Sugestões para o MeteoPT

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Já tinha pensado nisso, em abrir um tópico onde se estudassem situações e modelos antigos, mas não sei se os moderadores / administradores deste fórum vão achar boa ideia... :unsure:

Esse tópico teria a vantagem de sabermos a sequência certa dos acontecimentos, e a partir daí tirarmos conclusões, que podiam ser bem úteis para as análises ex-ante, ou seja, a partir de determinados pressupostos, tentar prever o que vai acontecer.;)

Como parece ser evidente, as variáveis em jogo fazem com que situações à partida análogas conduzam a desenvolvimentos diferentes, mas deixemos que os administradores deste fórum decidam...:)
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Esse tópico teria a vantagem de sabermos a sequência certa dos acontecimentos, e a partir daí tirarmos conclusões, que podiam ser bem úteis para as análises ex-ante, ou seja, a partir de determinados pressupostos, tentar prever o que vai acontecer.;)

Como parece ser evidente, as variáveis em jogo fazem com que situações à partida análogas conduzam a desenvolvimentos diferentes, mas deixemos que os administradores deste fórum decidam...:)

Sim, até podíamos estudar o comportamento do AA desde que existem modelos, seria bastante interessante. Agora é esperar pela resposta de uma entidade competente (isto é, de alguém que tenha esse poder de decisão) que possa dá-la. :)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Boa ideia a do tópico de análise de situações anteriormente ocorridas.
Outra ideia é, à semelhança dos nossos congéneres espanhóis da Meteored, fazer uma galeria de saídas incríveis dos diversos modelos, como a do segundo painel da mais recente run do GFS.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Boa ideia a do tópico de análise de situações anteriormente ocorridas.
Outra ideia é, à semelhança dos nossos congéneres espanhóis da Meteored, fazer uma galeria de saídas incríveis dos diversos modelos, como a do segundo painel da mais recente run do GFS.

Deves-te estar a referir a esta situação. E porque não, se neste forum se discute futebol, também se pode apreciar as previsões mais brutais dos modelos:lol:

gfs-0-384_byq5.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Espero que estas nossas sugestões sejam aceites, pois tenho a certeza que bastantes utilizadores deste fórum iam gostar de ter um tópico desse género. :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Todos os estudos referentes a acontecimentos passados, ajudam-nos a perceber melhor a dinâmica do tempo de hoje.
Por isso, penso que nesse sentido, todas as iniciativas serão bem-vindas.

Porém, e pelo que percebi da vossa ideia, para uma análise desse género, é preciso um pouco mais do que uma ou duas cartas da altura. Seria preciso ver a Temperatura aos 850hPa, o Jet, ....

Mas sim, poder-se-à pensar nisso.

Fica a animação dessa depressão de 1994:




Ah! Existe uma secção do meteoPT, destinada a "Eventos meteorológicos relevantes ocorridos em Portugal, Casos de Estudo e Efemérides", na qual existem casos de estudo interessantes. ;)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Todos os estudos referentes a acontecimentos passados, ajudam-nos a perceber melhor a dinâmica do tempo de hoje.
Por isso, penso que nesse sentido, todas as iniciativas serão bem-vindas.

Porém, e pelo que percebi da vossa ideia, para uma análise desse género, é preciso um pouco mais do que uma ou duas cartas da altura. Seria preciso ver a Temperatura aos 850hPa, o Jet, ....

Para quem, como eu, apenas possui conhecimentos rudimentares sobre esta matéria, mas quer aprender (sem excessos de informação), nada melhor que a vossa orientação, naquilo que considerem fundamental nesta temática: análise de modelos:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Até seria interessante juntar nos tópicos referentes a efemérides históricas, ao jeito de introdução, as cartas referentes a essas datas. No Meteociel, que é o site da especialidade que melhor conheço, estão lá variadas cartas (geopotencial, temperatura a 850 hpa, jet stream) com espaçamentos de 12 horas, desde 1950.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Até seria interessante juntar nos tópicos referentes a efemérides históricas, ao jeito de introdução, as cartas referentes a essas datas. No Meteociel, que é o site da especialidade que melhor conheço, estão lá variadas cartas (geopotencial, temperatura a 850 hpa, jet stream) com espaçamentos de 12 horas, desde 1950.

Mas para ajudar também existem outros sites com modelos desde 1880 e imagens de satélite desde 1974 (não de todos os dias de cada ano - mas temos que dar o desconto, afinal as imagens de satélite naquela altura eram escassas). ;)

Espero que os moderadores e administradores deste fórum aceitem esta sugestão, pois tenho a certeza de que muita gente iria gostar e achar fundamental. E já tenho bastantes ideias para este novo tópico.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Espero que os moderadores e administradores deste fórum aceitem esta sugestão, pois tenho a certeza de que muita gente iria gostar e achar fundamental. E já tenho bastantes ideias para este novo tópico.

Se calhar era melhor avançares o mais depressa possível, antes que este assunto caia no esquecimento.:p Os nossos amigos moderadores e administradores que me perdoem, mas não tiveram ainda tempo para se pronunciar:huh:?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
É do conhecimento geral que, no dia de hoje, 30 de Março de 2009, encontram-se registados no nosso Fórum 1.909 membros. Sou um membro recente, de inícios do mês de Fevereiro deste ano. Como muitos de nós, acompanhei na situação de visitante, com interesse mas de forma descomprometida, durante vários meses, o desenrolar de várias peripécias meteorológicas.:)

Quando finalmente achei que tinha condições para me registar e assumir esse compromisso e responsabilidade, fi-lo.:thumbsup:

Constato contudo que, sem pretender fazer estatística, uma grande percentagem de membros nem sequer um post colocou no Fórum:(

Pergunto: não será enganar-nos a nós próprios querer assumir a nossa importância e força pelo número de membros registados, quando a realidade parece ser o que atrás referi, ou seja, uma maioria silenciosa de membros?

Não será preferível efectuar uma actualização, que permita manter como membros apenas as pessoas efectivamente interessadas em participar, se bem que até de forma limitada, mas com alguma mais-valia?

Compreendo que um Fórum necessita de dimensão, de uma massa crítica que lhe permita, porque não, intervir na sociedade, afastando a nossa juventude de outros perigosos interesses e sabemos bem quão jovem é a maior parte dos que nos acompanham...:)

Concluindo: do meu ponto de vista, a importância deste Fórum já justifica alguma exigência acrescida em quem admite no seu seio, e atenção, não estou a defender elitismos, mas apenas uma intervenção mínima daqueles que aqui pretendem estar. Não basta receber, também é preciso dar...;)
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Olá a todos
Usando o argumento do Veterano, aqui está uma questão que desde o início me intrigou no que toca ao número de membros inscritos neste fórum em que apenas uma reduzida percentagem lhe dá vida!
Ainda não há muito tempo, que num tópico de apresentação de novos membros, ao dar as boas-vindas a um membro do sexo feminino, além de lamentar o facto do género ainda se encontrar em minoria, salientei o quão importante seria se pelo menos boa parte dos que na qualidade de visitante ou já membros, contudo sem participação activa, saíssem do anonimato e ou inactividade, demonstrassem o seu potencial com vista ao fortalecimento desta comunidade. Acredito que cada um terá as suas razões às quais não me cabe julgar, porém, como defensor da diversidade de opiniões, penso que é importante perceber que a riqueza de uma ideia reside na sua expansão e não apenas na sua acessibilidade, daí que também concordo com a ideia lançada pelo Veterano no sentido de que seja efectuada uma actualização por via de uma selecção envolvendo critérios mínimos quanto ao número de participações de cada membro inscrito.