Sismos Portugal - 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
À agência Lusa, a presidente da direção do CIVISA, Teresa Ferreira, explicou que “ao longo desta noite registou-se uma atividade sísmica fora do normal”, esclarecendo que “os sinais sísmicos registados não são tectónicos e, como tal, não permitem uma localização epicentral tão rigorosa”.

“Na origem destes sinais sísmicos poderá estar a movimentação dos fluidos, quer magmáticos, quer hidrotermais”, declarou Teresa Ferreira, garantindo “acompanhamento permanente ao evoluir da situação”.

Assinalando que se trata de 55 sismos de baixa magnitude, a presidente do CIVISA acrescentou que, “ocasionalmente, é registado este tipo de eventos, mas a quantidade é acima da média, pelo que se justificou a emissão da nota” da Proteção Civil.


http://www.acorianooriental.pt/noticia/sao-miguel-com-atividade-sismica-de-baixa-frequencia
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Ainda vim para os lados de Água de Alto ver se registava alguma coisa..mas a parte electrónica está instável e não consegue fazer log por mais de uns minutos. Pouca sorte..

Edit:
A única coisa que vi de diferente, mas não deve estar relacionado com esta actividade.
20150912_1.png


E para os curiosos..
20150912_.jpg

Comunicação bluetooth entre o microcontrolador e tablet. O problema de instabilidade deve-se ao OP-AMP.
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Esta actividade foi notícia de abertura do Telejornal da RTP-Açores


Até às 18h de ontem, foram contabilizados 70 eventos, mas a actividade estava com tendências de diminuir.

Características de sismos de baixa frequência:
-Baixa frequência, 0.5Hz 3Hz, mas geralmente encontram-se na faixa dos 1Hz~3Hz.
-Epicentro de dificil localização, as ondas aparecerem de forma emergente, ao contrário dos sismos "normais" tectónicos, em que o inicio das ondas é perfeitamente visível.
-Geralmente de baixa magnitude <Ml1.0, mas que em certos vulcões podem atingir magnitudes a rondar Ml3~Ml4.
-Este tipo de sismos ocorrem em zonas vulcânicas, e há um outro tipo de sismo de baixa frequência, chamado "sismo lento" que ocorre em zonas tectónicas específicas (ex: subducção), como no Japão, zona noroeste dos EUA (info: http://pnsn.org/tremor/overview).

O meu entusiasmo com este tipo de sismos já tem algum tempo, vi sismos de baixa frequência em estações sísmicas em vários vulcões do Alasca (vulcânicos) e no noroeste do EUA (tectónicos) e desde então que os procuro em São Miguel pela estação sísmica do Fogo, mas já fui induzido a erro várias vezes. Agora que ocorre um swarm deste tipo de sismos, a estação do Fogo está offline eheh

Se tivesse a ocorrer sismicidade de alta frequência e que este swarm fosse acompanhado por tremor, seria motivos para preocupação, agora um swarm de sismos de baixa frequência de forma isolada, não quer dizer nada de especial, penso eu..
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
10-12-2015 19:00
São Miguel

Atividade sísmica na ilha de São Miguel - atualização

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que desde as 21:30 horas (hora local = UTC-1) do dia 8 de dezembro tem vindo a ser registada atividade sísmica com características de baixa frequência, o que pode indicar a presença de fluídos magmáticos/hidrotermais na sua origem. Entre as 21:30 horas do dia 8 e as 18:00 horas (hora local = UTC-1) de hoje, dia 10, foram registados um total de 91 eventos, verificando-se um decréscimo no número de eventos registados nas últimas 24 horas. Estes eventos não permitem uma localização epicentral rigorosa, estando associados à zona sismogénica correspondente à região central da ilha de S. Miguel, abrangendo os sistemas vulcânicos do Fogo e Congro. Não há informação, até ao momento, de qualquer evento ter sido sentido pela população.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
Fonte: http://www.cvarg.azores.gov.pt/Paginas/home-cvarg.aspx
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e Wessel1985