Sismos Portugal - 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Julgo terem recomeçado os abalos aqui na zona.
Espero estar enganado e ter confundido o ruído (a esta hora até poderia muito bem confundir, mas acho que não).
Aguardo a actualização do site do INM ou do IGN.ES.


Bem, já depois do teu post acabou de aparecer no site um 1,6 das 18:43 (17:43utc), tens razão, é incrível estares a sentir sismos com menos de M2, presumo que seja devido a serem mesmo aí e de serem de baixa profundidade.
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Sem dúvida uma crise sísmica ( ainda que muito ligeira e practicamente imperceptivel pela população). Este tipo de situações intriga-me sempre um bocado....será o prenúncio de um sismo maior? Ou estes constantes mini abalos são uma forma natural de libertar energia.... evitando assim males maiores...acredito mais na segunda hipótesse...:thumbsup:

Olá...
De facto pela hora do almoço aguardei uma (por mais pequena que fosse) informação acerca destes eventos um pouco por todos os noticiários, mas nada foi referido!
Deduzo que os registos de baixa intensidade nos dados disponíveis, não tenham sido considerados relevantes ao ponto de serem divulgados. O elevado número de ocorrências em tão curto período de tempo e o possível alarmismo constantemente associado a estas situações, poderá também estar na origem da insuficiente divulgação às populações.
Realmente, a insólita cena do Presidente dos E.U. a livrar-se de uma simples mosca durante uma entrevista vale o que vale e nenhum canal abdicou de lhe dar um pouco do seu espaço, mas isso são outras questões, claro! :rolleyes:
Quanto a estes eventos e a sua periodicidade em particular, acredito também que a segunda hipótese poderá ser a mais viável, mas o que temos nós além de hipóteses?
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Bem, acabou de aparecer no site um 1,6 das 18:43 (17:43utc), tens razão, é incrível estares a sentir sismos com menos de M2, presumo que seja devido a serem mesmo aí e de serem de baixa profundidade.

Eu não estou a sentir os sismos, estou apenas a ouvir os estrondos e já foram mais do que o que já aparece registado.

O 1º andar da minha casa fica em linha de visão com a zona da superfície onde estão a ocorrer os abalos!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os sismos tem ocorrido ao longo de uma faixa de 12 km embora pense que estas localizações tem sempre algum grau de imprecisão

sismos.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Penso que a ocorrencia de varios sismos de baixa intensidade é benefica pois vai libertando a energia das zonas de falha de um modo lento e gradual.
é melhor 20 sismos com 1-3 na escala de richter do que um ou dois com 7...
apesar de tudo o IM devia lançar avisos para a area afectada para que as pessoas prendam os objectos soltos e tomem outras medidas nao vá o diabo tecê-las .....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
apesar de tudo o IM devia lançar avisos para a area afectada para que as pessoas prendam os objectos soltos e tomem outras medidas nao vá o diabo tecê-las .....

Avisos desse género são sempre responsabilidade da protecção civil nacional e serviços municipais de protecção civil, não é função do IM ;)
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Tanto o INM e IGN.ES já não estão a actualizar a página, provávelmente os ruidos que ouvi a seguir ao ultimo abalo registado eram apenas outros tipos de ruidos.

Mas a página do centro de geofisica da Universidade de Évora mostra actividade às 19:30 e julgo às 20:30 (parece-me que o risco do gráfico está em posição diferente do de cima).

http://clv-cge.uevora.pt/EVO.active.gif


 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eu achava importante a Protecção Civil nem que fosse a Municipal (de Arraiolos) fizesse um aviso público às populações. Se as coisas se passam conforme estão aqui descritas, sobretudo nos ruídos aparentemente superficiais, não tarda vai começar o pânico, acho eu... :mad: ou então vão chover explicações do prof. karamba... :(
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
A população aqui é maioritáriamente idosa e poderia causar pânico desnecessário, digo eu, e se calhar já passou a pior fase, assim espero!

Em conversa com várias pessoas já são muitas as que ouviram os ruidos e consultaram a página do INM.
 

Mi Carvalho

Cirrus
Registo
18 Jun 2009
Mensagens
1
Local
Évora
Os sismos com grau 2 de ontém foram sentidos por nós que vivemos mais a Sul,5 Km a norte de Évora, essencialmente, o ruído surdo, foi por isso que fui pesquisar e cheguei ao forum.
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Parece mentira, mas este ouvi-o também, olhei para o relogio e marcava 6:00, cá vai a confirmação:

2009-06-19 05:01 38,80 -7,96 2 1,6 NE Arraiolos --- ---

Espero que fique por aqui.