Sismos Portugal - 2012

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
"CIVISA procede à análise laboratorial das águas e gases amostrados na missão à ilha Graciosa"
"Resultados da missão à ilha Graciosa serão divulgados na tarde de quinta-feira"

Já houve naquele local crises semelhantes que não me engano...
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Bem, gostava de saber como é que essa hipótese é descartada, que dados é que levam a concluir isso :)

Por exemplo, faltam dados de medições GPS, na Graciosa. O GPS é muito útil para saber se o vulcão está ou não próximo de uma erupção. Outros dois sinais são tremor harmónico (mais uma vez faltam os dados), e uma ocorrência de sismos em profundidade que vai se aproximando da superfície (algo que assim de imediato parece estar a ocorrer, mas por si só não é sinal suficiente).

Tomar conclusões vulcânicas ou não através de fumarolas ou da água não tem muita fiabilidade. Só costumam haver alterações nestas (ou de libertação de gases) quando o magma está mesmo próximo da superfície, e mesmo assim pode não significar nada.

Se a Graciosa registar inflação GPS mais súbita recentemente então provavelmente há um link vulcânico. Se houver tremor harmónico de alta frequência então ainda mais certeza tenho desse elo. Se não houver nenhuma alteração no GPS nem tremor, então provavelmente não há qualquer ligação vulcânica.


Alguém sabe destes dados?
Talvez vocês saibam de algo...

Boas..

Acho que não dá para aceder aos dados dos sismometros da ilha da Graciosa, pelo que li são privados ao IM e ao CIVISA. Provavelmente apenas com autorização das entidades há acesso aos servidores.

Mas a Graciosa como todas as ilhas dos Açores está bem apedrejada de sensores, só na Graciosa acho que estão instalados 6 sismometros, espalhados pela ilha e quase de certeza que tb tem estações de GPS.

O meu geofono está disponível para fazer uma visita à Graciosa, mas não tem alojamento:lol:

A maioria dos sismos tem sido localizada no mar, se houvesse uma inflação, uma estação GPS a (sei lá) 10km iria registar alguma alteração, ou uma inflação é muito localizada para ser registada >10km?

"CIVISA procede à análise laboratorial das águas e gases amostrados na missão à ilha Graciosa"
"Resultados da missão à ilha Graciosa serão divulgados na tarde de quinta-feira"

Já houve naquele local crises semelhantes que não me engano...

Vamos a ver o que vão dizer, o AcorianoOriental veio logo com a notícia, mas o site do CVARG ainda não deu nenhuma explicação/informação..
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A inflação seria mais notória e fácil de detectar se se tratasse de um vulcão central como numa das caldeiras de São Miguel ou no Pico. Se houver subida do magma lateralmente é menos significativo. Geralmente a inflação pode ser detectada até 10km ou 20km da origem. Depende da quantidade de magma. E inflação + crise sísmica não significa erupção, os vulcões são bastante imprevisíveis. Geralmente a inflação é detectada num vulcão anos ou décadas ou até séculos antes da erupção.

Temos exemplos. Yellowstone e Toba, dois supervulcões não apresentam inflação significativa. Portanto qualquer erupção ainda está longe. O St Helens registou inflação semanas antes da sua erupção, o Katla cá na Islândia já tem inflação há mais de 15 anos. Não sei, como está São Miguel, mas eu diria que se houver lá inflação, então isso é sinal claro de que uma das caldeiras se aproxima de erupção, mas que poderia estar ainda a décadas.



Boas..

Acho que não dá para aceder aos dados dos sismometros da ilha da Graciosa, pelo que li são privados ao IM e ao CIVISA. Provavelmente apenas com autorização das entidades há acesso aos servidores.

Mas a Graciosa como todas as ilhas dos Açores está bem apedrejada de sensores, só na Graciosa acho que estão instalados 6 sismometros, espalhados pela ilha e quase de certeza que tb tem estações de GPS.

O meu geofono está disponível para fazer uma visita à Graciosa, mas não tem alojamento:lol:

A maioria dos sismos tem sido localizada no mar, se houvesse uma inflação, uma estação GPS a (sei lá) 10km iria registar alguma alteração, ou uma inflação é muito localizada para ser registada >10km?



Vamos a ver o que vão dizer, o AcorianoOriental veio logo com a notícia, mas o site do CVARG ainda não deu nenhuma explicação/informação..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É possível que na Graciosa nem sequer existam instrumentos para medir a deformação GPS de forma permanente, quanto mais online para todos hehe, provavelmente nem no próprio CVARG tem acesso a esse tipo de coisas hoje em dia ...
Pelo que percebi ao pesquisar na Net, esse tipo de trabalho é feito apenas anualmente em trabalho de campo.
Somos um pouco mais pobres do que outros países...

Mas também posso estar a dizer um grande disparate, mas foi o que me pareceu. A não ser assim, nada melhor que disponibilizarem os dados publicamente,
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
A inflação seria mais notória e fácil de detectar se se tratasse de um vulcão central como numa das caldeiras de São Miguel ou no Pico. Se houver subida do magma lateralmente é menos significativo. Geralmente a inflação pode ser detectada até 10km ou 20km da origem. Depende da quantidade de magma. E inflação + crise sísmica não significa erupção, os vulcões são bastante imprevisíveis. Geralmente a inflação é detectada num vulcão anos ou décadas ou até séculos antes da erupção.

Temos exemplos. Yellowstone e Toba, dois supervulcões não apresentam inflação significativa. Portanto qualquer erupção ainda está longe. O St Helens registou inflação semanas antes da sua erupção, o Katla cá na Islândia já tem inflação há mais de 15 anos. Não sei, como está São Miguel, mas eu diria que se houver lá inflação, então isso é sinal claro de que uma das caldeiras se aproxima de erupção, mas que poderia estar ainda a décadas.

Obrigado pela explicação..supostamente a crise na Lagoa de Fogo na década passada foi devido a inflação e deflação, mas pelo que tive a ver nos registos sísmicos não encontrei nada relacionado com tremor harmónico..apenas eram sismos normais.

O CVARG já lançou as suas conclusões..

22-03-2012 20:00
Graciosa
Crise sísmica a SW da ilha Graciosa mantém características tectónicas

WCaldeira3%28jlg%29.jpg


Os resultados da missão geológica realizada à Graciosa entre os dias 18 e 20 de Março permitem concluir que a crise sísmica que se desenvolve a SW da ilha desde o início do mês mantém características tectónicas, não se tendo detectado quaisquer sinais de natureza vulcânica. Os trabalhos envolveram a observação de arribas, a amostragem de gases e a recolha de águas.



O levantamento da arriba compreendeu o troço entre Porto Afonso e a Baía do Filipe, na costa sul e sueste da ilha, e permitiu cartografar alguns deslizamentos de terras. O de maior dimensão fica localizado a cerca de 500 metros a leste da Ponta Branca e envolveu o escorregamento de escórias e pedra pomes que formaram um pequeno depósito de vertente na base da arriba. A encosta, no local, encontra-se ainda muito instável, continuando a cair algum material, incluindo blocos, cinzas e poeiras. Assim, não se confirmaram as observações que apontavam para a existência de fumarolas, correspondendo as mesmas a nuvens de poeiras levantadas pela acção dos ventos.



A análise de gases libertados quer ao nível da fumarola da Furna do Enxofre, quer de forma difusa através dos solos, também não revelou alterações significativas relativamente aos valores de referência. O fluxo de dióxido de carbono e a temperatura do solo no interior da Furna do Enxofre estão dentro dos intervalos observados desde 2003. Também a desgaseificação através dos solos na zona da Ribeirinha e da Serra Branca se pode considerar normal. Os raros pontos onde se observou libertação de dióxido de carbono evidenciam concentrações abaixo dos 10% , tendo ficado identificados como locais de referência a considerar em futuras campanhas.



Entretanto decorre a análise laboratorial das águas amostradas, tendo os parâmetros físico-químicos medidos no campo revelado, igualmente, valores normais.



Não obstante o referido, o CIVISA continua a acompanhar a actividade sísmica que ainda se mantém acima dos níveis de referência. Neste contexto, continua a desaconselhar a circulação de pessoas no topo da arriba ou ao longo do calhau, entre Porto Afonso e a Baía do Filipe. Adicionalmente, considera que a visitação à Furna do Enxofre se deve manter condicionada face à possibilidade de desprendimento de material rochoso dos tectos da cavidade.​



A missão geológica à ilha Graciosa contou com o apoio do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, dos Bombeiros Viluntários da ilha Graciosa e da Capitania do Porto de Angra do Heroísmo


Fontes
CIVISA


É possível que na Graciosa nem sequer existam instrumentos para medir a deformação GPS de forma permanente, quanto mais online para todos hehe, provavelmente nem no próprio CVARG tem acesso a esse tipo de coisas hoje em dia ...
Pelo que percebi ao pesquisar na Net, esse tipo de trabalho é feito apenas anualmente em trabalho de campo.
Somos um pouco mais pobres do que outros países...

Mas também posso estar a dizer um grande disparate, mas foi o que me pareceu. A não ser assim, nada melhor que disponibilizarem os dados publicamente,

Pelo menos em 2008 haviam 6 estações GPS permanentes em S.Miguel..
http://www.exupery-vfrs.de/fileadmi...late/Exupery-Hamburg200806-MontalvoGarcia.pdf

Agora no resto das ilhas não faço a minima..mas tb nos últimos 15 anos(?) a zona do Fogo-Congro foi a zona mais irrequieta dos Açores no interior de uma ilha.

Sobre os dados online sísmicos e GPS, talvez nunca dedicaram a isso pois não havia interesse por parte das pessoas e a verdade é que se não for uma pessoa com minimo de conhecimento a ler os dados, pode haver boatos e alguma confusão/pânico. Mas temos sorte, a única estação em Portugal com os dados facilmente acessíveis é na zona do Fogo:)

Hoje durante a madrugada houve mais um sismo na Graciosa, ML1.6.
 

Sombra

Cirrus
Registo
24 Mar 2012
Mensagens
1
Local
Portugal
Boa Noite.

Espero que me possam ajudar.

Será isto preocupante?
São todos praticamente no mesmo sítio

Portugal Continental e Arquip. da Madeira (Data de atualização 2012-03-23 23:10)
Data(TU) Lat. Lon. Prof. Mag. Ref. Grau Local
2012-03-23 23:10 36,35 -9,14 12 1,6 SW Cabo S.Vicente ---
2012-03-23 23:06 36,29 -9,08 11 3,1 SW Cabo S.Vicente ---

2012-03-23 22:19 36,02 -4,79 10 2,1 Alboran --- ---
2012-03-23 21:46 36,33 -9,00 11 1,6 S Cabo S.Vicente --- ---
2012-03-23 21:33 36,29 -9,13 5 2,4 SW Cabo S.Vicente --- ---
2012-03-23 21:19 36,31 -8,99 16 3,1 S Cabo S.Vicente --- ---

2012-03-23 21:15 38,50 -8,10 4 1,1 SW Evora --- ---
2012-03-23 20:46 36,30 -8,95 12 1,5 S Cabo S.Vicente --- ---
2012-03-23 20:43 36,34 -9,02 5 1,8 SW Cabo S.Vicente --- ---
2012-03-23 19:19 36,35 -9,00 14 2,2 S Cabo S.Vicente --- ---
2012-03-23 17:32 36,85 -8,78 26 1,2 SE Cabo S.Vicente ---

2012-03-23 14:42 32,68 -6,08 5 2,6 SE Rabat (MARR) --- ---

Fonte: http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/

E aqui só estão registados os 4 maiores, mas vê-se claramente que é tudo no mesmo lugar. Basta carregar no ponto vermelho e surge imediatamente a pergunta: Escolha um dos 4 sismos para ver detalhes.

http://www.emsc-csem.org/#2




Eu sei que é normal haver sismos nesta região... mas todos no mesmo lugar:shocking:
Será isso normal?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por vezes acontece, eu até prefiro que seja assim, até estou a estranhar não aparecer um maior um dia destes, um 5 ou 6, ficaria mais descansado, embora claro, tudo isso seja relativo sem grande suporte cientifico.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Por vezes acontece, eu até prefiro que seja assim, até estou a estranhar não aparecer um maior um dia destes, um 5 ou 6, ficaria mais descansado, embora claro, tudo isso seja relativo sem grande suporte cientifico.

Eu também concordo contigo Vince. O último sismo que tivemos nessa zona já tem uns aninhos, mesmo na falha de Gorringe tem estado normalmente desactiva, eu quando falo em desactiva falo em sismos sentidos, normalmente por ano costuma fazer 1 ou 2 sismos sentidos nessa zona. O último sismo sentido nessa zona que teve esses sismos todos seguidos foi de 4.0 a 31 de Março de 2010 e na falha de Gorringe é de 6.0 no dia 17 de Dezembro de 2009.
 

GTi

Cirrus
Registo
22 Fev 2010
Mensagens
28
Local
Amora
Houve algum sismo na zona de Lisboa, ou que possa ter sido sentido pelo Parque das Nações, por volta das 02h de hoje?

Tive um relato de tal facto.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Houve algum sismo na zona de Lisboa, ou que possa ter sido sentido pelo Parque das Nações, por volta das 02h de hoje?

Tive um relato de tal facto.

Se tal aconteceu não ficou registado... O que duvido imenso dado ser a AML.
O ultimo nessa zona foi o supra citado.

;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Aviso de Sismo no Continente 03-05-2012 15:16
2012-05-03 15:16:24
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 03-05-2012 pelas 15:16 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 10 km a Norte-Noroeste de S.Brás de Alportel.


Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Bem me queria parecer. Foi sentido sim. Vou preencher o relatório. :cold: