Sismo no Faial 1998

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por fablept 9 Jul 2014 às 14:58.

1. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    Foi o último sismo em Portugal a causar vítimas. Desde então acredito que novas normas de construção de edifícios venham a minimizar o impacto destes sismos que não são de grande magnitude, mas que devido à sua baixa profundidade e proximidade das ilhas tem sempre possibilidade de gerar grandes estragos.

O sismo principal Ml5.9 foi precedido por um sismo de menor magnitude Ml3.7 cerca de 20 minutos antes, o que provavelmente ajudou a não provocar mais vítimas, pois as pessoas que sentiram o primeiro sismo estariam despertas no momento do sismo principal.
    O sismo principal ocorreu às 05:19 (fuso horário?).

Collapse Signature Expand Signature
    lserpa e Wessel1985 gostaram disto.
  2. Wessel1985

Wessel1985
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Set 2013
    Local:
    Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
    Estava na Terceira aquando deste sismo e ainda ontem conversava acerca dele com amigos ... Tinha 13 anos na altura e tenho muitos familiares meus que vivem no Faial onde normalmente passava férias de Verão ... Curiosamente nesse Verão fiquei com o meu Pai na Terceira e não fui para o Faial nessa altura como habitualmente o que fez com que não estivesse na ilha aquando deste forte sismo ... Não senti o sismo por estar a dormir mas lembro-me de me acordarem para ir dormir noutra cama pois tinha ocorrido um forte abalo de terra ... A seguir o meu Pai recebe um telefonema da minha avó que estava aterrorizada ouvindo-se até a voz dela no telemóvel a longa distância do mesmo ... Dizia que tinha sido muito forte e que tinha caído um muro mas ninguém apercebeu-se logo na altura da real amplitude do terramoto ... Ainda tentamos ouvir a rádio mas nenhuma informação foi logo disponibilizada. Somente na manhã do dia 9 é que recordo-me de acordar novamente e ver a casa do meu pai na terra chã repleta de gente que se juntou ali para visualizar as primeiras imagens da RTP Açores da catástrofe e ai deu para perceber já com a luz do dia a real dimensão da tragédia ... Tive a possibilidade de no fim de Agosto ir à ilha do Faial com a minha mãe e demos a volta a ilha e a destruição foi impressionante com as freguesias mais próximas do epicentro completamente destruídas ... Lembro-me também do Largo do Infante repleto de tendas da Protecção civil e de uma ilha em sobressalto permanente ...

lserpa e fablept gostaram disto.

Partilhar esta Página