Termómetros de rua existem para quê?

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
É uma batalha árdua, mas que enfrento sem medos no dia a dia, sempre que ouço tais barbaridades. Normalmente, em vez de entrar em pormenores técnicos, chego à razão das pessoas de outra forma, até gracejando: ;)

"Ai estavam 50ºC na Amareleja?! Humm.. Num termometro de farmácia ao sol todo o dia, assim também eu! :lol: Se medissem a temperatura da chapa dos nossos carros lá fora estacionados, decerto daria até para estrelar um ovo!!" (>67ºC)

eu também raramente consigo ficar calado e normalmente resulta porque as pessoas que me conhecem sabem que eu sou bastante interessado pela meteorologia e até me costumam perguntar a previsão do tempo, e como normalmente acerto, vou-me tornando credível para eles.

agora com pessoas que não me conhecem tão bem torna-se difícil, ainda para mais quando temos que lutar contra a comunicação social...
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Bem.. Nós aqui a escrever coisas a SIC mesmo à pouquinho a dar uma reportagem de rua sobre Amareleja e os seus 50C, que se repetem diz o pivôt, quase todos os anos. Um popular da vila, refere que até já esteve mais quente e que basta olhar os passarinhos abrindo o bico, olhem, olhem.. :D

O pivôt do telejornal da SIC refere ainda que este é o ano mais quente dos últimos 130 anos, devido ao calor do verão e aos invernos cada vez mais rigorosos, o que reforça o aquecimento global!!

Apetece desistir, não há pachorra para estes jornalistas! O que importa mesmo é sermos felizes, burros mas felizes.. :)

Ps: Até pode vir a ser o ano com temperatura média global mais quente de sempre (desde que há registos), mas ao menos deixem acabar o ano que ainda faltam 6meses! Enfim, também duvido que houvesse registos suficientes em 1880 pelo mundo inteiro para se poder aferir uma temperatura média global! Devem ser mágicos ou adivinhos..
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
Bem.. Nós aqui a escrever coisas a SIC mesmo à pouquinho a dar uma reportagem de rua sobre Amareleja e os seus 50C, que se repetem diz o pivôt, quase todos os anos. Um popular da vila, refere que até já esteve mais quente e que basta olhar os passarinhos abrindo o bico, olhem, olhem.. :D

O pivôt do telejornal da SIC refere ainda que este é o ano mais quente dos últimos 130 anos, devido ao calor do verão e aos invernos cada vez mais rigorosos, o que reforça o aquecimento global!!

Apetece desistir, não há pachorra para estes jornalistas! O que importa mesmo é sermos felizes, burros mas felizes.. :)

enfim...
já poucas palavras restam, até dói:disgust:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Vale a pena ver o vídeo a partir do minuto 3:40. Épico, estalada de luva branca na ignorância geral.

Espectacular, lindo...

«Este Verão está a ser normalíssimo. Isso dos 50 ºC é só propaganda ! Quem é que prova que estiveram 50 ºC na Amareleja ?»

:lmao:
 

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Olá Nimbostratos (Ns):

Esta nuvem está inevitavelmente ligada à ocorrência de chuva por ser nimbus e ligada a uma massa uniforme, imponente em extensão por ser estratificada. Tem aspecto temível... No registo das observações do Instituto de Meteorologia de cá, não aparecia, como se por cá não passassem nuvens assim. Dizia-se, por piada, que eram nuvens saneadas (NS). Agora, já são registadas quando aparecem.

Quanto aos termómetros de rua... são um pretexto para veícular publicidade e o valor que apresentam é o da temperatura a que está o sensor interno... Em todos os termómetros tradicionais é isso que acontece, pois o corpo a que se encostam (ou o ar) repartem o calor com eles e eles acabam por mostrar a que temperatura eles estão... Há-os mais modernos, de condutibilidade eléctrica por exemplo, a que isso não se aplica tão bem mas o certo é que os termómetros colocados nos automóveis ao pé do líquido de referigeração indicam a temperatura dele, os que estão dentro do habitáculo, do ar interior, os que estão no exterior, do ar que está no exterior do veículo mas próximo da chapa , da estrada, das rodas, etc.
Há várias coisas a dizer sobre a medição de temperatura do ar e tudo depende da finalidade. Por vezes, é uma questão de conveniência, porque a Câmara municipal está disposta a custear a instalação e a manutenção de uma estação meteorológica mas ela tem de ficar no sítio que mais lhe convem e não no local onde os valores recolhidos iriam ser mais significativos para se conhecer o estado da atmosfera junto ao solo... Já temos visto na TV valores de Tmax de Leiria e Santarém, por exemplo, superiores aos de Évora e Beja (e até de Amareleja) em situações meteorológicas com vento de leste ou nordeste... Não se trata da fiabilidade deles mas de estarem a medir coisas diferentes. As estações meteorológicas estão sempre desabrigadas do calor directo do Sol e do efeito do vento mas os sensores estão protegidos. Um corpo (sensor do termómetro) ao sol é como um tacho ao lume. Vai aquecendo até chegar ao equilíbrio entre a perca de calor e o ganho (dependem dos materiais de que são feitos) e o carril do combóio escalda enquanto a travessa de madeira está mais fria. Estando à sombra, estarão todos à mesma temperatura. Um termómetro fora da acção directa do Sol (dentro de uma abrigo), indicará sempre a temperatura naquelo bocadinho de atmosfera onde está colocado. Não servirá, no entanto, para fazer comparações com a temperatura do ar noutra cidade. Para isso, as estações meteorológicas têm de ser construídas segundo regras bem definidas e estrategicamente colocadas em locais não influenciáveis por obstáculos ou construções ou pela natureza do solo. Fui maçador? Zerrui
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
As estações meteorológicas estão sempre desabrigadas do calor directo do Sol e do efeito do vento mas os sensores estão protegidos.

Concordo com a generalidade, menos com isto. Até porque as estações meteorológicas estão o mais expostas possível às variações térmicas, ao vento e a todos os elementos climáticos. O termo-higrómetro é que se encontra dentro de um abrigo que o protege da radiação directa e difusa. Mas esse abrigo está sempre sob a incidência solar e sujeito às condições meteorológicas. Mal seria se assim não fosse.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu ainda não entendi é a conveniência para as câmaras municipais na instalação e manutenção destes aparelhos ( tendo em conta todas as confusões que já deram, entre as quais esta última dos 50ºc, assim como para não dizer em milhares de outras, naturalmente).
E muitos que tenho visto nem publicidade possuem...
Se alguém me conseguir explicar, agradeço. :D
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Eu ainda não entendi é a conveniência para as câmaras municipais na instalação e manutenção destes aparelhos (...).

As Cãmaras Municipais apenas passam as licenças, pois os termómetros são explorados por empresas que vendem os espaços para publicidade...:mad:

Ou então são privados, como os das farmácias...
 

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Olá Ns!

Vou começar do mais para o menos:

Sempre que é viável, o Homem instala uma estação meteorológica de forma adequada ao que pretende observar/registar (superfície, qualidade do ar, radiossondagem, sei lá...). Algumas ficam no gelo,outras em bóias no mar, outras em navios, outras aqui, outras ali. A manutenção exige proximidade, acessibilidade, meios humanos, etc. Os satélites meteorológicos colmatam as lacunas dos desertos, do alto mar, das florestas impenetráveis, dos pólos inacessíveis, etc. Constrói-se uma malha tridimensional desde a superfície até níveis superiores da atmosfera, ultrapassando a troposfera. Aplicam-se modelos matemáticos com as equações que a Física consagra a esse momento inicial, a esse estado assim definido da atmosfera, considerado como ponto de partida e espera-se algumas horas pelo trabalho do supercomputador. Daí é que vem o mérito da Meteorologia: prever o estado do tempo de forma a que se tenha "tempo" para tomar as providências que nos permitam viver mais seguros, abastados e confortáveis. Ora, as condições iniciais têm de ser fiáveis e os centros operacionais têm o direito de recusar algumas das observações que entram na rede. E são, infelizmente, muitas. É uma lástima! Uma estação é cara. Os recursos dos organismos oficiais são finitos, são cada vez mais exíguos. A manutenção das estações também é dispendiosa. Se uma universidade quer fazer estudos, é fácil que ache bem instalá-las no campus, um bocadinho mais para aqui, um bocadinho mais para ali. Neste magnífico fórum, há muitas estações e, como as intenções são modestas, ficarão onde nos der mais jeito, o que está correcto para nosso prazer, sem termos a veleidade de exigirr os nossos registos integrados à escala mundial. Estamos a descer na escala e vem o interesse e o prazer regional em ver uma menção à santa terrinha na TV e nos jornais. Sendo já uma entidade de certo gabarito, é fácil influenciar, pressionar até na posição dos símbolos que ocultam certas cidades, é possível esgrimir méritos com a cidade vizinha, fica-se perto de decidir a localização,náo pela técnica, mas pela defesa da cidade onde nasceu fulano, onde morreu a prima do autor de determinado romance, onde se faz o melhor queijo, etc, etc. Ainda há pouco tempo desapareceu um apresentador que, no seu roda-pé, me dava razão: Qualquer terra ganha em ver o seu nome na televisão. E não me espanta que ele tenha recebido cartas e até galhardetes de batalhões de bombeiros para deixar uma pequena referência a dada região... Macei? Zerrui
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Só para dar a informação que o meu termómetro de mercúrio marca 53ºC ao sol.

Hei, vamos lá ver se agora os media vão dar a notícia que hoje estiveram 53ºC em Viseu...