Sensação térmica, weather wunderground

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por Mário Barros 1 Fev 2012 às 00:13.

1. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Alguém me explica como funciona o parâmetro da sensação térmica no wunderground, é que por vezes dá, outras vezes não dá, eu não entendo se é da estação se é mesmo do próprio site e os parâmetros deles. Além que nem sempre está "ligado".

2. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Parece-me ser a partir de x temperatura, humidade e vento, também não sei bem mas também me costuma aparecer isso.

Collapse Signature Expand Signature
  3. CptRena

CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Eu vou dar a minha opinião e dizer que esse parâmetro de Sensação Térmica é o índice THW (Temperature Humidity Wind) e talvez o programa não esteja a considerar que Calm=0km/h e está a dar valores disparatados. Não sei se será isso ou não. Vou investigar ...

Cumprimentos

Collapse Signature Expand Signature
  4. shli30396

shli30396
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Dez 2010
    Local:
    Rio de Mouro, Sintra (200m)
    Se for o Windchill americano, para graus centígrados, a formula é esta:

Esta é normalmente a mais usada.

Ora, se o vento for nulo, só a primeira parte da fórmula é válida. Se a temperatura do ar for, por exemplo 5ºC, com vento nulo o windchill ficaria 13.12+0.6215(5)-0+0, que seria 16.3ºC mais ou menos, o que é impossível. Por isso é possível que eles apenas efectuem esse calculo a partir de uma certa temperatura, e de uma certa velocidade do vento. ;)

Aqui está um link interessante do nosso IM, onde é explicada esta fórmula e os seus parâmetros:

Índice Wind Chill

Partilhar esta Página