Sismo 9.0 e Tsunami no Japão/Pacífico - 11 Março 2011

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Sismos Internacional - 2011

O Tsunami já chegou às Filipinas e Indonésia, aparentemente sem problemas de maior. Estará agora quase chegar ao Hawai.

From NDRRMC: Waves did not cause any damage to persons or property.
Official Gazette of the Republic of the Philippines
http://twitter.com/#!/govph

Indonesia: The waves that are hitting the north-east of the country are under half-a-metre - so not likely to cause substantial damage, the BBC's Kate McGeown says. Most people though have moved to higher ground just in case, and there could be more waves to come.
BBC
http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-12307698



Emissões online

BBC
http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-12307698

jibTV (Japan)
http://jibtv.com/program/fullscreen.aspx

Jazeera English
http://english.aljazeera.net/watch_now/

CNN
http://www.cnn.com/ (live video)

SkyNews
http://news.sky.com/skynews/
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Sismos Internacional - 2011

Com o passar das horas, e infelizmente, o número de mortos começa a aumentar:

Polícia encontra de 200 a 300 corpos na costa de Sendai

A polícia acredita que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que alcançou a zona, informou ainda a Kyodo.

A contagem oficial das mortes causados pelo terramoto que atingiu o Japão é ainda de 60 mortos e 56 desaparecidos.
Para além destes dados, as autoridades avançaram que já foram contabilizados 241 feridos. No entanto, os números oficiais continuam a ser actualizados.


"Os danos são tão grandes que levará muito tempo para reunir mais dados", afirmou a polícia.

O violento sismo de magnitude 8,9 na escala aberta de Richter foi registado às 14:46 locais (05:46 em Lisboa) e foi seguido de um tsunami.


União Europeia disponibiliza assistência


O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, manifestou hoje a solidariedade europeia para com o Japão, na sequência do devastador sismo que atingiu o país, garantindo que a União Europeia está pronta a prestar toda a assistência necessária.

“Estamos profundamente preocupados com as notícias do devastador sismo que abalou o Japão, causando numerosas vítimas e graves danos materiais”, indicou o presidente do executivo comunitário, numa mensagem divulgada em Bruxelas.

Expressando a solidariedade e prestando as condolências da União Europeia ao povo e governo do Japão, Durão Barroso diz que a Europa está pronta a assistir as autoridades japonesas de todas as formas que o puder fazer, em caso de necessidade.

Também em Bruxelas, os dirigentes dos 27 países da União Europeia prometeram mobilizar toda a ajuda necessária, num comunicado publicado durante a cimeira extraordinária a decorrer na região.

"Tomámos conhecimento com grande preocupação de que um devastador terramoto atingiu o Japão e a região pacífica", afirmam os chefes de Estado e de Governo. "Nós pedimos à alta representante da UE para as Relações Externas (Catherine Ashton) e à Comissão Europeia para mobilizar toda a ajuda necessária para o Japão", acrescenta o texto.

@SAPO com Agências
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1136029.html
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Sismos Internacional - 2011

Realmente uma grande catástrofe para o Japão e para a nossa humanidade. Mais uns milhares de mortos certamente. Nada existe que resista a tão elevado grau de abalo sísmico! 8.9 na escala de Richter! Um dos top ten maiores sismos de que há registo! :(

cubensis, obrigado pelo teu testemunho praticamente em directo do que por ai viveste. É com alegria que sabemos estares bem! :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Sismos Internacional - 2011

Algumas actualizações rápidas

- Uma barragem quebrou em Fukushima arrastando casas (Reuters)
- Um comboio descarrilou e outro está desaparecido numa zona costeira (BBC)
- Mais de 60 réplicas acima de 5.0 até agora
- Pormenores dos problemas em 2 centrais nucleares,numa delas a população foi evacuada por precaução (tradução automática)
- Autoridades procuram navio desaparecido com 80 pessoas (BBC)
- O tsunami no Hawai deixou apenas alguns estragos menores


asdasdm.jpg

(c) NYTimes


article13653330d92bb850.jpg
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Re: Sismos Internacional - 2011

Sismo de magnitude 8.9 no Japão (Actualização)
Tsunami 2011-03-11 (IM)


No dia 11 de Março de 2011, pelas 05:46 UTC (às 14:46 hora local) ocorreu a 130 km E da principal ilha do Japão, Honshu, um sismo de magnitude 8.9 a 24 km de profundidade, registado em todos as estações da Rede Sísmica Nacional operada pelo IM.
Este sismo foi gerado em regime compressivo, em zona de subducção, com a placa do Pacífico a mergulhar sob a placa Norte Americana. Sendo o sismo superficial, com epicentro no mar e uma magnitude elevada, deu origem a um Tsunami cuja primeira vaga atingiu a costa do Japão (KATSUURA) pelas 06:35.
O sismo teve uma série de percursores, que se iniciaram há dois dias com um sismo de magnitude 7.2 e pelo menos 3 sismos de magnitude superior a 6. Este tipo de ambientes tectónicos, em regime compressivo, são os que têm maior capacidade de gerar os chamados grandes sismos.
De acordo com informação do Pacific Tsunami Warning Center (NOAA) o Tsunami que afectou a região costeira do Japão, já atingiu o Arquipélago do Hawai com amplitudes registadas até 1,74 m (em relação ao nível médio do mar). Está ainda previsto que este Tsunami chegue a diferentes pontos da costa Ocidental do Continente Americano entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de amanhã.
A rede do IM registou até às 15 horas cerca de 20 réplicas com magnitudes compreendidas entre 5.6 e 7.1.
O Instituto de Meteorologia continua a acompanhar este episódio sísmico, recolhendo informação sobre as naturais réplicas que têm vindo a ocorrer e sobre a evolução do Tsunami na região, para o qual se mantém o alerta.

Fonte:
IM
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Sismos Internacional - 2011

Penso que este vídeo ainda não estivesse aqui, embora as imagens possam já ser conhecidas.




Previsão até onde irá chegar o tsunami e as horas.

 
Editado por um moderador:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Sismos Internacional - 2011

Um Sismo 8.9 deve ter uma força brutal:shocking:, felizmente o Japão é o País do Mundo mais bem preparado e habituado a lidar com sismos, se fosse noutro País qualquer seria uma tragédia muito maior, e com muito mais vitimas.:(

Abraço ao nosso colega Cubensis o único membro da nossa comunidade que foi afectado pessoalmente por este fenómeno. :(

Estou solidário com o Povo Japonês..
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Sismos Internacional - 2011

A previsão preliminar do tsunami segundo a NOAA.

tsunami_energy_japan.jpg







http://wcatwc.arh.noaa.gov/
(O site encontra-se um pouco lento)
 
Editado por um moderador:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Sismos Internacional - 2011

Japão/Sismo: Agência diz que número de mortos deverá ultrapassar os mil

A agência japonesa Kyodo avançou um novo número de mortes causadas pelo terramoto e pelo sismo no Japão, que deverão ultrapassar as mil.

De acordo com o balanço oficial da polícia, o sismo de magnitude 8,9 e o tsunami que atingiram hoje a região nordeste do Japão provocaram pelo menos 310 mortos e 350 desaparecidos

O balanço divulgado pela polícia, que refere também muitas centenas de feridos, inclui os mais de 200 corpos encontrados numa praia da cidade de Sendai, na prefeitura de Miyagi, e que, de acordo com fontes da polícia citadas pela imprensa local, serão de residentes da cidade arrastados pela onda de cerca de 10 metros de altura que devastou a região.

A polícia japonesa, que insiste tratar-se de um balanço provisório e que o número de vítimas aumentará progressivamente à medida que informação dispersa for compilada, calcula em pelo menos 1.200 o número de casas destruídas pelo tsunami em Sendai.

@Lusa

Tsunami no Japão: os factos

Às 14h46, hora local (5h46 em Portugal), um sismo de magnitude 8.9 atingiu o nordeste do Japão

O sismo provocou o tsunami: as ondas chegaram aos 10 m de altura e atingiram cidades costeiras do país – em alguns casos, a água avançou até cinco quilómetros para o interior.

O alerta de tsunami foi lançado na região do Pacífico. Foram evacuadas algumas regiões do litoral das Filipinas e do Havai. Chegaram vagas do tsunami à costa Oeste dos EUA , no estado de Oregon, mas sem danos.

O governo japonês declarou um alerta nuclear preventivo devido à subida da pressão num reactor da central nuclear de Fukushima

Na praia de Sendai, uma das cidades mais afectadas, foram encontrados 300 corpos. Há muitos mais desaparecidos, sendo de prever um número elevado de vítimas.