Tempo de Outono (Alentejo)

Tópico em 'Portugal' iniciado por Gerofil 17 Nov 2012 às 22:46.

  1. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    O indício de um dia de precipitação moderada para hoje foi prognosticado pelo Instituto de Meteorologia que ontem, ao final do dia, colocou os distritos do sul do continente em alerta amarelo e laranja por acumulação de precipitação.
     
  2. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,031
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    A ribeira de Tera devia ir bem cheia. :)
     
  3. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,687
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Nas ultimas semanas tem chovido bem no Sul do País e ainda bem que assim tem sido, saudações do extremo Nordeste do Rectângulo. ;)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. adiabático

    adiabático
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    19 Nov 2007
    Mensagens:
    304
    Local:
    Lumiar
    Peço desculpa se, por ignorância, dou por positivo aquilo que não o é.

    Penso que, tendo em conta o cenário que observei no Maranhão há duas semanas (albufeira praticamente vazia, a ponto de já se ver erva verdejar no "fundo"), não é mau que tenhamos um Outono bastande excedentário.

    É verdade que chover "sem interrupção" significa dificuldades na condução da campanha agrícola, por impedir o manejo da terra na altura indicada do calendário agrícola, o que é particularmente verdadeiro na região dos barros e nas culturas de sequeiro, mas não só.

    Seria óptimo que tivessemos o "clima ideal", ou seja, que fizesse sempre o "tempo ideal", dentro do possível na nossa posição geográfica - pelo menos, com alguma chuva no início do Outono, para refrescar o solo depois do Verão, um bom Verão de S. Martinho para amanhar a terra, um Inverno húmido e uma Primavera com Sol e chuva - mas esta não até muito tarde, para não prejudicar a colheita...

    Mas como não existe esse "clima ideal", prefiro que a realidade nos traga muita aguinha e nos encha as barragens, açudes e charcas para, pelo menos, termos com que compensar se formos novamente brindados com uma seca como a deste ano. Mais seguro do que rezar para que chova!
     

Partilhar esta Página