Subidas e descidas do preço dos combustíveis



Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Estive a ler as últimas mensagens de este tópico e achei parte da discussão interessantíssima (a parte dos carros) e outra aborrecidíssima (a parte de que está pior, o continente ou a Madeira).

Da segunda parte vou apenas referir que já conheci a Madeira e os Açores, mas como estive aí de férias, achei que vocês viviam no paraíso.:p Acredito que a maioria dos madeirenses quando vêm ao continente passar uns dias, achem o continente muito fixe! Como dizem os brasileiros "A grama do vizinho está sempre mais verde que a minha"...

Agora relativamente aos automóveis...

Motores a gasolina de injecção directa funcionam a 98 octanas e todos os outros de injecção multiponto têm mais rendimento com 98 octanas embora a electrónica permita sempre ajustar o tipo de combustível...

Curiosamente o único carro que tenho a gasolina, um Renault 4 de 1987, tem a ignição, ou como lhes chamam os mecânicos "o ponto do motor", ajustado para 98 octanas e é esse combustível que eu coloco. Já tentei colocar 95, pelas razões óbvias, mas tenho dificuldades de ignição... embora saiba que se for ao mecânico ajustar o "ponto" para 95 ele vai funcionar direitinho!:) Ainda não justificou!:p

Por último, é muito mau fazer generalizações sobre comprar a gasolina ou gasóleo ser carro de rico ou pobre... haveria tantos exemplos para demonstrar ambas as generalizações....:rolleyes:

Rico, rico é que tem carro!!!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Economicamente e em Oportunidades a vida de Ilhéu é muito mais restritiva.

Quanto a achega dos carros é precisamente isso, ora queixei-me do aumento da gasolina que é igual a de 95 e 98.

O 1% de diferença do iva de 22% para os vossos 23% é que não da para o transporte, o que antes dava e estávamos equiparados. Sem falar numa má decisão do GR em aplicar um aumento de ISP de 15% na Gasolina, aplicava-se 5% em tudo.

Eu até tinha passado de carro a gasóleo pra gasolina a 3 anos atrás porque os 4mil euros de diferença justificava-se! E carros equiparados ainda hoje em dia tem sempre a diferença a rondar os 2 aos 3 mil euros, (logo é preciso mais €€€ para os comprar).

Isso nota-se que quem tem poucos recursos ainda vai mesmo praos 1.1cc a gasolina que podem levar 95oct, mas mesmo assim o preço aumentou.

Quanto a historia da octagem é precisamente isso, é um erro utilizar 98 em carros com mínimo 91oct, pois esses vêm afinados para 95. Agora chamar de ricos aqueles que tem mínimo de 95oct quando esses motores vêm para 98oct (é asneira os carros passam a gastar mais e provoca mais desgaste, mas pensar que é ser rico em desembolsar € na Bomba de Gasolina é evitar-los na oficina).

E o desconhecimento que a gasolina premium nesta Europa ser efectivamente a de 100oct, onde vêm preparadas as motas de pista (comercializadas) são facilmente identificáveis pela recomendação mínimo 98oct e os desportivos a gasolina (que são estes sim os que chamemos de carro de rico) também de mínimo 98oct.

Claro se alguém se lembra de acabar a 98oct, é bem possível mas vai acontecer haver sempre a latinha de aditivo, como quando acabou-se a com chumbo nos anos 90 e ainda existem em todas as bombas o respetivo aditivo...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
:rolleyes:

GEE-Gasoleo-FEV2012.jpg


“Em fevereiro de 2012, foram consumidas 87,9 mil toneladas de gasolina, o que compara com 98,0 mil toneladas no mesmo mês do ano precedente (variação média nos últimos 12 meses de -9,7%). Relativamente ao Gasóleo, foram consumidas 372,3 mil toneladas em fevereiro de 2012, valor que compara com 399,7 mil toneladas em fevereiro de 2011 (variação média nos últimos 12 meses de -6,9%).”

http://economiafinancas.com/2012/05/consumo-de-combustiveis-em-queda-acelerada-grafico/
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

O gráfico é um pouco enganador, é preciso olhar bem para a escala e ter em conta que a variação percentual não é assim tão elevada se tivermos em conta os diversos factores.

Não se trata apenas de uma menor utilização ou distância percorrida, estou convencido que esses valores também resultam da renovação das frotas, quer a nível dos transportes públicos (com enormes incidências, possivelmente), quer a nível dos transportes particulares, com as sucessivas campanhas de abate ou retoma na compra de veículos novos, que toda a gente sabe que têm uma cada vez melhor relação consumo/potência.

Portanto, em resumo, estou bastante convencido que essas quebras também se devem, e muito, à utilização de carros mais económicos, às novas alternativas híbridas, que, apesar de pouco expressivas, também terão a sua influência, entre outras e não apenas, de longe, necessariamente uma redução na utilização ou distâncias percorridas, embora não negue que isso possa estar a acontecer.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A ver se os combustíveis vão descer, mas neste país não me parece que desçam muito talvez 1 cêntimo isto senão vierem a subir.

Brent em Londres a abaixo dos 100 dólares e em Portugal os combustíveis estão a preços como estivessem a 140 dólares. Só mesmo aqui, neste país em que para subirem é logo no dia a seguir mas para descerem está quieto.

O preço justo seria gasolina 95 a 1.50€ e gasóleo a 1.35€ este seria o preço razoável que devíamos estar a pagar, mas não tudo a meter o dinheiro ao bolso.

A GALP está a perder mais de 5% na bolsa devia cair era 40% a ver se baixam os preços de vez.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A ver se os combustíveis vão descer, mas neste país não me parece que desçam muito talvez 1 cêntimo isto senão vierem a subir.

Brent em Londres a abaixo dos 100 dólares e em Portugal os combustíveis estão a preços como estivessem a 140 dólares. Só mesmo aqui, neste país em que para subirem é logo no dia a seguir mas para descerem está quieto.

O preço justo seria gasolina 95 a 1.50€ e gasóleo a 1.35€ este seria o preço razoável que devíamos estar a pagar, mas não tudo a meter o dinheiro ao bolso.

A GALP está a perder mais de 5% na bolsa devia cair era 40% a ver se baixam os preços de vez.


Pois, pagamos impostos como nos países ricos e ganhamos como nos países sub-desenvolvidos.

http://www.energy.eu/#prices

Repare-se na tabela que consta nesse website que os países em crise económica tem os combustíveis a preços balurdiosos; preços comparáveis aos praticados nos países relaxados, economicamente falando :lol:

Somos muito dependentes do petróleo, e isso é mau, mas também acredito que estes preços causem uma força de arrasto no desenvolvimento do nosso país.
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Tema muito interessante.
Pedia só um esclarecimento, se calhar lógico, eu é que não estou a entender.
Quando se fala no barril de petróleo temos apenas um preço. Ou seja, quando compramos o barril o preço é o mesmo não se diferenciando gasóleo ou gasolina. Então porque é que, algumas vezes quando há variação no preço do barril as gasolineiras apenas mexem num dos combustíveis. Ainda à pouco tempo a gasolina desceu uma série de vezes e o gasóleo ficou igual. Claro que o processo de refinação não deve ser igual, mas mesmo assim, quando há variação de preços afeta sempre o custo final.
Não entendo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Tema muito interessante.
Pedia só um esclarecimento, se calhar lógico, eu é que não estou a entender.
Quando se fala no barril de petróleo temos apenas um preço. Ou seja, quando compramos o barril o preço é o mesmo não se diferenciando gasóleo ou gasolina. Então porque é que, algumas vezes quando há variação no preço do barril as gasolineiras apenas mexem num dos combustíveis. Ainda à pouco tempo a gasolina desceu uma série de vezes e o gasóleo ficou igual. Claro que o processo de refinação não deve ser igual, mas mesmo assim, quando há variação de preços afeta sempre o custo final.
Não entendo.

Tem a ver com os preços médios da gasolina e do gasoleo na semana anterior. Mesmo que o barril de petroleo baixe não quer dizer que o preço tanto da gasolina ou do gasóleo desçam aliás em Portugal nada fazem para descerem muito, temos preços elevados, o barril de brent está ao nível mais baixo desde Janeiro de 2011 e temos gasolina a 1.629€ completamente anedótico. ou seja, os preços em Portugal para subirem é logo 3 cêntimos para descerem é meio cêntimo. A salvação é que abriu uma bomba do Jumbo em Faro e finalmente temos a gasolina e o gasóleo ao preço que devia estar nas outras gasolineiras.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Tem a ver com os preços médios da gasolina e do gasoleo na semana anterior. Mesmo que o barril de petroleo baixe não quer dizer que o preço tanto da gasolina ou do gasóleo desçam aliás em Portugal nada fazem para descerem muito, temos preços elevados, o barril de brent está ao nível mais baixo desde Janeiro de 2011 e temos gasolina a 1.629€ completamente anedótico. ou seja, os preços em Portugal para subirem é logo 3 cêntimos para descerem é meio cêntimo. A salvação é que abriu uma bomba do Jumbo em Faro e finalmente temos a gasolina e o gasóleo ao preço que devia estar nas outras gasolineiras.

Hoje em dia já podemos ter descontos relevantes nos combustíveis. Basta procurar os locais certos, com cartões de desconto, promoções das gasolineiras, podemos tirar combustivel de 'marca' por preços por vezes mais baixos que em bombas de marca branca.

Abasteço na Repsol e o gasóleo a mim custa-me 1,309€ e a gasolina 1,509€.

São menos 12 centimos que o preço de referência. Mais baixo que o próprio intermarché.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Hoje em dia já podemos ter descontos relevantes nos combustíveis. Basta procurar os locais certos, com cartões de desconto, promoções das gasolineiras, podemos tirar combustivel de 'marca' por preços por vezes mais baixos que em bombas de marca branca.

Abasteço na Repsol e o gasóleo a mim custa-me 1,309€ e a gasolina 1,509€.

São menos 12 centimos que o preço de referência. Mais baixo que o próprio intermarché.

Mas então tens uma sorte imensa, que esses preços estão próximos dos mínimos nacionais:p.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Como é isso?? Desconto familiar + mais cartão de sócio do Benfica?? :p

Funciona da mesma maneira que em Estremoz, as bombas oferecem 6 centimos, vamos lá com o cartão do benfica e temos mais 6, são 12. :D

É uma poupança enorme. Os cartões que mais desconto dão na Repsol são: Benfica, Porto, Montepio e SC Braga.