Seguimento Sul - Janeiro 2014

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Olhando para os dados a pressão também parou pelo que me parece mais um problema da ligação ao PC, já que mesmo que se a estação perder o sinal do emissor, a pressão continua a ser medida e processada pelo Cumulus.
A própria consola não tem dados, e a pressão só não aparecia porque eu tinha desligado a consola do PC para tentar reconectar com a estação. Enfim é esperar que dia de amanhã me permita resolver isto... Se tiver resolução. Bem mas com estação ou sem estação, uma coisa posso dizer, o vento acalmou por completo bem como a chuva, e a temperatura vai caindo bem. 4.0°C
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A própria consola não tem dados, e a pressão só não aparecia porque eu tinha desligado a consola do PC para tentar reconectar com a estação. Enfim é esperar que dia de amanhã me permita resolver isto... Se tiver resolução. Bem mas com estação ou sem estação, uma coisa posso dizer, o vento acalmou por completo bem como a chuva, e a temperatura vai caindo bem. 4.0°C

Muito estranho! Qual a distância entre o transmissor e o sensor?! Se for preferível falamos por PM.
Aqui mais abaixo, 5,1ºC.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Confirma-se o país a 2 velocidades... Inundações a Norte de Évora quando a sul praticamente nem choveu. Aqui no Algarve nem caiu uma gota no dia de ontem. Para os próximos dias nova situação de chuvas e ao que tudo indica ficará estacionária na região Centro até pelo menos Quarta-feira o que poderá fazer retornar as inundações em particular nesta região. A sul de Évora/Portel praticamente não choverá na próxima semana.
A continuar assim as discrepâncias serão enormes entre Sul/Norte no final do mês, será uma divisão entre seca moderada/severa e uma situação chuvosa acima do normal. Esperemos por melhores dias.


Hoje está um dia de Sol com algumas nuvens a aparecerem ao longo da manhã, vento nulo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Confirma-se o país a 2 velocidades... Inundações a Norte de Évora quando a sul praticamente nem choveu. Aqui no Algarve nem caiu uma gota no dia de ontem. Para os próximos dias nova situação de chuvas e ao que tudo indica ficará estacionária na região Centro até pelo menos Quarta-feira o que poderá fazer retornar as inundações em particular nesta região. A sul de Évora/Portel praticamente não choverá na próxima semana.
A continuar assim as discrepâncias serão enormes entre Sul/Norte no final do mês, será uma divisão entre seca moderada/severa e uma situação chuvosa acima do normal. Esperemos por melhores dias.


Hoje está um dia de Sol com algumas nuvens a aparecerem ao longo da manhã, vento nulo.

Eu não diria a 2 velocidades mas sim no Norte e Centro vai na 3ª quase a meter a 4ª, no Algarve diria que a caixa de transmissão avariou-se, porque não passa do ponto morto nem a 1ª conseguimos meter para arrancar. :D:lmao:

Boas, por aqui, o dia já está nublado com algumas abertas e temperatura amena.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estive a consultar a Direcção Geral de Agricultura do Algarve em Dezembro no Sotavento os valores de precipitação variaram entre 20 e 30 mm de precipitação no Sotavento menos que estava á espera .....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Estive a consultar a Direcção Geral de Agricultura do Algarve em Dezembro no Sotavento os valores de precipitação variaram entre 20 e 30 mm de precipitação no Sotavento menos que estava á espera .....

Eu vi, por exemplo, os dados da estão de Alte e Messines e andam à volta dos 55mm no mês de Dezembro o que acho que nem metade é da média para estas estações. Pelo andar da carroça juntando Dezembro e Janeiro não conseguimos fazer um bom Dezembro. Os totais desde Setembro nestas estações andam à volta dos 200 e pouco mm's.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu vi, por exemplo, os dados da estão de Alte e Messines e andam à volta dos 55mm no mês de Dezembro o que acho que nem metade é da média para estas estações. Pelo andar da carroça juntando Dezembro e Janeiro não conseguimos fazer um bom Dezembro. Os totais desde Setembro nestas estações andam à volta dos 200 e pouco mm's.

Penso que deverá andar em volta dos 150 mm de precuipitação média nesses sitios, aqui neste mês de Dezembro.
Portanto acho que choveu uns 30% da média !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Com vento de sul e sueste vamos ultrapassar os 20ºC durante a semana. Portanto passamos de janeiro para outubro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 6 jan. a 2 fev. 2014
Precipitação e temperatura com valores acima do normal
Na precipitação total semanal prevêem-se valores acima do normal, para as regiões centro e sul, na semana de 06/01 a 12/01, para o interior centro, na semana de 13/01 a 19/01 e apena para a região norte na semana de 27/01 a 02/02.
Na semana de 20/01 a 26/01 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para a faixa interior centro e sul, na semana 06/01 a 12/01 e para o interior norte e centro na semana de 27/01 a 02/02. Nas semanas de 13/01 a 19/01 e de 20/01 a 26/01 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Só me apetece fazer isto :lol: :lol::lol::lmao::lmao::lmao::lol::lol::lol:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sendo que para o IPMA "Sul" refere-se a todo o território a sul do rio Tejo, dentro de 48 horas essa previsão já deverá ser um acontecimento certo para uma parte dessa área.

Só fiz isto porque não existe previsão de qualquer chuva para os próximos 7 dias aqui para o Baixo Alentejo e Algarve, mas é verdade que quando os dados foram corridos ainda se previa chuva para todo o sul (há cerca de 3 dias atrás).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Sendo que para o IPMA "Sul" refere-se a todo o território a sul do rio Tejo, dentro de 48 horas essa previsão já deverá ser um acontecimento certo para uma parte dessa área.

Sim, há zonas a Sul do rio Tejo já com bastante precipitação por isso tens razão no que referis-te. Estamos numa situação um pouco estranha de que não me recordo de outra igual ou parecida pelo menos desde que faço seguimento aqui no forum, ou seja uma situação com muita chuva mais ou menos de Évora para cima e desta para baixo uma situação de precipitação nula ou residual.