Tempo de Outono (Alentejo)



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Nas ultimas semanas tem chovido bem no Sul do País e ainda bem que assim tem sido, saudações do extremo Nordeste do Rectângulo. ;)
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Peço desculpa se, por ignorância, dou por positivo aquilo que não o é.

Penso que, tendo em conta o cenário que observei no Maranhão há duas semanas (albufeira praticamente vazia, a ponto de já se ver erva verdejar no "fundo"), não é mau que tenhamos um Outono bastande excedentário.

É verdade que chover "sem interrupção" significa dificuldades na condução da campanha agrícola, por impedir o manejo da terra na altura indicada do calendário agrícola, o que é particularmente verdadeiro na região dos barros e nas culturas de sequeiro, mas não só.

Seria óptimo que tivessemos o "clima ideal", ou seja, que fizesse sempre o "tempo ideal", dentro do possível na nossa posição geográfica - pelo menos, com alguma chuva no início do Outono, para refrescar o solo depois do Verão, um bom Verão de S. Martinho para amanhar a terra, um Inverno húmido e uma Primavera com Sol e chuva - mas esta não até muito tarde, para não prejudicar a colheita...

Mas como não existe esse "clima ideal", prefiro que a realidade nos traga muita aguinha e nos encha as barragens, açudes e charcas para, pelo menos, termos com que compensar se formos novamente brindados com uma seca como a deste ano. Mais seguro do que rezar para que chova!