SIC - Notícias - Agora mesmo

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Vá alguém que se acuse, qual de vós é o Sr. Antímiode Azevedo? Não seja tímido! Serás tu LUPER???? :p

Nem :D , vcs acham que eu sou o Sr Dr Antimio de Azevedo? Pelos vistos partilhamos de alguns pontos de vista, no que diz respeito ao período frio que ai vem :) . Mas pq dizes isso Kim?:lmao:
 


kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Nem :D , vcs acham que eu sou o Sr Dr Antimio de Azevedo? Pelos vistos partilhamos de alguns pontos de vista, no que diz respeito ao período frio que ai vem :) . Mas pq dizes isso Kim?:lmao:

Hehehe Como partilham alguns pontos de vista... e ele vive ai para as tuas bandas.. poderia ser :confused: ;)
 

JOÃO FONSECA

Cumulus
Registo
8 Fev 2006
Mensagens
141
Local
Torres Novas
Arquivo SIC



Mau tempo no litoral Norte e Centro



Previsão de "instabilidade meteorológica" até domingo








O Instituto de Meteorologia (IM) informou esta quarta-feira que são previstas até domingo, para as regiões Norte e Centro do país, condições de "instabilidade meteorológica", provocadas pela passagem de várias superfícies frontais sobre o território nacional.









Segundo o IM, durante os próximos dias são esperados ventos fortes, na ordem dos 60 a 80 quilómetros por hora, com rajadas nas terras altas do Litoral Norte e Centro do país.

Poderá registar-se também a ocorrência de precipitação, "que poderá ser pontualmente forte", e que se entenderá a todo o território.

Segundo a informação disponibilizada pelo IM, "haverá condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e ainda descida de temperatura máxima, em especial nas regiões do interior do país".

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Aveiro alerta os munícipes para a tomada de medidas de precaução, como a desobstrução das redes de águas pluviais, a limpeza de pátios e jardins, a desobstrução das caleiras e a calafetagem de portas e janelas.

No que diz respeito ao tráfego, a Protecção Civil de Aveiro aconselha "cuidados redobrados" aos condutores, devido à possibilidade de formação de lençóis de água e à fraca visibilidade.

Com Lusa


:rain:
 

JOÃO FONSECA

Cumulus
Registo
8 Fev 2006
Mensagens
141
Local
Torres Novas
Fenómeno El Niño está em formação
2006-09-17 09:46:03
Desde 1998 que não ouvíamos falar do fenómeno El Niño. Mas o último boletim da NOOA reaviva a memória, anunciando que poderão ocorrer novos períodos extremos de seca e chuvas intensas, devido ao aumento drástico da temperatura verificado nas duas últimas semanas no oceano Pacífico. Os sinais estão aí para prová-lo, dizem os peritos.
O último boletim divulgado pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOOA) alerta para a formação, no oceano Pacífico, de condições favoráveis à ocorrência de um novo fenómeno climático, conhecido como El Niño.
O boletim oficial, denominado "O El Niño regressa", alerta para o facto de os fenómenos estarem actualmente em formação, resultantes do aumento da temperatura dos oceanos. Os peritos dizem já serem visíveis variações ao nível dos padrões de precipitação tropical, em países como as Filipinas, Indonésia e Malásia.
O reaparecimento do El Niño poderá também explicar por que razão, este ano, a temporada de furacões no oceano Atlântico tem sido menos activa. Os peritos do NOOA lembram que o El Niño tem uma relação directa com estas grandes tempestades, já que o aumento da temperatura do mar no Pacífico sul tende a inibir a actividade dos furacões.
Apesar de o El Niño ainda estar em formação, esperam-nos previsões meteorológicas pouco favoráveis. Devido à variação das temperaturas nos oceanos estão reunidas condições para a ocorrência de novos fenómenos climáticos extremos, como secas e chuvas intensas.
Pelas previsões da NOOA, longos períodos de «seca deverão continuar até ao fim de 2006 e início de 2007» .

Em 1998, o El Niño foi responsável pelos graves períodos de seca na Ásia e Austrália e pelas chuvas diluvianas que se abateram em inúmeras regiões da América Latina.

Foto: NOOA