas cores mas era muito pouco, não dava para fotos...
Máxima de 13,3ºC
Mínima de 9,1ºC
Tatual: 11,4ºC
79% HR
vento nulo

 
  • Gosto
Reactions: StormRic

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Entrando um pouco em off-topic,

Nisa tem como vegetação potencial o carvalho-negral, nas zonas graníticas, contudo devido à acção humana o carvalhal desapareceu e foi substituído pelo sobreiro, em parte devido a uma intensa selecção positiva: o sobreiro e também a azinheira têm protecção legal e há a questão da cortiça.


http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000/resource/sic-cont/s-mamede

Sendo uma região com produção de queijos há séculos... onde há pastoreio em Portugal houve intensa desflorestação devido aos incêndios.

Desejo um óptimo 2016 com tudo de bom a todos os seguidores do fórum.