Técnicas de filmagem: Como obter a melhor cena

Tópico em 'Técnica e Equipamentos' iniciado por ajrebelo 10 Jan 2008 às 19:01.

  1. ajrebelo

    ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Fev 2006
    Mensagens:
    1,187
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
    boas

    acho que este tópico é útil no sentido que vai dar a todos uma pequena aula de como filmar um evento meteorológico, ou outro momento qualquer.

    eu só encontrei este pequeno texto em brasileiro :confused:

    Tomada estática

    Comece com uma tomada estática básica. Em uma tomada estática, a câmera não se move, ainda que os objetos dentro da tomada se movam. Uma tomada estática característica utiliza uma ampla diversidade de ângulos e exibe seu objeto primário ou objetos, com outros objetos ao fundo e em primeiro plano. A tomada estática é fundamental para se fazer um bom filme. Lembre-se, a câmera é o olho do espectador e, tudo o que acontece na imagem deve contar uma história. Você quer que a tomada atraia o espectador para dentro de uma cena sem que ela tire a atenção do espectador sobre a história que você está contando. Portanto, você deve começar com uma tomada estática e adicionar movimentos da câmera somente se precisar fazê-lo.

    Panorâmica

    Quando você faz uma panorâmica, você pivota a câmera em um plano horizontal no tripé ou ao segurá-la. Tente fazer panoramas com sua câmera de vídeo da esquerda para a direita e de volta. As panorâmicas aparecem melhor e fazem mais sentido para o espectador quando eles estão acostumados a seguir o movimento, tal como uma pessoa correndo através da imagem. Quando você faz uma panorâmica por objetos estáticos, eles podem parecer muito confusos a menos que a panorâmica seja muito lenta.

    Inclinação

    Uma inclinação é como uma panorâmica, mas a câmera se move na vertical, e não na horizontal. Tente inclinar para baixo, do céu até o gramado. Novamente, as mesmas regras se aplicam para a inclinação e para uma panorâmica – uma inclinação lenta normalmente é mais eficaz.

    Zoom

    Um zoom ocorre quando você se afasta ou se aproxima, ampliando ou reduzindo um objeto durante a tomada usando as capacidades de zoom da câmera. Como a distância diminui de maneira pouco natural quando você amplia, o zoom nem sempre é o modo mais natural para ampliar ou reduzir um objeto. Se puder, é melhor mover fisicamente a câmera do que usar o recurso de zoom.

    este texto está nesta página

    http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/moviemaker/expert/basiccamerawork.mspx

    vou só aqui salientar um pequenos reparos que acho importantes, o zoom deve se apenas utilizar o óptico, pois quando passa a digital a imagem fica com grão e qualquer panorâmica deve ser feita com bastante lentidão e sem saltos.

    não esquecer de limpar a lente ter em atenção sempre ao foco.

    boas filmagens

    abraços
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página