Sismo de 1980 nos Açores

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por Gerofil 28 Jun 2007 às 01:56.

1. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Sismo 1980 -Terceira - Açores

[YOUTUBE]http://wv=6ciEzANHcxE[/YOUTUBE]

Wessel1985 gostou disto.
  2. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Re: Sismo 1980 -Terceira - Açores (YOUTUBE)

Impressionantes as imagens :shocking:
    Destruição generalizada... nesse tempo os media tinham muito menos projecção e os meios eram outros daí essa desgraça praticamente não fazer eco nos dias de hoje... se fosse hoje tínhamos tema para telejornais para um mês...

Collapse Signature Expand Signature
  3. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Re: Sismo 1980 -Terceira - Açores (YOUTUBE)

Foi mediatizado, para os tempos que eram... Lógico que não é como hoje, com directos, etc,etc. As comunicações não eram o que são hoje.
    Mas lembro-me de em puto ver muitas imagens do sismo na minha TV a preto e branco, que na altura eu ainda não tinha a cores. Também me recordo da onda de solidaredade, de pedirem ajuda nas escolas, igrejas, etc.

Apesar das dezenas de mortes e milhares de feridos, não foi uma tragédia humana de proporções gigantescas porque ocorreu a meio da tarde, com muita população fora das suas casas ou que conseguiram fugir para o exterior a tempo.

Vou mudar o Titulo do tópico para Sismo dos Açores 1980, e aproveita-se para colocar mais coisas sobre este trágico sismo, que não afectou apenas a Terceira. Há muita coisa para contar sobre este sismo, desde a destruição generalizada de Angra do Heroismo, o pequeno Tsunami ou até a notável historia dum salvamento por helicóptero duma aldeia inteira na Ilha de S. Jorge, a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, pela Força Aérea. A Fajã ficou completamente isolada, sem comunicações nem vias de acesso. Vou tentar encontrar mais informação para colocar aqui.

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Re: Sismo nos Açores 1/Janeiro/1980

Fonte: São Jorge Digital

(c) Livro "Terramoto 1.1.80 | novas imagens"

Wessel1985 gostou disto.
  5. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Imagens impressionantes

6. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    Excelente website dedicado ao Sismo de 1980 na ilha Terceira.

SismoDoOitenta

Wessel1985 gostou disto.
  7. Turlu

Turlu
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    24 Nov 2011
    Local:
    São Mateus da Calheta
    Tinha 11 anos quando o sismo aconteceu. Estava um belo dia e havia muita gente na rua a desfrutar o bom tempo. Se tivesse sido durante a noite tinham morrido muitas mais pessoas.
    No porto de pesca da minha freguesia (São Mateus da Calheta) houve quem tivesse visto a baia a ficar sem água devido ao mar ter recuado.
    No dia seguinte desloquei-me com o meu pai a Angra do Heroísmo e só me fez lembrar as imagens das cidades bombardeadas dos documentários sobre a II Grande Guerra.
    Na rua da rocha abriu uma fenda no caminho.
    Se fosse hoje, provavelmente os estragos teriam sido menores uma vez que, na sequência desse sismo e da necessidade de reconstruir o parque habitacional, foi aprovada pelo Governo Regional legislação no sentido de obrigar a que as reconstruções e as novas construções obedecessem a regras de construção antissismica.
    Houve uma onda de solidariedade para com os sinistrados (dentro e fora da região) e todos ajudavam toda a gente. Lembro-me de irmos aos fins de semana ajudar os amigos a reparar os estragos nas suas casas, até chegar à nossa vez de sermos ajudados.
    O parque habitacional da Ilha Terceira melhorou bastante a partir dessa altura e desde então todas as casas possuem casa de banho, o que era muito raro antes do sismo (pelo menos nas zonas rurais), onde era habitual a existência de uma retrete no quintal (de inverno não era lá muito agradável).

fablept, Azor e Wessel1985 gostaram disto.
  8. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Lembro muito bem desse dia!

Estava eu em casa para sair quando os lustres do salão começaram a dançar e a cintilar. Minutos depois ligámos o rádio e soubemos que tinha dado um abalo muito forte na Terceira.
    Além da Terceira foi também sentido na Graciosa (onde houve também muita destruição de casas) em S. Jorge e em S. Miguel.
    O que aconteceu na Terceira em 1980, vai-se repetir de novo. É só uma questão de tempo. A história dos Açores ensina-nos isso. Pode ser na Terceira, como pode ser agora em S. Miguel.
    A Fossa da Hirondelle um dia mais cedo ou mais tarde vai acordar de novo, tanto poderá ser para o lado da Terceira, como poderá ser para o lado de S. Miguel.
    Arrisco mesmo a dizer que num futuro podemos vir a falar de uma possível décima ilha nos Açores, uma vez que a problemática vulcânica e tectónica no arquipélago nem nos próximos milhares de anos será encerrada...é a nossa realidade.

Wessel1985 gostou disto.
  9. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    É a nossa realidade @Azor, mas felizmente tanto a actividade sísmica (de grande magnitude) e vulcânica na nossa região é bastante ligeira a comparar com muitos outros sítios no mundo. Um dos grandes problemas que temos em termos de sismos é que ocorrem sempre a baixa profundidade <20km, e quando são localizados perto de uma ilha o seu impacto é sempre grande (exemplo Faial 1998), mas felizmente os maiores sismos na última década nos Açores tem sido sempre em zonas "distantes" das ilhas.

Wessel1985 gostou disto.
  10. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores

Wessel1985 e João Pedro gostaram disto.