Serra da estrela- locais a visitar

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por kikofra 21 Fev 2009 às 15:44.

  1. kikofra

    kikofra
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    7 Abr 2008
    Mensagens:
    1,078
    Local:
    Leiria (115m)/Lourosa/Porto
    Quais são os locais que me aconselham a visitar?
     
  2. Hawk

    Hawk
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Nov 2006
    Mensagens:
    170
    Local:
    Funchal
    Calculo que já vai tarde, mas de qualquer forma fica aqui o meu conselho.

    Visto que és de Leiria aconselho a vires pela estrada nacional que vem de Coimbra (não sei qual é) e que passa pela Pampilhosa da Serra (para visitar a barragem de St. Luzia que é muito engraçada). De seguida vens em direcção ao Fundão e Covilhã que são umas cidadezinhas engraçadas, com destaque para a Covilhã onde o programa Polis também provocou umas mudanças. Mas porque certamente não queres ver cidades, sobes em direcção às Penhas da Saúde para ver as casas típicas e a lagoa (que é fantástica quando está gelada). Antes de chegares à Torre, desces no cruzamento para Manteigas, mas apenas durante uns 5 minutos) para visitares o Covão d´Ametade, que é onde nasce o Zêzere. Além disso tens uma vista fantástica para o Vale Glaciar.

    Voltas a subir para a Torre, onde provas o queijos e os presuntos no centro comercial da Torre e a estância de esqui. Desces em direcção a Seia e passas pela enorme barragem da Lagoa Comprida. Chegado a Seia, segues para Gouveia e, mais de uns 20 km à frente de Gouveia, aproveitas para almoçar no Folgosinho, no restaurante Albertino. 13€ e comes Leitão, Cabrito, Coelho e Javali além da sobremesa e bedidas. Muito bom e altamente recomendável. Do Folgosinho segues para Linhares da Beira para visitares o forte do Viriato e a própria aldeia rústica de Linhares. Depois, é só um saltito à Guarda para visitar a Sé e descer novamente para a Covilhã (via A23 porque a essa hora um gajo já está todo partido).

    Esta é a volta que costumo dar ao pessoal que não conhece a zona, e acho sinceramente que vale a pena. Vindo de Leiria é que vai ser complicado fazer tudo no mesmo dia...
     

Partilhar esta Página