Seguimento Sul - Fevereiro 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;195532 disse:
É pena não haver actividade electrica ainda...
A camara esta á espera da festa :D

Penso que não é de esperar grande actividade eléctrica. Foi nula toda a tarde, e já na Madeira também foi praticamente nula. Não sei ao certo o porquê (tenho que procurar algo que já li sobre o assunto) mas penso que talvez tenha a ver com nebulosidade envolvida em atmosfera com muita humidade em múltiplos níveis.


Entretanto parece que não vamos ter grandes rain-rates mas coisas mais calmas e persistentes. Nos montes/montanhas é que talvez haja mais água por efeito orográfico.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Penso que não é de esperar grande actividade eléctrica. Foi nula toda a tarde, e já na Madeira também foi praticamente nula. Não sei ao certo o porquê (tenho que procurar algo que já li sobre o assunto) mas penso que talvez tenha a ver com nebulosidade envolvida em atmosfera com muita humidade em múltiplos níveis.

Sendo assim não deve servir de muito uma noitada na praia de Faro para ver o fenómeno. :unsure:

De momento continua a precipitação mais fraca agora pois creio que a 1ª banda nebulosa já terá passado por aqui. :rain:

Edit: as núvens passam a uma grande velocidade de sueste para noroeste... e recomeça a chover com mais intensidade...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Às 22h10, com ausência de actvidade eléctrica:
Multi-Sensor_Precipitacion_Estimate_-_MPE.jpg
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
]ToRnAdO[;195561 disse:
Chove por vezes com muita intensidade...

Penso que o grande vem atras do centro a S / SW do mesmo...

Há condicões para a formação de um gancho!!;)

Gancho????
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui já não chove há alguns minutos!
Fiquei com 11,2mm acumulados.
Tive uma rajada máxima de 46,7km/h.
Pelo radar, parece que aqui para estes lados a chuva vai fazer uma pausa.

Esta situação ficou um pouco aquém do esperado!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
imagem excelente do radar de loulé:w00t:
denota-se perfeitamente a extrutura convectiva em bandas á volta do nucleo:D
a depressão encontra-se na posição mais favoravel ao nosso pais, dadas as circunstancias, e ainda em perfeita conservação, mas não apresenta actividade convectiva severa/forte em seu seio, talvez devido ás aguas frescas ( 15-17º) e interacção com as massas de ar frio na PI, actuando como escudo e que, de resto, é a causa do sistema ( um depressão quente) estar a ser desviada para leste.
olhando o airmass é notorio o envolvimento de todo o sistema em massas tropicais, sendo evidente o seu caracter nao-frontal.
nas proximas 10-20h o sistema deverá cruzar a zona de cadis e penetrar no mar de alboran.
devido á interacção com terra e zonas montanhosas assistir-se-há á disrupcção da circulação da baixa e dissipação num prazo de 12-24h, apesar de tudo a massa de ar quente, já integrada no sector quente de uma frente fria, deverá causar ainda bastante chuva ( estratiforme) no sul de espanha, baleares e sul de frança, entre o dia de amanhã e 6f.
aqui a evolução do nucleo nas proximas 12-18h:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Penso que não é de esperar grande actividade eléctrica. Foi nula toda a tarde, e já na Madeira também foi praticamente nula. Não sei ao certo o porquê (tenho que procurar algo que já li sobre o assunto) mas penso que talvez tenha a ver com nebulosidade envolvida em atmosfera com muita humidade em múltiplos níveis.


Entretanto parece que não vamos ter grandes rain-rates mas coisas mais calmas e persistentes. Nos montes/montanhas é que talvez haja mais água por efeito orográfico.

A sondagem de Lisboa e os perfis verticais propostos (em previsão) pelo Centro Europeu, tanto para Lisboa como para Faro, indicam uma atmosfera saturada mas com movimentos verticais pouco intensos (devido a inversão de temperatura...inversão frontal) as nuvens associadas a estas situações são os Nimbostratos que são nuvens de precipitação contínua.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A sondagem de Lisboa e os perfis verticais propostos (em previsão) pelo Centro Europeu, tanto para Lisboa como para Faro, indicam uma atmosfera saturada mas com movimentos verticais pouco intensos (devido a inversão de temperatura...inversão frontal) as nuvens associadas a estas situações são os Nimbostratos que são nuvens de precipitação contínua.
:thumbsup:

Foram exactamente essas formações que ocorreram por aqui a partir do meio da tarde, tendo dado origem a períodos de chuva que nunca foram intensos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A sondagem de Lisboa e os perfis verticais propostos (em previsão) pelo Centro Europeu, tanto para Lisboa como para Faro, indicam uma atmosfera saturada mas com movimentos verticais pouco intensos (devido a inversão de temperatura...inversão frontal) as nuvens associadas a estas situações são os Nimbostratos que são nuvens de precipitação contínua.

é uma optima explicação:thumbsup:
de facto o sistema é muito quente e humido, como não há gradiente vertical forte ( SST elevada ou frio em altura) é dificil manter convecção, e o sistema vai-se tornando numa bolha de ar quente e humido algo estavel..
apesar disto ainda tem força para manter a extrutura e assinatura proprias, sendo ainda uma baixa de caracter subtropical defenido.
só morrerá quando entrar em terra e a circulação for destruida tal como o fornecimento de energia termica totalmente "desligado":)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Penso que já nao vamos ter grande coisa por cá...ficou aquem das expectativas porque não nos atingiu em cheio mas no sul de Espanha a situação já parece bem diferente.
De certeza que vão ter bons acumulados de precipitação.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Tem chovido bem aqui desde à 30 min .
Esta-me a surpreender mais esta situação do que me surpreendeu ontem quando espera pelo menos uns 40mm. Vamos lá ver se ela continua a cair tão bem quanto até agora.