Seguimento Sul - Novembro 2009

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estive há uma semana atrás no Algarve e no sotavento os campos estão todos secos. Antigamente, como costumava chover na altura das feiras de Outubro, os campos do litoral e do barrocal no final de Outubro já tinham erva bem verde. Este ano nada, só pasto seco!

Se não chover bem até Dezembro, então podemos começar a pensar na pior seca das últimas décadas.

No ano hidrológico 2003-2004 Faro acumulou perto de 450 mm e VRSA acumulou perto de 700 mm. Depois veio o ano hidrológico 2004-2005, que foi o que foi...

Agora tivemos um ano hidrológico 2008-2009 no qual se não me engano as estações do sotavento não atingiram os 300 mm... outro ano hidrológico assim e começamos a ser o deserto do Almeria...

Surpreendentemente, noutros pontos do Mediterrâneo à mesma latitude: Sicília, Grécia, Chipre, até tem chovido... mas no sotavento nada... Antigamente quando o estúpido do anticiclone ia para a Escandinávia ainda chovia no Algarve, mas agora nos últimos anos mesmo lá em cima não tira a influência de cima de nós!
 


Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,


Ontem, por volta das 22/23h ainda pingou por cá.
A Mínima esta manhã foi de 11,6ºC.


Neste momento sigo com 18,1ºC, vento de NNW com Chill nos 17,6ºC, prometendo um final de dia :cold:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite !!
Sigo com ceu limpo, e vento fraco de Norte com temperatura a rondar os 18/19º !!

Os campos estão secos, as terras lavradas com o mesmo aspecto de quando foram lavradas e as ervas que estão a nascer é á custa da humidade que tem caido, e que agora deve diminuir por causa da nortada !!:sad: (simbolo de constipação e não de choramingo)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado. Realmente è assustador para Novembro olhar os campos e ver tudo como fosse verão, pasto seco e nada mais.:disgust:

Máxima: 22.6ºC
mínima: 15.3ºC
actual: 16.2ºC
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Falhada a instabilidade da Primavera e como tudo agora indica a do próprio Outono, agora sim, começa a haver motivos de preocupação para o sul do País, porque já sabemos que as habituais frentes do Inverno são geralmente fracas para o sul.
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Olá bom dia,

Neste momento vento moderado de Norte, tive uma minima de 12.5ºC (Acho estranho ter normalmente minimas mais baixas que Tavira e Faro)

É com pena e tristeza ver a situação dos campos pela zona, a pouca relva que se encontra, deve-se à humidade dos ultimos dias. Mas chuva que é necessária, está dificil de aparecer.


Neste momento estou com 19.2ºC e 58% de Humidade.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Falhada a instabilidade da Primavera e como tudo agora indica a do próprio Outono, agora sim, começa a haver motivos de preocupação para o sul do País, porque já sabemos que as habituais frentes do Inverno são geralmente fracas para o sul.

Bom dia, hoje mais um dia de ceu limpo, está mais frio e vento forte de Norte (onde moro)
Preocupações para o sul Vince
Não acho, vamos ter ferozes tempestades para segunda metade de Novembro, e para a segunda metade de Dezembro :thumbsup:
As coisas estão a ficar mais prometedoras pra o meio do mês !!
 

Huelva-Espanha

Cumulus
Registo
20 Out 2008
Mensagens
161
Local
Huelva-Espanha
Olá Amigos:

Depois de tantos dias de calor em Huelva, com temperaturas de 30 graus no final de outubro, temos finalmente um alívio, hoje mínima de 11,4 ° e máxima de 24 ° ainda macio. Nada mais e espero que a chuva cai bem. vejo você depois.

Mais informaçao en meu blog.

Ate logo
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Bom dia, hoje mais um dia de ceu limpo, está mais frio e vento forte de Norte (onde moro)
Preocupações para o sul Vince
Não acho, vamos ter ferozes tempestades para segunda metade de Novembro, e para a segunda metade de Dezembro :thumbsup:
As coisas estão a ficar mais prometedoras pra o meio do mês !!

Espero que tenhas razão, estamos a precisar de umas valentes chuvadas :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Bela tarde de Outono com temperatura a razar os 22º aqui por loulé. De manhã já fez uma boa nortada que levou a pouca humidade existente nos campos. Força erva e arvores vocês conseguem sobreviver!!! Talvez devam criar espinhos...