Seguimento Sul - Dezembro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estou numa horta de uns familiares meus, e já tiveram de regar as suas plantações, sinceramente nunca tinha visto ser preciso regar em pleno dezembro, só por aqui dá para perceber que a situação não está a ficar nada boa...já dizem até que se isto continuar assim, chegamos a março e já não há uma pinga de água nas ribeiras, o maior problema é mesmo estas temperaturas que não teimam em baixar principalmente durante o dia...

Para dar uma ideia das necessidades de rega, foi esta a evapotranspiração diária no concelho de Arronches dia a dia nesta última semana:

Sáb.28/11: 1,39 mm (1,39 litros por metro quadrado = 13900 litros por hectare)
Dom.29/11:1,77 mm
Seg.30/11: 2,18 mm
Ter.01/12: 1,44 mm
Qua.02/12:1,13 mm
Qui.03/12: 1,49 mm
Ontem: 1,64 mm

Somatório da semana: 11 l/m2 (um balde por semana por metro quadrado) para manter o mesmo conteúdo de água no solo, não chovendo que é o que o IPMA prevê na próxima semana.

Mapa da evapotranspiração de ontem:
28L98Zk.jpg


A água no solo nessa zona no fim de Outubro era superior a 60%. Não foi ainda publicado o mapa de fim de Novembro, o conteúdo terá baixado para menos de 50%, considerando uma capacidade média de 150 mm (depende do tipo de solo).
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Estou numa horta de uns familiares meus, e já tiveram de regar as suas plantações, sinceramente nunca tinha visto ser preciso regar em pleno dezembro, só por aqui dá para perceber que a situação não está a ficar nada boa...já dizem até que se isto continuar assim, chegamos a março e já não há uma pinga de água nas ribeiras, o maior problema é mesmo estas temperaturas que não teimam em baixar principalmente durante o dia...
Por aqui também já tive de regar este mês, já lá vai mais de 1 mês sem chover, por aí ainda arrefece bastante á noite, por aqui nem por isso a maioria dos dias tenho temperaturas mínimas de 12, 13/14ºc algo que não é muito comum para aqui neste altura do ano.
Hoje a máxima este perto dos 19ºc.
Veremos se a partir do dia 13 vem alguma chuva, o gfs aponta para esse cenário, esperemos que se concretize.
Edit: o gfs já cortou a chuva quase toda:angry::mad:
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Para dar uma ideia das necessidades de rega, foi esta a evapotranspiração diária no concelho de Arronches dia a dia nesta última semana:

Sáb.28/11: 1,39 mm (1,39 litros por metro quadrado = 13900 litros por hectare)
Dom.29/11:1,77 mm
Seg.30/11: 2,18 mm
Ter.01/12: 1,44 mm
Qua.02/12:1,13 mm
Qui.03/12: 1,49 mm
Ontem: 1,64 mm

Somatório da semana: 11 l/m2 (um balde por semana por metro quadrado) para manter o mesmo conteúdo de água no solo, não chovendo que é o que o IPMA prevê na próxima semana.

Mapa da evapotranspiração de ontem:
28L98Zk.jpg


A água no solo nessa zona no fim de Outubro era superior a 60%. Não foi ainda publicado o mapa de fim de Novembro, o conteúdo terá baixado para menos de 50%, considerando uma capacidade média de 150 mm (depende do tipo de solo).
Quer dizer então que a chuva de outubro também já está a desaparecer do solo...e bem depressa tendo em conta a altura do ano em que estamos...mesmo se não chovesse, se não estivesse tanto calor a evapotranspiração do solo devia ser no máximo 1mm ou até mesmo menos...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Por aqui também já tive de regar este mês, já lá vai mais de 1 mês sem chover, por aí ainda arrefece bastante á noite, por aqui nem por isso a maioria dos dias tenho temperaturas mínimas de 12, 13/14ºc algo que não é muito comum para aqui neste altura do ano.
Hoje a máxima este perto dos 19ºc.
Veremos se a partir do dia 13 vem alguma chuva, o gfs aponta para esse cenário, esperemos que se concretize.
Edit: o gfs já cortou a chuva quase toda:angry::mad:
Essas mínimas por ai são mesmo bastante incomuns nesta altura, pelo menos 7ºC ou 8ºC era o normal, enfim isto vai de mal a pior, aqui a salvação é a elevada humidade durante a noite, porque durante o dia não ajuda, hoje por exemplo tive uma HR mínima de 49%...isto não é nada normal nesta altura, este tempo é de abril e maio...
É verdade, de 50mm passou para 6mm :facepalm::facepalm: nem vale a pena ter esperanças...só em vendo é que acredito...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,;)
Tarde com alguns cirrus e nuvens altas...
Hoje como estava um tempo bastante agradável e como não me apeteceu ficar em casa fui passear:D, e tirei algumas fotos...
As tais nuvens altas e alguns cirrus apenas á volta do sol:
fLd4qQK.jpg

nos últimos dias tem havido sempre alguma névoa mas hoje o horizonte estava limpinho:
pZ30IWm.jpg

As árvores continuam bastante atrasadas:
O4ydJIl.jpg

e por fim o pôr do sol de hoje:
eDYSBVb.jpg

vaf5vvr.jpg

Um avião a deixar o seu resto no meio das nuvens...
diKwK3r.jpg

Espero que gostem :D
Resumo de hoje:
Max: 18,4ºC
Min: 4,4ºC
Tatual: 9,0ºC
72% HR
vento nulo
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Temperatura a descer e bem,
7,1ºC
83% HR
vento nulo

Por aqui durante a noite temos mesmo de acender as lareiras, ás vezes até me esqueço que durante o dia estão temperaturas de 20ºC..:p
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
:palmas: que lindas as fotos! Os horizontes daí são admiráveis, as serras bem longe, lindo! Gosto imenso das silhuetas ao poente, ficaram de sonho!
Esses cirrus são bem altos, quase pareciam nuvens nacaradas, estratosféricas.
Obrigado :w00t: sem dúvida, na vida real é ainda mais giro:Daté as eólicas se avistam, aqui na foto não dá para ver... gostei bastante do pôr do sol de hoje, ainda bem que apareceram algumas nuvens para dar alguma cor :rolleyes:
-----------------------------
6,3ºC
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: PTG e StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Está a arrefecer bastante:cold:
Tatual: 4,4°C
96% HR
Vento nulo

A mínima de ontem (5) é a temperatura que está neste momento, vamos ver até onde vai hoje...já se nota nos carros alguma geada...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Praticamente o mesmo, a única diferença é a humidade :p
__________________________
Agora estão os dois sensores lá fora:
1º-
4,2ºC
2º- 3,9ºC

Só por curiosidade e não querendo pôr em causa os registos (porque sei do potencial de inversão térmica dessa zona), os sensores têm algum radiation shield ou espécie disso(como no meu caso:hehe:)? Do estudo que tenho feito se o sensor não tiver qualquer proteção extra pode lêr valores mais baixos que o normal devido ao arrefecimento radiativo. Entretanto a temperatura pode também ser inflacionada se o sensor estiver cá fora mas junto de casa entenda-se por exemplo em janelas ou varandas etc.