Termómetros de rua existem para quê?

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
por acaso estava a ver TV, quando vi na TVI a noticiaram que a amareleja tinha atinjido os 50ºC fiquei :surprise:, esperei para ver a reportagem quando saí aquela coisa, o meu pensamento foi: " não consultaram o meteopt.com se não tinham visto este tópico e não diziam asneiras destas" enfim.... é a TVI
 


zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Bom dia

Óbviamente que concordo com todas as criticas feitas aos termómetros de rua
bem como as noticias sensacionalistas que os meios de comunicação tanto gostam.
Quanto à noticia de ontem na TVI, há um aspecto que de certa forma reduz o erro, quando dizem que "a temperatura ao sol, era de 50º".
E se calhar até era.........
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
O IM devia comunicar com a TVI e obrigá-la a desmentir esta noticia.

Também acho que devia fazer isso, isto não pode continuar a acontecer. Este jornalismo de bosta (que é para não dizer uma coisa pior:rolleyes:) engana as pessoas e acaba por descredibilizar o proprio IM, pois se as pessoas forem à pagina do IM as previsões indicavam 40ºC se esse tal termometro indica 50ºC as pessoas ainda vão pensar que o IM não percebe nada pois errou a temperatura máxima em 10ºC:disgust::disgust:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Bom dia

Óbviamente que concordo com todas as criticas feitas aos termómetros de rua
bem como as noticias sensacionalistas que os meios de comunicação tanto gostam.
Quanto à noticia de ontem na TVI, há um aspecto que de certa forma reduz o erro, quando dizem que "a temperatura ao sol, era de 50º".
E se calhar até era.........


Eu acho ainda agrava mais o erro pois toda a gente sabe que as temperaturas ao sol não servem para nada, pois não representam a realidade...
Se não eu digo dentro de minha ontem casa estiverm 200ºC:eek: mas o sensor estava dentro do forno, quando estava a fazer o jantar:disgust::disgust:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Quanto à noticia de ontem na TVI, há um aspecto que de certa forma reduz o erro, quando dizem que "a temperatura ao sol, era de 50º".
E se calhar até era.........

Sim, na prática não há erro.
Antigamente o IM disponibilizava, de forma horária, a temperatura a 10cm do solo. E em dias de sol era comum essa temperatura chegar aos 50ºC e mesmo ultrapassar os 60ºC.

Imaginem o que era agora um jornalista apanhar um mapa desses?

Mas no que se refere à noticia, o problema é que mais uma vez a população não percebe que a temperatura ao sol, não é a temperatura que interessa em meteorologia. Existe todo um leque de condições standard, a que ninguém liga.
Depois dá nisto...
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
estava agora a fazer zaping e vi que na sic voltam a insistir na ideia dos 50ªC... já chega não? é que depois esta afirmação conduz a outras afirmações falsas tal como dizerem que ontem a Amareleja foi a terra de Portugal mais quente.

irrita-me tanto este tipo de jornalismo...:mad::mad::angry::angry::angry::angry::angry:

é por estas e por outras que eu só assisto ao Telejornal na RTP1

quanto a este assunto, acho que o I.M. devia tomar medidas
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
LOL!!
50º ao sol é até irrisório...ainda que a T2m seja de 42º, um sensor chapado ao sol ( cuja incidencia atinge nesta altura o pico, com 900-1200W/m2), deveria chegar a 70º...:lmao:

Outra coisa...a temperatura "ao sol" é um parametero meteorologico que se define por uma equação que relaciona a verdadeira temperatura do ar, medida em local arejado, á sombra e a 1.5mts do solo, com a radiação solar incidente...outro parametro tambem relaciona esses dois factores com a hr.
Basicamente um sensor chapado ao sol é totalmente inutil para averiguar o que quer que seja;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há 5 minutos atrás, fui tomar um café, e era esta a conversa que ouvia ao balcão:

- Que calor que está
- Pois, ouvi dizer ontem que estiveram 50ºC no Alentejo, nunca tal coisa se viu
- É o fim do mundo
- Pois, já nada é como dantes.



Ontem no chat do fórum propus uma nova unidade, os ºT, Graus Tabloidesius, em vez de Celsius.
Ou seja, podemos sempre dizer que estiveram 50ºT (Tabloidesius) na Amareleja.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mas no que se refere à noticia, o problema é que mais uma vez a população não percebe que a temperatura ao sol, não é a temperatura que interessa em meteorologia. Existe todo um leque de condições standard, a que ninguém liga.

Precisamente. E até aqui no fórum luto por isso.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Há 5 minutos atrás, fui tomar um café, e era esta a conversa que ouvia ao balcão:

- Que calor que está
- Pois, ouvi dizer ontem que estiveram 50ºC no Alentejo, nunca tal coisa se viu
- É o fim do mundo
- Pois, já nada é como dantes.



Ontem no chat do fórum propus uma nova unidade, os ºT, Graus Tabloidesius, em vez de Celsius.
Ou seja, podemos sempre dizer que estiveram 50ºT (Tabloidesius) na Amareleja.

E às tantas é daqueles termómetros que vão dos -10.0ºC a +50.0ºC, não dava mais, senão diziam que estavam 60ºC.

Penso que mesmo que embora a TVI e jornais não queiram agora desmentir, cabia à RTP esclarecer a situação com o IM, por um lado para ganhar pontos de credibilidade, por outro para instruir os media e cidadãos em geral das condições standard de medição e daquilo que são registos oficiais!!

Mas nem a RTP se mexe nem o IM contesta! ninguém se importa com estas notícias ridículas, só nós aqui no forum batalhamos pela verdade.
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
O pior é que o desconhecimento é tal, que se formos para a rua batalhar pela verdade, o mais provável é sermos ridicularizados e não há nada pior do que o senso comum quando se junta, e no auge da sua ignorância, argumenta para desacreditar o "entendido". Quem já passou por isto, qualquer que seja a matéria abordada, sabe do que falo.

Por isso acho que era imperial o I.M. fazer um esclarecimento público porque sozinhos não vamos lá..
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Pois...
Essa ontem de uma imagem da "cruz" da Farmácia na Amareleja foi a melhor não há duvida!!! Os termómetros não passaram dos 43 lá... Mas será que as pessoas não têm o mínimo senso para verem que aquele bocado de ferro com uma sonda de temperatura lá dentro aumenta a temperatura de uma forma absurda?? Nenhum aparelho desses ao sol é credível!!
Nenhum!!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
O pior é que o desconhecimento é tal, que se formos para a rua batalhar pela verdade, o mais provável é sermos ridicularizados e não há nada pior do que o senso comum quando se junta, e no auge da sua ignorância, argumenta para desacreditar o "entendido". Quem já passou por isto, qualquer que seja a matéria abordada, sabe do que falo.

Por isso acho que era imperial o I.M. fazer um esclarecimento público porque sozinhos não vamos lá..

Ora nem mais!!! :angry:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O pior é que o desconhecimento é tal, que se formos para a rua batalhar pela verdade, o mais provável é sermos ridicularizados e não há nada pior do que o senso comum quando se junta, e no auge da sua ignorância, argumenta para desacreditar o "entendido". Quem já passou por isto, qualquer que seja a matéria abordada, sabe do que falo.

Por isso acho que era imperial o I.M. fazer um esclarecimento público porque sozinhos não vamos lá..

É uma batalha árdua, mas que enfrento sem medos no dia a dia, sempre que ouço tais barbaridades. Normalmente, em vez de entrar em pormenores técnicos, chego à razão das pessoas de outra forma, até gracejando: ;)

"Ai estavam 50ºC na Amareleja?! Humm.. Num termometro de farmácia ao sol todo o dia, assim também eu! :lol: Se medissem a temperatura da chapa dos nossos carros lá fora estacionados, decerto daria até para estrelar um ovo!!" (>67ºC)