Será que começou o Outono?

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tive durante anos a fio dezenas de andorinhas-das-chaminés num armazém e meia dúzia de casais de andorinhas-dos-beirais à porta de casa e sempre foi normal partirem no início de Julho. Este ano algumas partiram há duas semanas e há uns três dias partiram as que ficaram. Já vi andorinhas a chegar no final de Janeiro assim como já chegaram quase em Abril. E o mundo ainda não acabou :lmao:
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Tive durante anos a fio dezenas de andorinhas-das-chaminés num armazém e meia dúzia de casais de andorinhas-dos-beirais à porta de casa e sempre foi normal partirem no início de Julho. Este ano algumas partiram há duas semanas e há uns três dias partiram as que ficaram. Já vi andorinhas a chegar no final de Janeiro assim como já chegaram quase em Abril. E o mundo ainda não acabou :lmao:

Aqui, as andorinhas já foram há muito, as cegonhas pelo menos aqui onde eu moro tenho 3 ninhos e também já partiram, o que é estranho tendo em conta, que em anos anteriores excepto o último Inverno elas ficavam por aqui, todo o ano.

Quanto à agricultura, eu acho que as coisas andam bem mais aceleradas do que quando era puto com 6/7 anos, lembro-me de ir à alfarroba em meados de Agosto, agora nos últimos anos quando chega a essa altura já tenho tudo apanhado, agora o que eu noto uma bastante diferença é nas azeitonas, lembro-me os meus avós apanharem a azeitona para o lagar em Janeiro e agora é em finais de Outubro e no mês de Novembro.