Seguimento Sul - Novembro 2013

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Pelas 17h20 registava por aqui 9.2ºc e entretanto desloquei-me ao local que já havia citado noutro post de ontem para verificar qual a intensidade da inversão. Deparo-me com 4.2ºc pelas 17h30 , uma diferença brutal onde a distância não chegará aos 300 metros. Vou tentar colocar um sensor por lá a tempo inteiro para perceber qual será o potencial do local, sendo que à cerca de 20 anos lá perto, junto da casa antiga registei 2 noites com -8ºc.
Agora sigo com 6.6ºc , bela descida, quase 3 graus em meia hora.
Abc
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa tarde.
Pelas 17h20 registava por aqui 9.2ºc e entretanto desloquei-me ao local que já havia citado noutro post de ontem para verificar qual a intensidade da inversão. Deparo-me com 4.2ºc pelas 17h30 , uma diferença brutal onde a distância não chegará aos 300 metros. Vou tentar colocar um sensor por lá a tempo inteiro para perceber qual será o potencial do local, sendo que à cerca de 20 anos lá perto, junto da casa antiga registei 2 noites com -8ºc.
Agora sigo com 6.6ºc , bela descida, quase 3 graus em meia hora.
Abc

Interessante, de facto essa zona tem inversões bem fortes, tal e qual como a estação de Alvalade mostra nos seus registos. Uma questão, qual é o desnível entre esses 2 pontos? É que assim dá para perceber melhor a intensidade da inversão.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Interessante, de facto essa zona tem inversões bem fortes, tal e qual como a estação de Alvalade mostra nos seus registos. Uma questão, qual é o desnível entre esses 2 pontos? É que assim dá para perceber melhor a intensidade da inversão.

Não te sei dizer, não trouxe o meu altímetro, mas é relativamente curta a diferença de altura. Talvez seja algo perto dos 20 metros.
Na próxima semana volto cá e já trago outro sensor para colocar por lá, depois a minha mãe dá-me os registos.
Agora sigo com 6.3ºc
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não te sei dizer, não trouxe o meu altímetro, mas é relativamente curta a diferença de altura. Talvez seja algo perto dos 20 metros.
Na próxima semana volto cá e já trago outro sensor para colocar por lá, depois a minha mãe dá-me os registos.
Agora sigo com 6.3ºc

Assim sendo a encosta deve ser de fraco declive, bem 5ºC em 20 metros é bastante bom, esses valores são reveladores do quão intensa está a ser essa inversão.
Boa ideia, depois tenta colocar o sensor o mais junto possível à linha de água, de forma a obter o menor registo de t.minima possível. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e frio.

Máxima: 15.4ºC
mínima: 6.9ºC
actual: 8.5ºC

A descer bem, porque o vento é praticamente nulo. :D