Supercélulas do Oeste - 13 Novembro 2011

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Tornado em Leiria? Associado aos eventos de 13 de Novembro

Não liguem aos comentários sff lol :lol:

1ª Celula (tenho mais videos tenho é de remover o audio lol)
13-11-2011 - YouTube

2ª Celula
Pena que o video não mostre o que eu vi.
no video mais longo a direcção das nuvem é da direita para a esquerda(sul->norte), no entanto é possível observar que as nuvens mais baixas rodam no sentido contrário.
MVI 7913 - YouTube
MVI 7915 - YouTube

Terá a haver com o meu ultimo video?

in Jornal de Leiria 17-11-2011 ( Enviado por um Leitor )
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Interessante, se calhar então acabámos mesmo por ter algum Tornado fraco numa das supercélulas desse dia. Obrigado pelo registo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Foi um evento fabuloso...na altura nem nos aprecebemos da importancia, talvez um pouco chocados.

Mas reparem...6 ou 7 supercelulas, uma linha que mais parece aquelas linhas convectivas que aparecem no tornado alley...deve ter sido o evento de tempo severo mais interessante e explicito em Pt em decadas!

Imaginem que a depressão se tinha aproximado mais, e as celulas tinham varrido o interior do Alentejo, região de planicies com algumas serranias optimas para servir de gatilho ( tal como algumas regiões do centro dos EUA)...imaginem que fosse mais para o inicio ou meados de Outubro, ou até em Maio, quando há mais energia...
:shocking:
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Foram 72,5 mm aqui na zona de Colares/Nafarros (Sintra). O dia mais chuvoso desde que tenho a estação. Um dia que não esquecerei, dada a intensidade da trovoada e da pluviosidade. Eram células atrás de células. O mais engraçado foi, como relatado na altura na página do seguimento, que a alguns kms para o interior pouco se passava.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Foi um dos poucos anos em que o Verão de S.Martinho ocorreu fora de época (Durante o mês de Outubro), chegando a chuva apenas em Novembro, quando costuma ser ao contrário....depois o Inverno segui a mesma tendencia de Outubro, sol, mais sol e nada de chuva...um Outono/Inverno pra esquecer com excepção deste dia que me surpreendeu bastante:thumbsup:. Faz hoje 1 ano!





Boas;)
 
Editado por um moderador: