Sismos Portugal - 2014

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,220
Local
Coimbra
Sismo a seis quilómetros das Caldas da Rainha, sem causar danos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou hoje um sismo de 2.6 na escala de Richter, com epicentro a cerca de seis quilómetros das Caldas da Rainha, mas segundo os bombeiros não se registaram danos.

O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente às 08H29.

Contactado pela agência Lusa o comandante dos bombeiros das Caldas da Rainha, José António Silva, afirmou que a corporação não recebeu “qualquer pedido ou ocorrência” relacionada com o sismo, mas que o mesmo “foi sentido na Serra do Bouro”, uma das freguesias do litoral do concelho.

De acordo com o mesmo responsável, “uma senhora ligou a dizer que sentiu a casa tremer”.

Diário As Beiras
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Acabei de sentir um sismo, à cerca de 3 minutos, confirmado na estação CMLA.
query


Edit: Confirmado como Ml5.0 a 60km Oeste dos Ginetes (Ilha de S.Miguel), mas provavelmente irá sofrer alterações no epicentro/magnitude.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa noite ... Dizer que o sismo também foi sentido aqui em Angra do Heroísmo mas certamente com menor intensidade do que em São Miguel ... Estava aqui no pc e de repente senti-me por poucos momentos a abanar ... A portada rangeu e foi uma coisa que durou para ai um segundo mas na altura pareceu-me logo um sismo tendo questionado a minha mãe logo se tinha sentido alguma coisa ... Agora vim aqui e confirmei o que pensava ... Senti mesmo um micro sismo aqui em Angra ... Um abraço a todos e espero que por São Miguel onde o epicentro foi mais próximo não tenha existido muito susto ...
 
  • Gosto
Reactions: Azor

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Apenas senti a cama a balançar de um lado para o outro durante 2/3 segundos, não ouvi nada, mas fiquei com algum receio que fosse uma onda P e que a onda S tivesse a chegar.

Um sismo forte para a zona que é, a Fossa da Hirondelle é das zonas nos Açores com mais actividade sísmica, mas geralmente os sismos não ultrapassam de magnitude 3, pensei logo que tivesse tido epicentro no Banco D. João de Castro.

Continuo é com a minha saga pessoal em sismologia, ou registo sismos e não os sinto ou os sinto e não os registo (tive a fazer limpeza ao servidor e não estou a guardar dados).
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Aqui na Terceira nem deu para os objectos mexerem e deverá ser considerado um micro sismo que muitos não deverão ter sentido pela hora que é e por ter sido tão curto ... O que posso dizer é que durou muito pouco tempo mas a portada do meu quarto fez um barulho pouco normal e senti um leve baque já que por acaso estava deitado na cama com os pés numa cadeira o que deu para sentir ainda melhor já que estava todo esticado ...

Em relação àquela zona já há muito que se fala que será ali muito provavelmente o próximo vulcão em terras açorianas ...
 
  • Gosto
Reactions: fablept e Azor

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aqui na Terceira nem deu para os objectos mexerem e deverá ser considerado um micro sismo que muitos não deverão ter sentido pela hora que é e por ter sido tão curto ... O que posso dizer é que durou muito pouco tempo mas a portada do meu quarto fez um barulho pouco normal e senti um leve baque já que por acaso estava deitado na cama com os pés numa cadeira o que deu para sentir ainda melhor já que estava todo esticado ...

Em relação àquela zona já há muito que se fala que será ali muito provavelmente o próximo vulcão em terras açorianas ...

Por aqui foi a mesma coisa só que mais forte. Veio de pancada e de sacão. Surgiu do nada e depois parou. Mas ainda deu para eu dançar um pouco na cama :lmao:
Ainda bem que foi a 60 km da costa porque se fosse mais perto já tinha havido desgraças certamente...

Sim dizem que futuramente aquele vulcão (que é o maior vulcão submarimo dos Açores) pode vir a ligar a Terceira a S. Miguel formando uma grande ilha de grandes dimensões, mas quando isso acontecer a gente de certeza que já n deve estar por aqui,
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,019
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Nunca me esqueço foi da crise sísmica de 1997 no Banco D. João de Castro ... Tinha 13 anos mas não me esqueço ... Ai sim a coisa mexeu bem por aqui principalmente para quem não está habituado a sentir sismos ... ( para as pessoas que sentiram o sismo de 80 ou o sismo do Faial estas coisas não são nada ... ). Foi uma altura animada na Terceira já que pouco tempo depois disso o vulcão submarino aqui na Serreta resolveu dar sinais de vida e lembro-me de o observar com os binóculos ...
 
  • Gosto
Reactions: Azor

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Nunca me esqueço foi da crise sísmica de 1997 no Banco D. João de Castro ... Tinha 13 anos mas não me esqueço ... Ai sim a coisa mexeu bem por aqui principalmente para quem não está habituado a sentir sismos ... ( para as pessoas que sentiram o sismo de 80 ou o sismo do Faial estas coisas não são nada ... ). Foi uma altura animada na Terceira já que pouco tempo depois disso o vulcão submarino aqui na Serreta resolveu dar sinais de vida e lembro-me de o observar com os binóculos ...

Sim. A de 1997 mexeu bem na Terceira e em S. Miguel.

O de 1980 na Terceira também foi sentido em S. Miguel, Graciosa e S. Jorge.

Este agora foi apenas a 60 km da freguesia dos Ginetes (S. Miguel) e sentido nas duas ilhas: Terceira e S. Miguel (que eu saiba).

Não sei se chegou ao Pico ou a S. Jorge.


 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Por aqui foi a mesma coisa só que mais forte. Veio de pancada e de sacão. Surgiu do nada e depois parou. Mas ainda deu para eu dançar um pouco na cama :lmao:
Ainda bem que foi a 60 km da costa porque se fosse mais perto já tinha havido desgraças certamente...

Sim dizem que futuramente aquele vulcão (que é o maior vulcão submarimo dos Açores) pode vir a ligar a Terceira a S. Miguel formando uma grande ilha de grandes dimensões, mas quando isso acontecer a gente de certeza que já n deve estar por aqui,

Tambem dançei um pouco na cama:lol: mas não ouvi mesmo nada de nada, nem cães a ladrar antes e depois.

O Banco D. João de Castro ainda está alguns kms do epicentro desse sismo. Acredito que tenha origem tectónica.

Nunca me esqueço foi da crise sísmica de 1997 no Banco D. João de Castro ... Tinha 13 anos mas não me esqueço ... Ai sim a coisa mexeu bem por aqui principalmente para quem não está habituado a sentir sismos ... ( para as pessoas que sentiram o sismo de 80 ou o sismo do Faial estas coisas não são nada ... ). Foi uma altura animada na Terceira já que pouco tempo depois disso o vulcão submarino aqui na Serreta resolveu dar sinais de vida e lembro-me de o observar com os binóculos ...

Essa crise tectónica/vulcânica chegou a provocar um sismo de >M5, foi uma fase no vulcão B. João de Castro que originou a imensos sismos durante 2/3 meses. À cerca de umas semanas andei a vasculhar registos sísmicos dessa crise e encontrei o dia desse sismo, tens aqui o plot desse dia:

http://s24.postimg.org/5tesusiad/1997.png
(Atenção que esta imagem refere-se a 1997 e não ao do sismo de hoje!)

Nos dias que antecederam esse sismo já tinham ocorrido dezenas de sismos, e dá para ver perfeitamente que pouco antes (minutos) do sismo >M5, ocorreu um sismo percursor.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor