Seguimento Sul - Outubro 2015

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Trombas d'água para indicar chuva forte é a mesma coisa que dizer mini-tornado para descrever um fenómeno intenso de vento. Em ambas as instâncias o termo está errado (e no segundo caso o 'mini' nem existe). A persistência em utilizar termos errados só contribui para a sua perpetuação e dificulta a clarificação posterior :)
Eu sei...
Mas eu percebi que ele não se referia a uma tromba d'água, só isso. Ficamos por aqui, que os moderadores ainda se chateiam :)
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Que saída monstruosa para o pessoal de Faro :surprise:
Preparem-se!
ZaAoeXw.jpg

Expectativa elevada, realmente são valores que não me lembro de ter visto...
Pode parecer ridículo mas estive a ver o farense-benfica b e não estava frio. Nem parece nada a borrasca que vamos ter.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado, com aguaceiros durante a madrugada.

Máxima: 19.4ºC
mínima: 15.3ºC
actual: 15.9ºC

Precipitação: 6 mm

Mau, mau, não gostei nada desta saída das 12 dos modelos, só o GFS(12z/18Z) é que mete o foco aqui, todos os outros colocam na zona de Sagres, querem ver que a culpa vai ser das bruxas, elas andam por aí esta noite. :huhlmao::D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e TiagoLC

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Boa noite ;)
Tirei esta foto esta tarde, pelas 16h30, na Barragem do Monte da Rocha (Ourique). O final do dia ficou marcado por esse tipo de "efeito" das nuvens, por todo o lado!

RKm43fl.jpg


Trombas d'água para indicar chuva forte é a mesma coisa que dizer mini-tornado para descrever um fenómeno intenso de vento. Em ambas as instâncias o termo está errado (e no segundo caso o 'mini' nem existe). A persistência em utilizar termos errados só contribui para a sua perpetuação e dificulta a clarificação posterior :)
Eu compreendo que as expressões do sul sejam um pouco "erradas", mas possivelmente na tua zona também há expressões diferentes e "erradas" para nós. Digo eu. Mas nós por aqui dizemos muito vai cair grande tromba d'água ou o facto de também chamarmos cordas d'água à virga, por isso, caso vejas algo do género por aqui, já sabes o que é. Não acho que isso leve a pensar que é exactamente uma tromba d'água, até porque ao entrarmos nos diferentes seguimentos devemos ter em consideração a localização e expressões que possam haver nessa região de Portugal. Mas isto sou eu que digo :lol:
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boa noite ;)
Tirei esta foto esta tarde, pelas 16h30, na Barragem do Monte da Rocha (Ourique). O final do dia ficou marcado por esse tipo de "efeito" das nuvens, por todo o lado!

RKm43fl.jpg



Eu compreendo que as expressões do sul sejam um pouco "erradas", mas possivelmente na tua zona também há expressões diferentes e "erradas" para nós. Digo eu. Mas nós por aqui dizemos muito vai cair grande tromba d'água ou o facto de também chamarmos cordas d'água à virga, por isso, caso vejas algo do género por aqui, já sabes o que é. Não acho que isso leve a pensar que é exactamente uma tromba d'água, até porque ao entrarmos nos diferentes seguimentos devemos ter em consideração a localização e expressões que possam haver nessa região de Portugal. Mas isto sou eu que digo :lol:

A expressão tromba d'água não se utiliza só no Sul, não é uma expressão meteorologicamente correta, mas em bom português aceita-se porque já está tão enraizado que uma tromba d´água é uma forte chuvada que já não há nada a fazer. :)

Ah... Boa foto. :D
 
  • Gosto
Reactions: vamm e TiagoLC

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Altura Algarve,
Já chove bem por aqui ha alguns minutos. O radar mostra o primeiro ataque a chegar. Do outro lado da fronteira também já cai bem
1db42dacd9b3f2d4520782ea1002665c.jpg