Sismos e anomalias magnéticas

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Isso sim seria o tão falado Apocalipse para nós mas realmente já aconteceu á cerca de 750 mil anos.
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ha uns tempos vi um documentario em que falavam da Terra e disseram que se um dia os polos inverterem seria o caos,desde os aparelhos electronicos,aos animais,as mares... :shocking:
Mais um...
"11H32: A magnitude 6.5 earthquake shook Jakarta, Indonesia, today, the U.S. Geological Survey said"

A região de Jakarta, bastante próxima da fronteira geológica com a placa indo-australiana e inserida num arco de ilhas vulcânicas devido a um processo de subducção entre placas, não que o fosse necessariamente, mas neste caso tem tudo o necessário para que se considere uma zona de médio a elevado risco sísmico, o que se tem confirmado ao longo do tempo!

Apesar do nível de destruição ser muitas vezes uma realidade e obviamente não desejável, perdoem-me a expressão, certamente entendem se disser que a dinâmica geológica sobretudo nesta região do globo com o seu puzzle tectónico, me fascina...!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Sismos Internacional - 2009

Eu tenho a mesma opinião Vince.
Se realmente, como o Ciclone disse, só ocorreram duas anomalias relacionadas com o sismo de Sumatra e os de Samoa/Padang, então estas anomalias mais largas só ocorrem antes, durante ou depois de sismos muito poderosos (de magnitude 8 ou 9)
Por si só, dá um excelente método de possível previsão, aliado a todos os outros sinais (radon, anomalias nos poços, comportamento estranho dos animais, fenómenos luminosos antes dos sismos, etc)


Antes, durante e após sismos (e erupções) há muitas vezes anomalias electromagnéticas, estão bem documentadas em imensos estudos que se fazem já desde os anos 60 século passado (ver por ex. referências no estudo linkado em baixo) e é um dos vários caminhos que se exploram na ciência da previsão que está ainda na idade da infância dada a complexidade e arbitrariedade destes eventos. Embora pelo que percebi, a sua detecção não é tão simples como olhando apenas para uma dessas imagens usadas neste tópico, e infelizmente para a ansiada capacidade de previsão, não ocorrem sempre nem da mesma forma, longe disso.

Por exemplo nestes papers fala-se bastante do assunto:
http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/8/501/2008/nhess-8-501-2008.pdf
http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/9/1567/2009/nhess-9-1567-2009.pdf
http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/1/23/2001/nhess-1-23-2001.pdf
http://www.nat-hazards-earth-syst-sci.net/9/585/2009/nhess-9-585-2009.pdf


E tal como o rozzo referiu há dias, estamos a falar de sismos - > anomalia, ou para ser mais correcto, movimentos tectónicos ou outros eventos conhecidos ou desconhecidos nas entranhas da terra que geram anomalias além dos próprios sismos, podendo essas anomalias até ocorrer antes do próprio sismo e isso poder um dia até poder ser usado como previsão. Acho que ninguém duvida das anomalias relacionadas com sismos, basta observar que a terra está cheia de locais onde há anomalias magnéticas permanentes devido às características do local, pelo que é normal se ocorrerem alterações físicas nas profundezas antes/durante/depois de um sismo haja anomalias. Uma ruptura de 10 metros ao longo de 1600 km como foi no sismo de 2004 obviamente tem que gerar muita coisa. Mas relativamente a grandes anomalias pré-sísmicas já sou mais céptico. Acredito sim em sinais/alterações de padrões,etc, de observação atenta e local indiciando que algo se está a passar antes da grande ruptura.

Agora sobre as anomalias exteriores/cósmicas gerarem os próprios sismos já me parece algo bastante estranho e difícil de compreender. Pelo que entendi nalguns textos, por exemplo tempestades magnéticas solares afectam é as próprias observações/estudos pois contaminam os dados que se estão a analisar com origem na Terra.

Mas isto é apenas a minha humilde opinião que sobre o assunto não percebo nada.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Excelente topico mas aterrador ao mesmo tempo:shocking:. Nao me agrada nada saber q algo se está apassar debaixo dos nossos pés q até afecta o magnetismo terrestre:surprise:
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Estive a ver as imagens do link e só vejo rabiscos vermelhos e azuis e ñ percebo o q querem dizer:huh:, peço desculpa mas deve ser do avançado da hora :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma pessoa não inscrita no fórum e ao qual renovo aqui o convite para aparecer por cá, fez-me chegar alguma informação sobre esta temática após ler este tópico.

Além de redes de estações sísmicas com magnetómetro para detectar sinais magnéticos de baixa frequência que já existem em variados locais, também existe um satélite francês, o DEMETER (Detection of Electro-Magnetic Emissions Transmitted from Earthquake Regions) que tem precisamente a missão de monitorizar as emissões electromagnéticas em zonas sísmicas, oriundas da terra e não do espaço, nada tem portanto nada a ver com o tipo de produto/discussão abordado anteriormente aqui relativamente ao site japonês.

Trata-se de um satélite apetrechado com variados sensores em órbita não geoestacionária (leva portanto bastante tempo a passar novamente no mesmo local) e que já tem registado alguns aparentemente sucessos (e também insucessos) em detectar emissões electromagnéticas quando passa sobre as zonas onde veio a ocorrer um sismo.

O mais recente foi precisamente o sismo de Samoa. A órbita do satélite sobre essa região anterior ao sismo foi 7 dias antes e detectou várias anomalias:

A remarkable event registered by DEMETER before the Samoa earthquake

samoa200909221.png


DEMETER observations 7 days prior to the M8 Samoa Earthquake which occurred on September 29, 2009 at 17.48.11 UT (location 15.51°S, 187.97°E). From the top to the bottom, the panels show the electron density, the electron temperature, the O+ ion density, and the earthquake occurrences along the satellite orbit. The red triangles indicates the closest approach to the Samoa earthquake and the many aftershocks. It can be observed an increase in the densities and a decrease in the temperature which are well localized above the future epicenter.

http://smsc.cnes.fr/DEMETER/GP_actualite.htm
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Sismos Internacional - 2009

Por si só, dá um excelente método de possível previsão, aliado a todos os outros sinais (radon, anomalias nos poços, comportamento estranho dos animais, fenómenos luminosos antes dos sismos, etc)

O problema é que a terra abaixo da superfície deve ser um sistema tão ou mais caótico do que é aqui em cima, com a grande desvantagem do pouco conhecimento e visão que temos do que se passa lá em baixo. É quase nulo.
Por exemplo o gás radão e a polémica que houve com o sismo de L'Aquila e a previsão de Giampaolo Giuliani baseada nesse método. Desde os anos 70 que se sabe que por vezes há uma relação entre sismos e gás radão. Mas esses sinais eram muitas vezes contraditórios, havia situações onde até havia diminuição de radão onde depois ocorriam sismos, outras onde havia aumentos e não se passava nada ou passava a grande distância.

Como métodos de previsão são muito inconsistentes, com todas as implicações que isso tem, por exemplo humanas/sociais. É complicado ou mesmo impensável gerires um plano preventivo ou mesmo de evacuação baseado em previsões tão falíveis. Em dois ou três falhanços tudo seria descredibilizado. Por exemplo a referida previsão de Giampaolo Giuliani foi para uma semana antes e na cidade errada, a 50km da cidade mais atingida.

Ainda estamos longe de ter algo mais consistente nesta área mas talvez um dia lá chegaremos. Pessoalmente penso que isso passará por um profundo conhecimento e observação local/regional adquirido ao longo de décadas e não baseado em fórmulas ou conceitos universais, e a posterior detecção de anomalias de variados tipos nessas zonas pois cada caso será um caso.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
É muito interessante saber mais um dado dessa ligação magnetismo - sismos.

Kikofra: não estou a ver qualquer anomalia magnética na imagem que colocaste, em relação aquilo que foi observado nos sismos de Samoa/Padang e no de Sumatra.
Mas houve efectivamente um 7.3 na Indonésia, mesmo ao largo de Timor.

Uma pessoa não inscrita no fórum e ao qual renovo aqui o convite para aparecer por cá, fez-me chegar alguma informação sobre esta temática após ler este tópico.

Além de redes de estações sísmicas com magnetómetro para detectar sinais magnéticos de baixa frequência que já existem em variados locais, também existe um satélite francês, o DEMETER (Detection of Electro-Magnetic Emissions Transmitted from Earthquake Regions) que tem precisamente a missão de monitorizar as emissões electromagnéticas em zonas sísmicas, oriundas da terra e não do espaço, nada tem portanto nada a ver com o tipo de produto/discussão abordado anteriormente aqui relativamente ao site japonês.

Trata-se de um satélite apetrechado com variados sensores em órbita não geoestacionária (leva portanto bastante tempo a passar novamente no mesmo local) e que já tem registado alguns aparentemente sucessos (e também insucessos) em detectar emissões electromagnéticas quando passa sobre as zonas onde veio a ocorrer um sismo.

O mais recente foi precisamente o sismo de Samoa. A órbita do satélite sobre essa região anterior ao sismo foi 7 dias antes e detectou várias anomalias:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, estive a ver o teu vídeo de 25 de Fevereiro e realmente ocorreu uma anomalia magnética muito significativa (dois dias antes do sismo do Chile).

Só encontro anomalias idênticas a estas, um ou dois dias antes dos sismos de Sumatra 2004 e Samoa/Padang 2009. Já são 3 casos. Isto pode ser significativo.

Reparem bem na inversão e distorção das linhas magnéticas do norte e do sul:

Sismo Chile 2010

20100225.jpg


Sismo Sumatra 2004

25122004.jpg


Sismos Samoa e Padang 2009

30092009.jpg


Situação normal
02102009.jpg


(Copyright@NICT)
http://www2.nict.go.jp/y/y223/simulation/realtime/home.html

Boa noite

Li este post há uns meses e ficou-me na cabeça :)

Em relação ao sismo de hoje no chile parece-me que houve igualmente inversões nos 2 dias anteriores mas mais definido no dia 25/02. Os "peritos" confirmem pf.

http://www3.nict.go.jp/y/y223/simulation/realtime/movie/2010/test_6.20100225.avi
http://www3.nict.go.jp/y/y223/simulation/realtime/movie/2010/test_6.20100226.avi

Obrigado
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
para quem tiver hipotese acho que este seria um bom caso de estudo...

tenho uma dúvida, pois não percebo nada disto dos campos magnéticos, segundo o que entendi as linhas do campo magnético da terra alteram-se com a "proximidade" de um grande sismo, a minha quetão é a seguinte: exixte mais algum fenómeno que altere as linhas do campo magnético?
obrigado
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Enviei um email ao grupo japonês que mantém os registos do simulador da magnetosfera. Quando tiver resposta, escreverei de novo.


para quem tiver hipotese acho que este seria um bom caso de estudo...

tenho uma dúvida, pois não percebo nada disto dos campos magnéticos, segundo o que entendi as linhas do campo magnético da terra alteram-se com a "proximidade" de um grande sismo, a minha quetão é a seguinte: exixte mais algum fenómeno que altere as linhas do campo magnético?
obrigado